A baixíssima umidade do ar, somada à altitude bastante elevada, proporcionam ao Deserto do Atacama as melhores condições do mundo para se observar as estrelas!  Já sabendo que no deserto existem várias empresas que oferecem o famoso “tour astronômico“, separamos uma noite do nosso roteiro para fazer o passeio. A expectativa era trazer para casa aquelas fotos incríveis da via láctea, mas a realidade foi bem diferente do esperado…


Leia também: Deserto do Atacama: Guia completo 2021 [tudo para uma primeira viagem]


Se você é do time que curte fotografar, seja por hobby ou profissionalmente, e pretende aproveitar as condições favoráveis do céu do Deserto do Atacama para fazer aquelas fotos que recebem curtidas aos montes no Instagram, leia este post até o final e entenda porque não aconselho que você faça os tours noturnos regulares oferecidos pelas agências de turismo de San Pedro do Atacama.


Preparação

Segundo um recente artigo publicado no site Science Advances, mais de dois terços das pessoas do mundo não podem ver a via láctea do lugar onde vivem. Entre elas estão mais de 62% da população brasileira.

Infelizmente (e provavelmente como você), me incluo entre os que vivem em uma cidade praticamente vazia de estrelas. A poluição luminosa é tanta que a ideia de se ver o arco da via láctea a olho nu parece algo exclusivo de filmes e documentários da Netflix.

Você já deve ter percebido que amo fotografar, então, quando incluímos o tour noturno no Atacama em nosso roteiro, já fiquei super entusiasmado. Meses antes da viagem, iniciei a preparação para os cliques.

Pra começar, comprei um tripé bom e estável. O meu era daqueles bem baratinhos e não mantinha a câmera firme. Consequentemente, minhas fotos de longa exposição borravam na maioria das vezes.

Outra coisa (bem útil) que comprei foi um disparador. Com ele, não precisaria ficar mexendo na câmera na hora de clicar, garantindo assim a maior nitidez possível.

Além de preparar o meu material, li vários sites, artigos e blogs sobre o assunto, pra ficar fera em todas as técnicas que este tipo de fotografia exige.

Mas o principal dever de casa eu não fiz: estudar os passeios com antecedência e escolher uma agência que oferecesse mais do que um corrido tour astronômico, e sim um passeio fotográfico completo.


Se você nos acompanha, provavelmente percebeu que este post demorou um pouquinho mais pra sair do que os outros (aliás, já publicamos posts sobre todos os passeios que fizemos no Atacama, e você pode conferir cada um aqui).

Eis o motivo da demora: realmente não curti o passeio astronômico, e não queria desmotivar ninguém a fazê-lo.

Mas, como o propósito deste blog é ajudar outros viajantes com as nossas autênticas experiências em viagens (boas ou ruins), acho justo contar como foi nosso tour astronômico no Atacama, e explicar o motivo especial que fez com que eu não gostasse!

Leia também: Onde ficar no Atacama – confira os melhores hotéis e hostels


Sobre o tour astronômico

Nós fizemos o tour astronômico com a Atacama Desert Stargazing, então as informações deste post são relacionadas ao tour tradicional oferecido pela empresa.

Qual a melhor época?

As saídas noturnas para o tour astronômico são realizadas no Atacama durante quase todo o ano. Digo quase, por que vez ou outra chove por lá.

Além disso, este passeio não pode ser feito nos períodos de início da lua cheia, já que a luminosidade do nosso satélite natural acaba interferindo na visibilidade, ofuscando muitas estrelas. Então, nos períodos em que a luminosidade da lua está muito alta, as agências suspendem os tours.

No nosso mochilão, ficamos 6 dias completos no Atacama e, pro nosso azar, chegamos no deserto exatamente em semana de lua cheia. Então, só conseguimos pegar uma visibilidade suficiente boa para fazer o tour no último dia.

Primeira dica: caso este passeio seja imprescindível para você, fique de olho no calendário lunar e tente se programar para pegar a lua nova no deserto!

Leia também: Sugestões de roteiro de 3, 5 e 7 dias no Deserto do Atacama


Quanto custa?

Como comentei no comecinho do post, em San Pedro do Atacama existem várias empresas que oferecem o tour astronômico e os preços oscilam bastante de agência para agência.

Nós pagamos 20.000 pesos por pessoa (+ou- 120,00 reais, em março/2018) com a empresa Atacama Desert Stargazing, que não é a mais barata, mas também está longe de ser uma das mais caras.

Nós fechamos os outros passeios no Atacama com a agência 123Andes, e como eles não faziam o tour astronômico, fomos redirecionados para a Atacama Desert Stargazing.


Já contratou seu Seguro Viagem?

Nossa dica para contratar o seguro é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras.
Para isso, sempre utilizamos os sites da Real Seguros e da Seguros Promo.

Benefícios:
Real Seguros – parcele seu seguro em até 12x no cartão e sem juros!
Seguros Promo – parcele em até 6x no cartão ou ganhe 5% de desconto pagando no boleto. Utilize o cupom NAJANELA5 e ganhe mais 5%


Quanto tempo dura o passeio?

Com a Atacama Desert Stargazing, o passeio dura mais ou menos 2h30, e pode ser feito em horários diferentes.


O que vestir?

Como a temperatura no deserto sempre cai muito à noite, é necessário se agasalhar ao máximo! Fomos todos com luvas, meias quentinhas, calça e blusa segunda-pele, fleece e um casaco por cima.


Como é o passeio?

O tour é feito com um grupo de cerca de 15 pessoas. O pessoal se encontra em um ponto marcado em San Pedro, embarca em uma van e se desloca para um lugar um pouco mais afastado da cidade.

Lá, o grupo se acomoda em cadeiras reclinadas que estão dispostas em um semi-circulo e, no escuro, um guia começa a apresentação.

Esta parte é praticamente uma aula de astronomia!

Com um laser bem forte, ele vai apontando algumas estrelas e planetas e também mostrando onde estão algumas das constelações mais famosas. Órion, Leão, Gêmeos, Câncer todas ali!

A quantidade de estrelas que se vê por lá é simplesmente absurda! E pela visibilidade alta, não é raro de se ver estrelas cadentes cruzando o céu!

O tour é feito em espanhol e inglês ao mesmo tempo: o guia explica um pouco em espanhol, e logo em seguida repete a mesma explicação, só que em inglês.

Depois, os participantes são conduzidos para um outro local, ao lado de onde é feita a primeira parte do tour. Lá é servido um lanche (biscoitos, chocolate quente, salgadinhos, frios, amendoim, chá, vinho e otras cositas más).

A segunda parte do tour é destinada à observação do céu com telescópios. Seis telescópios de diferentes tamanhos, cada um apontado para uma constelação diferente, ficam disponíveis para que a gente vá passando de um em um.

Ao final é feita uma foto do grupo todo e retornamos para San Pedro.

Leia também: Lagunas Escondidas de Baltinache e Valle del Bus


Afinal, por que não gostei do tour astronômico?

Não vou dizer que não curti nada do tour. Na verdade, as explicações do guia foram bem legais. Mas, ainda assim, três fatores fizeram com que o tour não fosse bem o que eu esperava, e aqui estão eles:

1) Atrasos e correria

Não lembro com exatidão, mas, o horário de partida que nos foi passado era por volta das 22h.

Como nada foi falado de local de encontro, e como a saída estava prevista para tarde da noite, concluímos que – assim como vários outros tours – a van passaria no nosso hostel para nos buscar. No horário marcado, ficamos na porta do hostel aguardando.

Passaram alguns minutos do horário e, ao invés de a van nos buscar, recebo uma mensagem da 123Andes informando que estávamos bem atrasados e que o tour sairia de uma pracinha próxima ao centro de San Pedro. Para nossa sorte, a pracinha não era longe.

Na mesma hora, saímos correndo pelas ruas empoeiradas de San Pedro e, depois de cruzarmos umas 5 ou 6 esquinas, encontramos a van da Stargazing com um motorista bem bravo nos esperando. ?

Bom, não sei se o problema foi de comunicação entre as duas agências, mas isso resultou em uns 30 minutos de atraso, causando o maior climão com o guia e com o restante do grupo

Este atraso ainda teve outro impacto negativo. Pelo que pude perceber, a Stargazing oferece mais de um tour astronômico em uma mesma noite, e me pareceu que assim que termina um tour, já chega outra van cheia de turistas para participar do próximo.

Por causa destes horários seguidos e apertados, ficou evidente que os nossos 30 minutos de atraso fizeram com que os guias tivessem que acelerar o tour, e isso, é lógico, prejudicou nosso grupo.

No final, assim que o tour terminou, tivemos que sair rapidinho do local, porque o outro grupo já estava pronto para começar o tour seguinte.

2) Tour em inglês e em espanhol

Como comentei acima, o tour era realizado em espanhol e inglês ao mesmo tempo.

O que acontecia era que o guia falava um trecho da explicação em espanhol e depois repetia tudo em inglês. ☹

Eu, particularmente, achei que perdemos tempo ouvindo a mesma coisa duas vezes e em línguas diferentes (tempo que poderíamos ter gasto fazendo fotografias noturnas ou observando o céu pelos telescópios). Fora que era bem entediante ouvir duas vezes a mesma explicação.

3) O tour astronômico não era um tour fotográfico

Neste ponto, assumimos uma boa parcela da culpa. Como não pesquisei mais sobre o tour astronômico, acabei achando que além da explicação, teríamos um tempo legal para fazer fotos do céu e até arriscar alguns “light paint”. ?

Não tivemos este tempo, e, como este era nosso último dia no Atacama, não tivemos outra oportunidade para fotografar o céu estrelado.

Durante o tour até fizemos uma tentativa. Depois que rolou o lanche e vimos que realmente não teríamos a oportunidade de fotografar as estrelas, fomos rapidinho para onde aconteceu a primeira parte do tour e, na correria, arrisquei algumas fotos. Mas nenhuma saiu do jeito que planejei… as poucas que salvaram estão ilustrando este post. ?

Bom, de certa forma, esse é um bom motivo para retornar

Leia também: Como economizar no Atacama


E a foto que a agência tira ao final do tour? Bom, como saímos de perto do grupo para fotografar o céu, acabou que a agência fez as foto sem a gente mesmo…


Conclusão

Independente de não termos conseguido fotografar, a visão que tivemos do céu estrelado lá no tour foi algo que nunca vimos na vida! A via láctea parecia até desenhada de tão perfeita. E as explicações do guia, apesar dos contratempos, foram interessantes.

Se a sua intenção é somente participar de um tour noturno sem gastar muito, acredito que a Atacama Desert Stargazing oferece um bom tour (só não se atrase!)

Agora, se você quer fotografar, procure um tour mais especializado. Provavelmente este serviço sairá mais caro, mas certamente vale o investimento!


Indicação de agências | Tour Astronômico

Para quem pretende fazer um tour astronômico mais básico, como o que fizemos, só pra admirar o céu estrelado do Atacama, pode efetuar a reserva através da Denomades, que é referência em passeios no Chile e em vários outros destinos da América do Sul.

Outra empresa de confiança é a Destino Chile, uma agência brasileira focada em atender brasileiros e que possui nota máxima nas avaliações do TripAdvisor!

Você pode solicitar um orçamento e tirar todas as suas dúvidas através deste formulário, e de quebra ainda garante um cupom de 10% de desconto!

Para quem quer fazer um tour astronômico mais voltado para a fotografia, indicamos a agência Volcan Panire,. Pelas avaliações do TripAdvisor e redes sociais, dá pra perceber que a empresa oferece um tour fotográfico de 4 horas bem interessante. ?

Caso você faça o passeio com alguma destas empresas, deixe um feedback pra gente depois. E caso você já tenha feito este tipo de tour fotográfico com outras empresas, conte como foi aqui nos comentários!


Não deixe de conferir os outros posts sobre o Atacama:


Reserve sua hospedagem no Atacama pelo Booking!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

14 Comments

  1. Olá, eu pessoalmente nao gosto de passeios com guias, é possivel fazer este passeio seu guia?

  2. Eles tem outros Tours, alem o do que vc fez. Fechei com eles um de 4 horas e com fotos. “Tour Astronómico Especial 2 (SAT 2)”. Grupo com no máximo 8 pessoas

  3. Adorei o post de vcs, mas infelizmente só poderei viajar p o Atacama na pré Lua CHEIA. O dia que a lua estará menos clara, estará com 81% de claridade.
    Gostaria de saber se alguém já fez o passeio nessas condições e se valeu o investimento. Obrigado!

  4. Caro Flávio,
    Achei o seu post em uma pesquisa tentando encontrar os melhores lugares no Brasil para observar estrelas a olho nu. Curiosamente, surgiu o seu artigo tratando de um assunto que eu já havia percebido: a frustração com alguns passeios em San Pedro de Atacama, primeiro lugar que eu tinha procurado fora do Brasil com esse intuito. Na verdade, já tinha até desistido após ver vários vídeos do YouTube. Mas, seu blog reacendeu o meu interesse. Ainda tenho dúvidas se há lugares na Região Sudeste do Brasil onde se possa ver, a olho nu,o céu como em Atacama… Acho difícil, mas li em um comentário aqui que Itatiaia é possível, se comparado com alguns passeios pelas agências de Atacama. Como eu e minha esposa residimos na cidade do Rio de Janeiro, seria algo bem próximo e que não imaginávamos. Então, agradeço por ter me reencorajado a partir para o Atacama, apesar que realizar passeios a partir da Bolívia é mais econômico pelo que li até agora. E agradeço se tiver dicas de cidades no interior do Brasil com passeios para observação do céu noturno, especialmente da Via Láctea. No fim, independentemente de onde seja, estamos buscando (eu e minha esposa) AQUELE lugar para ver AQUELE CÉU DE ESTRELAS com segurança! rsrsrs. Os últimos lugares que tentamos foi Lumiar (RJ) e Santo Antônio do Pinhal (SP). As noites de inverno lá são lindas, mas ainda longe do que sei que podemos observar. Abraço e parabéns pelo blog!

  5. Waldir Marques Lemos Responder

    Estou pedindo ajuda, tem muito astrônomos amadores ou não que vão para o Chile,no Atacama para observação noturno, através dos Telescópios lá disponíveis, mas ir sozinho não tem como,vou ficar perdido, vou ficar traumatizado,num lugar de tanta beleza sem nada aproveitar. Gostaria se por um acaso algum astrônomo se deparar com esta leitura e poder me colocar dentre vocês, ficarei mui agradecido, meu nome è : Waldir Marques Lemos, sou de Santa Rita do Sapucai -MG – amo astronomia, tenho telescópio GSO 10″ com GPS, e quero ir com você… me convida, estou te aguardando.
    e-mail : waldirmarqueslemos@gmail.com
    CEl: (35) 999159415

    Obrigado.
    Conto com você neste convite.

  6. Luana castelo Responder

    Oi Flávio!
    Não sou muito de comentar, mas não tive como deixar de falar aqui. Tô adorando muito os teus posts e com certeza irão me ajudar muito.
    Eu tô indo no inicio de outubro e vou fazer o Salar e o Atacama.
    Qual a camera que tu usa nessas fotos?
    Tem algum lugar pra ver o céu bem limpo sem ser no tour astronomico?
    Mais perto, irei fazer mais perguntas por aqui com certeza hahaha
    Obg!!!!

    • Flávio Borges Responder

      Olá Luana! Tudo joia?

      Que ótimo que curtiu o post e também que deixou um comentário! Fico muito feliz em saber que nosso blog está ajudando!

      Sobre a câmera, usamos uma 5d mark II (lente 24-105), uma t3i (lente 10-20) e uma gopro.

      Agora, sobre o céu, você encontrará um céu lindíssimo no Atacama. Não tem mistério, basta se afastar da cidade de San Pedro que milhares de estrelas aparecerão para você.
      Se quiser fotografar estrelas, acho uma boa contratar um tour específico para isto.

      Abraços

  7. ADJAMIR DE MOURA GALVÃO Responder

    Vou em maio e até reprogramei o passeio para fazer no período de Lua nova. Vou fazer com eles. Quando voltar conto como foi.

    • Flávio Borges Responder

      Legal Adjamir! Já estou curioso para saber como será sua experiência. ?
      De qualquer forma, espero que curta este e todos os outros passeios que fizer por lá! O Atacama foi um dos lugares mais incríveis que já conheci.

      Abraços

  8. Bacana o Blog e muito importante abrir uma pauta para este assunto, tbm fechei o msm passeio e de msm forma pela ag Andes123 (ago18) e eles direcionariam para essa Stargazing. sinceramente me Frustei com o passeio. Embora tenha gostado do serviços da Andes, 1• Pq contratei os serviços uns 5 meses e falei do interesse sobre o passeio, só não paguei antecipado pq eles não aceitaram. 2• reprogramei todo meu cronograma por conta deste passeio, para poder pegar o céu menos iluminado como eram 22 dias em território chileno (Atacama-Santiago-Patagonia-final de inverno) tive que ser bem estratégica.
    Por fim me frustei pq a agência nos colocou em um dia bem próximo da lua nova , sendo que podia ter reservado antes para gente. O Lugar é muito próximo da cidade. Vimos poucas estrelas e a foto que fizeram ficou “zuada”. Em resumo interior de São Paulo se vê mais estrelas que lá.

    • Flávio Borges Responder

      Pois é Joice, eu também criei a maior expectativa sobre o famoso tour astronômico e acabei descobrindo que ele era um tanto “diferente do que eu imaginei”. ☹
      Espero voltar em San Pedro para poder fazer um passeio noturno por conta própria ou escolher alguma agência que faça um passeio mais elaborado.

      Abraço!

    • Joeci, boa tarde ! Qual cidade do interior de são Paulo você indicaria ? Sei que em Itatiaia, RJ é um dos melhores lugares para se observar a constelação !
      Em janeiro de 2019 eu estive no Atacama e acabei não fazendo o tour, mas eu me afastei da cidade pór conta própria e fui surpreendido pelo céu estrelado. Além de ter ido em uma semana de lua nova.

  9. Vim aqui descobrir por que vocês não gostaram do tour astronômico mas preciso comentar antes que o blog de vocês tá MUITO bonito, sério, babei! Caprichadaço, parabéns (além das fotos e da modelo, mas essas já elogiei tanto que acabou o estoque de palavras)! Agora sobre o tour: deu FRIO só de ler a quantidade de roupa necessária e deve ser frustrante DEMAIS não ter tempo de tirar foto de algo tão lindo! Bom saber que tem opções diferentes pra não cair na furada, dica muito útil!

    • Flávio Borges Responder

      Oie! Que legal te ver por aqui

      Mas com tantos elogios assim ficamos até sem graça ☺️ rsrs
      Nós também adoramos o 1viagem 2 visões e inclusive já até adicionamos ele no nosso Blogroll ? https://viajandonajanela.com/blogroll/.

      Um abraço pra vc e nos vemos em Curitiba.

digite seu comentário