Políticas do Viajando na Janela

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

Robert Collier

Sobre o Viajando na Janela

O Viajando na Janela é um blog de viagem onde você vai encontrar relatos autênticos, fotos e vídeos autorais sobre lugares, sugestões de roteiros de viagem além de dicas, curiosidades e informações exclusivas para descomplicar ao máximo a vida de quem, assim como a gente, ama viajar.

Nós, autores do Viajando na Janela, pautamo-nos em princípios e valores éticos que norteiam todo o nosso trabalho. De todos eles, cabem ser destacados a transparência e o compromisso com a verdade.

O Blog é composto de textos originais e derivados da nossa experiência pessoal. Passamos aos nossos leitores informações relacionadas às nossas vivências em determinados destinos, com o intuito de inspirar e acrescentar informações úteis para que eles também possam se programar para viajar.

Todos os assuntos abordados pelo Blog são correlacionados, direta ou indiretamente, com o tema viagem.

Informações Gerais

Apesar de auxiliarmos na programação de muitos viajantes, até mesmo de forma direta respondendo dúvidas em nossas redes sociais e nos comentários do Blog, o Viajando na Janela não é uma agência de viagens. Não fazemos pacotes turísticos, nem reservamos ou vendemos qualquer tipo de produto e/ou serviço para nossos leitores.

Nossa proposta, como já dito, é transmitir informações para que nossos leitores possam tomar as melhores decisões antes e durante as suas viagens.

Além dos princípios e formas de trabalho que estão descritos nesta página, fazemos parte da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e seguimos suas diretrizes e políticas.

Ao utilizar o site, você concorda com os termos de uso aqui descritos.

Política de Monetização

A equipe que se envolve na produção de conteúdo para o Blog se dedica ao máximo por realmente acreditar no valor de seu trabalho e, sobretudo, amar o que faz. Entretanto, assim como grande parte das mídias e veículos de comunicação, o Viajando na Janela também possui formas de monetização que serão tratadas pontualmente abaixo.

Programas de Afiliados

Os Programas de Afiliados são uma das principais formas de rentabilizar o conteúdo do Viajando na Janela. Estes programas são, na verdade, parcerias com empresas que fornecem algum tipo de serviço. Pode ser hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro, venda de passeios, ingressos e outros.

Nesta forma de parceria, são disponibilizados links para nossos leitores, e a cada vez que alguém compra algum tipo de produto ou serviço por meio destes links, o Viajando na Janela recebe uma comissão. É importante destacar que isso não altera o valor final do produto e o leitor sempre paga o mesmo valor que pagaria se estivesse reservando diretamente com a empresa. Às vezes, o leitor chega até a pagar menos, ao utilizar um cupom de desconto negociado com a empresa pelo Blog ou por meio da RBBV.

Todos os nossos parceiros são escolhidos com muito critério e só são admitidas empresas sérias e transparentes, que prestam excelentes serviços, dão apoio ao consumidor, não praticam preços abusivos e que nós mesmos já utilizamos em nossas viagens.

Caso haja alguma alteração nas condições do serviço ou na forma de trabalho de determinada empresa, podemos alterar ou simplesmente cancelar a parceria.

Entre as empresas parceiras do Viajando na Janela estão:

Publieditoriais

Os posts patrocinados ou publieditoriais são posts para a divulgação de uma empresa, de um destino ou de um produto.

O Viajando na Janela admite e trabalha com este tipo de publicação, desde que algumas regrinhas básicas sejam seguidas do início ao fim:

  1. Toda publicação deve ser de interesse dos nossos leitores e trazer benefícios diretos ou indiretos a eles.
  2. O texto pode ser apresentado pela empresa, contudo, o Viajando na Janela reserva-se no direito de alterá-lo, em partes ou no todo, para que seja preservada a forma de escrita do blog e a sua autenticidade. Antes de qualquer publicação, os textos são remetidos para a aprovação da empresa. Não publicamos releases prontos, sem prévia análise e aprovação e muito menos conteúdos padrão ‘Ctrl+C Ctrl+V’ já disponíveis na web.
  3. Toda publicação deve ser transparente e verdadeira.
  4. Toda publicação somente será postada com a indicação expressa e visível de que o conteúdo se trata de um post patrocinado.

Parcerias em Viagem

Para manter o blog sempre com novidades, temos a necessidade constante de viajar. E todo mundo sabe que viagens envolvem uma série de gastos…

Então, para podermos viajar mais e conseguir mais conteúdo, às vezes recorremos à empresas de turismo, órgãos governamentais, hotéis e outros para solicitar algum tipo de apoio e diminuir os custos de nossas viagens (que, muito além de um momento de lazer, são parte do nosso trabalho).

Neste ponto cabe deixar registrado que todo apoio que solicitamos são para empresas e entidades renomadas e de confiança, e sempre que recebemos este tipo de ajuda deixamos explícita a informação nos nossos textos.

Se por uma eventualidade um parceiro não corresponde ou não faz jus ao que divulga como serviço oferecido, nós não temos nenhum compromisso de indicá-lo, seja no blog ou nas nossas redes sociais.

Todos os nossos parceiros são destacados na página “Parcerias”. Para saber mais acesse: Por que ser parceiro?

Adsense e Banners

a) Banners

Os banners que geralmente aparecem na barra lateral, na página inicial ou nos posts são utilizados para divulgação e também fazem parte da nossa política de monetização.

Todos eles apresentam um serviço ou produto de forma explícita, já induzindo o leitor de que se trata de uma propaganda. Assim, não vemos a necessidade de sinalizar cada um deles.

b) Google Adsense

Outra forma de publicidade são os anúncios exibidos pelo Google Adsense. Esta é uma ferramentas que capta anúncios de diversos tipos de empresa para canalizá-los para sites. Para tal divulgação, são utilizados cookies.

Os cookies são registros de informações originados do rastreamento de visitas a sites de seu público. Assim, o Google Adsense apresenta para cada tipo de usuário anúncios que coincidem com o seus hábitos de navegação.

Neste ponto é importante que você saiba que este tipo de publicidade não é controlada pelo Viajando na Janela, e não nos responsabilizamos pelos anúncios que são exibidos.

Se você não tem interesse que o Google lhe forneça anúncios direcionados, poderá pedir a exclusão do seu banco de dados através do endereço http://www.google.com/privacy_ads.html.

As políticas de privacidade do Google Adsense é encontrada neste link: |Política de Privacidade do Google

PressTrips

PressTrips são viagens patrocinadas por alguma empresa, grupo de empresas, associações ou órgãos governamentais. Geralmente a intenção deste tipo de ação é divulgar algum destino específico.

O Viajando na Janela encara as PressTrips como mais uma forma de agregar e aumentar seu conteúdo para os leitores e espalhar informações relevantes.

Contudo, ressaltamos que o conteúdo produzido através de uma PressTrip é independente, autoral e não passa por qualquer tipo de prévia análise do patrocinador ou organizador da viagem.

Também nos reservamos no direito de escolher as pautas a serem tratadas e os apoiadores a serem divulgados.

Não trocamos PressTrips por um número “x” de posts e também não alteramos ou maquiamos nossa opinião sobre uma experiência vivida neste tipo de viagem.

Todo conteúdo derivado de PressTrip é devidamente sinalizado e destacado ao final do texto.

Sobre o conteúdo e direitos autorais

Praticamente todo o conteúdo presente no Viajando na Janela é de direito, responsabilidade e autoria de seus redatores. Como exceção, temos apenas:

  • Comentários feitos por nossos leitores ao final dos posts. Os comentários são moderados por nós a fim de minimizar spams e
    linkbuilding, mas não nos responsabilizamos pelos seus conteúdos, os quais refletem a opinião própria de quem os escreveu.
  • Publieditoriais que ocasionalmente são apresentados por interessados, mas que ainda assim sofrem alterações e adaptações pela nossa equipe.
  • Imagens retiradas de bancos de imagens, com atribuição devidamente concedida.
  • Imagens de divulgação de alguma empresa, programa de afiliado ou produto, que também são sinalizadas apontando o seu detentor.
  • Imagens cedidas por algum leitor ou blog parceiro para complementar algum post, devidamente sinalizadas.
  • Citações de conteúdo de terceiros com a fonte devidamente apontada.

Assim, deixamos claro que não utilizamos qualquer tipo de cópia de textos ou mídia, sejam de sites do Brasil ou do exterior.

Da mesma forma que respeitamos o direito autoral dos outros, também achamos justo que os nossos conteúdos sejam respeitados e preservados. Sendo assim, não autorizamos o uso total ou parcial do nosso conteúdo (ressalvadas as citações). Qualquer uso indevido está sujeito às penalidades da Lei, em especial àquelas disposições que tratam de direitos autorais.

Devido a nossa proposta, não republicamos textos prontos (releases) de empresas ou de agências de assessoria.

Citações do nosso conteúdo

Caso goste de algum conteúdo do Viajando na Janela e queira utilizá-lo como material complementar ao seu, fique à vontade. A única exigência é a indicação da fonte e a atribuição do link correspondente ao post de onde foram retiradas as informações ou à nossa home: https://viajandonajanela.com.

Cessão de imagens e vídeos

Qualquer imagem ou vídeo de autoria do Viajando na Janela não poderá ser utilizado sem prévio consentimento.

Caso você goste de alguma imagem e queira utilizá-la, de forma comercial ou não, mande um email para contato@viajandonajanela.com e encaminharemos os valores referentes a cada mídia.

Comentários e outras formas de comunicação

Os comentários são uma excelente forma de promover o debate e agregar informações novas e pontos de vista diferentes às nossas publicações. Além disso, eles funcionam também como uma ferramenta que nos conecta com nosso público.

Sempre incentivamos as pessoas a comentarem nos posts e nos esforçamos ao máximo para responder cada comentário. Mas caso você comente e a gente não responda, pode ser que o seu comentário tenha se perdido entre tantos outros. Neste caso, sinta-se à vontade para nos mandar um e-mail e solicitar a resposta.

Por falar em e-mail, nós sempre os respondemos também, mas às vezes essa resposta pode levar um tempo maior. Então, se sua dúvida for algo específico relacionado a algum post, deixe um comentário ao invés de mandar e-mail.

Os comentários são sempre respondidos com prioridade e muitas vezes a sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas também. Comentando, tanto a pergunta quanto a resposta ficarão registradas e disponíveis para outros leitores.

Se o assunto que você quer tratar não se enquadra como um comentário, mande um e-mail para contato@viajandonajanela.com ou preencha o formulário de contato.

Regras e informações sobre comentários:

  • Cada comentário diz respeito à opinião de quem o formulou e não representa a forma de pensar do Viajando na Janela
  • Todos os comentários serão moderados e aceitos (ou não) pelos autores do Blog no prazo máximo de 24h
  • Um comentário só não será aceito se for racista, agressivo, preconceituoso, totalmente fora da temática e da proposta do Blog, feito no anonimato, ter característica de spam ou se seu propósito exclusivo for disseminar links
  • Links, desde que relacionados ao assunto tratado, podem ser aceitos em comentários

Política de privacidade

O Viajando na Janela pode enviar cookies para o seu navegador web (browser). Esses cookies são utilizados para garantir que você tenha uma experiência personalizada e mais interessante ao navegar pelo Blog.

Os dados retidos (como nomes, emails, sites) não são divulgados à terceiros. Nos limitamos a expor números de acessos do blog, interesses gerais dos nossos leitores (nunca de uma pessoa ou de um grupo específico), páginas mais acessadas, tempo de permanência no site e outras informações gerais.

Redes Sociais

Para nos conectarmos ainda mais com nosso público e divulgar nossos conteúdos utilizamos as redes sociais.

Estamos presentes nas seguintes redes:

Sempre interagimos com nossos seguidores pelas redes sociais respondendo dúvidas e dando dicas, mas é importante destacar que o Blog é a nossa prioridade.

Outra informação importante: não utilizamos qualquer meio fraudulento para conseguir engajamento e seguidores nas redes sociais. De forma diferente de muitos blogs e influenciadores digitais, somos totalmente contrários à compra de seguidores e interações.

Nosso público das redes sociais diz respeito à pessoas reais que acompanham e se identificam com nosso trabalho.


Para saber mais sobre o Blog Viajando na Janela, acesse: “Sobre o Blog

Para saber mais sobre parcerias, acesse: “Por que ser parceiro


Nos esforçamos para manter todo o nosso conteúdo atualizado e sem qualquer tipo de erro, mas caso você encontre algo que ache que não esteja correto, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@viajandonajanela.com


A imagem de destaque da página foi retirada de banco de imagens (pixabay.com) e está licenciada para uso irrestrito.

Deixe seu comentário!