A estação de esqui Nevados de Chillán ainda não é um destino tão famoso entre os brasileiros quanto o Valle Nevado, mas sua paisagem cinematográfica é um dos principais motivos para conhecê-la: vales, montanhas e bosques nevados tornam a experiência de praticar esqui ou snowboard ainda mais especial.


Salve a imagem no Pinterest e não perca estas dicas!

Nevados de Chillán

Chillán é uma cidadezinha charmosa, localizada ao sul de Santiago, conhecida principalmente por suas termas e complexos de ski.

Enquanto no verão a principal atração são as termas de águas vulcânicas e trilhas radicais para os amantes de moutain bike, no inverno a cidade se transforma em um destino super procurado por aqueles que querem praticar esportes na neve.


Nevados de Chillán, Chile

Onde fica e como chegar em Chillán?

Chillán fica na região central do Chile, a aproximadamente 400 km de Santiago, e existem diversas formas para se chegar lá partindo da capital chilena.

Você pode pegar um vôo até Concepción (onde fica o aeroporto mais próximo), e então pegar um transfer de mais ou menos uma hora até Chillán (ou duas horas e meia até a estação de esqui Nevados de Chillán, que fica a 84 km da cidade).

Também pode ir por terra mesmo, de ônibus, carro alugado ou trem.

Como queríamos fugir do comum, optamos pelo trem.

Nós compramos as passagens com dois dias de antecedência na Estação Central de metrô, em Santiago, ao lado da estação de trem. A viagem é um pouco demorada (+ou- 5 horas) e o trem não é tãooo confortável.

A passagem de trem também pode ser adquirida com antecedência no site da empresa TrenCentral: escolha o trecho Alameda-Chillán

Para quem preferir ir de ônibus, o tempo gasto no percurso varia entre 5 e 6 horas, e algumas das empresas que fazem esse trecho são a Pullman Bus, a TurBus e a Condor.

Sobre a nossa viagem até Chillán

De início, pensamos que a viagem de trem percorreria lugares cobertos de neve, passaria entre florestas de pinheiros, pontes sobre rios e outros lugares lindos. Mas, na realidade, quase todo o percurso foi ladeando a rodovia, passamos por algumas vinícolas e por alguns subúrbios. 

Algumas raras vezes avistávamos montanhas ao longe.

Sendo bem sincera, pensei que o caminho pelos trilhos fosse mais bonito.

Na estação final, já em Chillán, muitas pessoas oferecem transfer para a montanha, mas fique atento! Fechamos com um taxista que quase nos matou de susto durante o trajeto. Além de correr muito, fez ultrapassagens beeem perigosas.

No final de nossa estadia, o hotel nos indicou um transfer infinitamente melhor que o que havíamos contratado na chegada, e pelo mesmo preço.

Indicação de transfer: Além de ter um preço muito bom (igual ao cobrado pelos taxistas no terminal de trem de Chillán) gostamos bastante do serviço prestado pela empresa indicada pelo hotel. Quem nos levou até a rodoviária foi a Matilda, mas o contato é feito com o sr. Ramiro Chavez: +569 8365-3030 (whatsapp) ou transtourchillan@hotmail.com.

Piscina de águas termais do hotel Nevados de Chillán | por @viajandonajanela
Piscina de águas termais do hotel Nevados de Chillán | por @viajandonajanela

Onde ficar em Chillán?

Os principais atrativos de Chillán são as piscinas termais e a estação de esqui de Nevados de Chillán, que ficam a aproximadamente 84 km da cidade.

Por conta da distância e da dificuldade de locomoção por causa das frequentes nevascas no inverno, não vale a pena ficar na cidade de Chillán. A melhor opção é ficar mais próximo da montanha!

A escolha de onde ficar em Chillán vai influenciar diretamente na sua experiência na montanha.

Las Trancas

A opção mais barata de hospedagem é ficar em Las Trancas, um vilarejo a cerca de 7 km do centro de ski. De lá, pegue um RemBus para chegar até a montanha.

Em Las Trancas também há vários restaurantes, pubs, cafeterias, mercadinhos e lojas de aluguel de equipamento de ski, tudo bem mais econômico do que na estação de esqui.

O lado ruim de ficar em Las Trancas é que se ocorrerem nevascas intensas, não há como subir a montanha para esquiar.

Confira algumas opções de hospedagem em Las Trancas:

Opções econômicas

O Onai Hostel é uma das opções mais bem avaliadas e com bom preço na região de Las Trancas. Possui decoração típica de montanha, calefação para os dias frios, cozinha de uso compartilhado e fica a uma curta caminhada de diversos restaurantes.

Outra opção super bem localizada é o Las Bravas, um lodge novinho rodeado de restaurantes, padaria, loja de aluguel de equipamento de esqui e mercadinho.

Outras opções: Andrómeda Lodge | Hotel & Hostal Chil’in | Cabañas Huilipan | Duub | Refugio Ecobox Andino | Lodge Ama Wellness

Opções intermediárias

O Añañucas III oferece chalés que acomodam de quatro a oito pessoas e são equipados com cozinha, sala de estar, banheiro privativo e lareira. Nas proximidades há um mercadinho, loja para aluguel de equipamentos e restaurante.

Já o Cabañas y Lodge Los Hualles oferece chalés equipados para quem viaja em um grupo maior (até seis pessoas) e também quartos duplos. A propriedade disponibiliza ainda serviços de lavanderia e guarda de equipamentos de ski, além de ambientes com calefação.

Outras opções: Cabañas Tronco Mayen | Cabañas Aliwen | MI Lodge Las Trancas Hotel & Spa | Cabañas Las Cabras

Opções confortáveis

Quer viver uma experiência diferente? Que tal se hospedar nos Domos Treepod? Os domes são integrados à mata ao redor e bastante confortáveis, com sistema de aquecimento, varanda com vista para a montanha, banheiro privativo e cozinha equipada.

Outra boa opção é o Hotel y Cabañas Borde Andino, que possui quartos duplos, triplos ou cabanas com cozinha que acomodam até cinco pessoas. Para quem se hospeda nos quartos privativos o café da manhã já está incluso na diária, e há um restaurante na propriedade.

Outras opções: Basecamp Cabañas | Chalet Ciprés | Cabañas Roble Quemado | Mawidantu Lemu | Refugios del Bosque | Invernalia B&B

Lembrando que os preços foram pesquisados em abril/2020. Os valores podem variar de acordo com a temporada e o tipo de quarto/chalé disponível na data da sua reserva, tá?

Neve cobrindo os carros em Chillán | por @viajandonajanela

Na montanha, em Nevados de Chillán

A outra possibilidade (um pouquinho mais salgada $, mas que vale cada centavo) é se hospedar nos arredores de Nevados de Chillán, o centro de ski.

O lado bom de ficar lá é já acordar bem do ladinho das pistas, não ter que se preocupar em conseguir chegar ao centro de ski caso caiam muitas nevascas (que pode interditar a estrada de Las Trancas até a estação) e poder curtir as termas durante a noite, enquanto se recupera de um dia cheio de aventura.

Por lá existem algumas opções:

Hotel Termas Chillán é considerado por muitos como um dos melhores hotéis de montanha do Chile. Entre as comodidades oferecidas estão um spa, piscina climatizada, sauna, quartos com vista para a montanha e loja para guarda e aluguel de equipamentos de ski.

O Termas Chillán possui ainda um restaurante, um bar e um café, além de ser ski in/out – ou seja, tem acesso direto às pistas de esqui.

Para quem viaja em grupo, uma boa opção podem ser os Condomínios, onde você pode alugar apartamentos para até oito pessoas por um preço bem menor se comparado aos hotéis.

Nesse caso, é preciso levar em consideração que você pode precisar cozinhar, pois não há restaurantes no local. O ideal é comprar os alimentos que irá consumir no período em algum mercado em Chillán, já que apesar de existirem mercadinhos no caminho, no Valle Las Trancas, o preço será superior ao da cidade.

Algumas sugestões próximas à estação de esqui são o apartamento Nevados de Chillán, o Departamento Termas de Chillán, o Departamento Sector Nevados de Chillán e o Andes Chillán Paraíso en La Montaña.

E por último, o Nevados de Chillán, que foi o hotel que ficamos, por ser confortável e possuir preço intermediário.

O Nevados de Chillán tem uma estrutura bem legal, com spa, piscinas com água termal, spa, academia, bar, restaurante e acesso direto às pistas.

Além do Nevados, também há a opção de se hospedar em uma parte mais alta da montanha no Alto Nevados), que fica ao lado do parque aquático e que também conta com bar, restaurante, cafeteria, spa e também é ski in/out.

Em ambos os hotéis há várias opções de entretenimento, como shows, karaokê, passeios e atividades para crianças.

Para quem (assim como a gente) optar em ficar no Nevados, temos algumas dicas:

  • Apesar de o hotel oferecer uma loja para locação de roupas de neve, prefira levar a sua própria. Não levamos e nos arrependemos muito, pois não há muitas opções de tamanho, é caro e as roupas parecem ser usadas a temporada toda sem lavar ?
    Só pra dar uma ideia de valores: compramos lá dois pares de meia para ski, um par de luvas impermeáveis, e alugamos um casaco e uma calça impermeáveis, dois óculos de ski e um capacete (alugamos por dois dias) e o valor ficou em torno de R$600,00 | valor em 2015
    Comprando na Decathlon, por exemplo, ficaria mais barato, as roupas estariam limpinhas e a gente poderia utilizá-las numa próxima viagem.
  • Já os equipamentos, se você não é um praticante frequente de ski ou snowboard, terá que alugar por lá mesmo. Em julho/2015 pagamos cerca de R$354,00 pelo equipamento de snowboard para duas pessoas por dois dias.
  • Ficando no hotel, você dependerá do restaurante deles, que é um tanto caro. Vá preparado(a) $$$
  • Além do restaurante, o hotel conta com um bar em suas dependências, que é bastante concorrido entre os hóspedes. O ambiente é super aconchegante, com lareira e vista para a piscina termal, e é possível saborear desde lanches e sucos até pratos típicos e vinhos do Chile.
  • Nos quartos o wi-fi não funciona muito bem, mas você pode ter acesso a ele nos ambiente coletivos, que são muito agradáveis.
  • Para quem nunca esquiou ou praticou snowboard, é importante fazer algumas aulas antes. É muito complicado aprender tudo sozinho, ainda mais se você não tiver muito tempo pra praticar.
  • As aulas podem ser contratadas diretamente no hotel – cada hora de aula custou aproximadamente R$312,00 (para duas pessoas – preço em julho/2015), fizemos ao todo 3 horas e foi o suficiente para termos uma noção, mas o esporte é bem difícil e tenha certeza de que no início os tombos serão inevitáveis.

Leia também: O que levar na mala para uma viagem de inverno pelo Chile


Snowboard em Nevados de Chillán | por @viajandonajanela

Atividades em Nevados de Chillán

Resort de Monhanha, Ski e Água Termal Nevados de Chillán

O Resort de Monhanha, Ski e Água Termal Nevados de Chillán oferece diversos tipos de atividades. É possível praticar o esqui tradicional, snowboard, esqui nórdico, caminhada com raquetes de neve e passear pelos bosques em snowmobiles.

A estação de ski possui 13 teleféricos e mais de 35 km em pistas, para todos os níveis de praticantes. E é em Nevados de Chillán que fica a maior pista da América Latina, a Três Marias, com 13 km de extensão.

Parque de Água Termal

O Parque de Água Termal fica ao lado do hotel Alto Nevados e oferece quatro piscinas termais com diferentes temperaturas. Conta também com vestiários, sala de massagens, bar, cafeteria e restaurante.

O valor do ticket varia de acordo com a temporada e também pode ser adquirido por não-hóspedes.

Confira valores e condições no site.

Foto divulgação | Booking.com

Complexo Valle Hermoso

O Valle Hermoso está localizado a poucos quilômetros de Nevados de Chillán, e também oferece vista para as montanhas e para o bosque.

O complexo tem estacionamento, piscinas termais de origem vulcânica, área de camping e piquenique, tubing aquático, tirolesa, pistas de ski, minimercado e restaurante.

Também é possível se hospedar dentro do Valle Hermoso: há apartamentos para locação, com capacidade para até cinco pessoas, e quem se hospeda por lá tem acesso gratuito às termas.

Para mais informações sobre valores e condições das atividades acesse o site oficial.


Quer conhecer outras destinos de neve e esqui no Chile? Confira esse post do Blog Vamos por aí: Estações de Esqui no Chile


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

5 Comments

  1. Olá tudo bem?
    O post de vocês foi um dos mais completos que eu já li.
    Parabéns, gostei muito.

    Com relação ao transfe que vocês pegaram em Chillan para irem ao hotel
    Foi em média de quanto ?

  2. Luccas Allouche Responder

    Olá! Amei a matéria e estou planejando ir para lá em final de agosto de 2021… Gostaria de saber se a pista de ski em si é paga. Vou seguir sua recomendação de pegar o equipamento de frio pra levar, mas com relação ao equipamento de ski mesmo, tem uma valor para locar?
    Vou ficar aguardando seu contato, mas desde já agradeço pelas dicas!!

    • Geisiele Carvalho Responder

      Oi Luccas, tudo bem?
      Fico feliz que tenha curtido o post! 🙂
      Sim, tem lojas de aluguel de equipamentos de ski e snowboard tanto nos hotéis da estação de ski quanto no vilarejo de Las Trancas.
      Quando fomos, compramos um pacote pela Decolar que já incluía os passes de Ski, que são necessários pra usar os teleféricos que levam até as pistas maiores. Na pista para iniciantes dava pra subir a pé mesmo, pois era mais curta, então não havia a necessidade dos passes.
      Fomos pra lá em 2015, pode ter mudado alguma coisa… Mais próximo da temporada de neve (lá pra março/abril) eles costumam divulgar as informações no site (esse aqui), vale acompanhar pra ver como vai ser esse ano, inclusive por conta da pandemia!

      Um abraço!

    • Luccas Allouche Responder

      Muito obrigado novamente! Vou ir me atualizando pelo site deles então… Em breve volto com mais notícias e espero eu relatando como foi a viagem hahaha.
      Obrigado!

digite seu comentário