Desta vez a dica é simples e precisa! Uma boa composição fotográfica é um elemento que pode transformar uma foto entediante em uma das foto digna para ir direto para seu instagram.
E para chegar nesse resultado, seguir algumas regras simples pode ser a chave do sucesso!


Sei que falar sobre regras pode ser chato, mas para desmistificar de uma vez por todas este assunto, saiba que existem 5 regrinhas básicas de composição e enquadramento que podem fazer toda a diferença no seu clique.

Leia até o final e descubra tudo sobre as regras essenciais da composição fotográfica!

Regras essenciais

  1. Regra dos Terços
  2. Linhas
  3. Quadros
  4. Simetria
  5. Movimento

Pra começar, o que é composição?

Sem viajar no assunto, a composição fotográfica é a forma como o que você está fotografando aparece na sua foto. Pode ser uma pessoa, um bichinho, uma paisagem ou um objeto.

Se você souber enquadrar a cena, de forma que a foto tenha um assunto principal, suas imagens vão ficar 10x mais impactantes. Pode apostar!

E como usar a composição ao meu favor?

Conhecer e seguir as regras de composição é a primeira coisa ser feita.

As pessoas tendem a achar certos tipos de fotografia mais bonitas e costumam não dar tanta atenção a outras. E o motivo disso muitas vezes é o uso ou não das regras de composição na hora de fazer a foto…

Vamos ao que interessa?


? Regra dos Terços

Talvez a mais conhecida, a Regra dos Terços consiste em dividir a sua foto com um “jogo da velha”, sendo que os elementos principais devem ficar posicionados nos pontos de interseção das linhas que formam os quadros.

Entendeu? Não? Então veja o exemplo abaixo: 🙂

Regra dos terços | Viajando na Janela
Regra dos terços: os pontos de interesse não precisam ficar exatamente na interseção… mas deixe o mais próximo possível.

Fazendo isso, você sairá da mesmice de sempre colocar as pessoas ou coisas no centro da foto, que é o que as pessoas normalmente fazem.

Viu só como é fácil?

Uma boa dica para você sempre lembrar dessa regrinha é deixar as linhas guias habilitadas no seu celular ou no visor da sua câmera – praticamente todos os aparelhos te permitem isso.

Quando você observa o rosto de uma pessoa, qual a primeira coisa que você repara? Os olhos, não é? Então, no caso de retratos, para seguir a regra dos terços, tente deixar o olho da pessoa nas interseções das linhas.

Ok, mas e se a gente não acertar em cheio e enquadrar a foto perfeitamente na regra dos terços? Calma, nem tudo está perdido! Basta você cortar a foto na hora da edição!

Outra dica matadora: quando você for fotografar uma paisagem, tente sempre deixar a linha do horizonte na primeira ou na segunda linha horizontal, mesmo que o ponto de interesse não fique em uma das interseções.

Deixe na parte maior o que estiver mais bonito. Se o céu estiver colorido, cheio de nuvens e tudo mais, dê preferência a ele, se a parte de baixo estiver mais interessante, então corte o céu.

Horizonte centralizado, com algumas exceções, não é legal.


? Linhas

Adivinha o que as linhas podem fazer dentro de uma fotografia? Acertou quem disse “direcionar o olhar da pessoa que está observando”.

Fotos em que a gente fica perdido em meio a um monte de coisas são entediantes, nos cansam e a gente passa elas rapidinho na timeline do Instagram.

Fazer com que linhas que compõe o cenário levem o olhar das pessoas diretamente para o que você quer mostrar, diminui o “trabalho” de quem está vendo a foto. Isto a deixa mais objetiva, e consequentemente, mais interessante.

Mas onde vou conseguir estas linhas?

As linhas estão em praticamente todos os lugares! Calçadas, muros, tronco de árvores, prédios… basta olhar a cena com atenção que você vai encontrar alguma (ou várias).


? Quadros ou Molduras

Se você tiver a oportunidade de colocar molduras naturais nas suas fotos, não perca tempo, faça isto!

Molduras dão um ar de importância para o objeto fotografado, destaca aquilo que deve ser visto. E o melhor, elas são bem fáceis de se encontrar! Pode ser uma janela, uma grade, folhas de uma árvore, coqueiros… deixe a imaginação fluir e emoldure sem moderação.


? Simetria

Assim como as molduras, a simetria também pode ser usada a nosso favor. Ela nos dá a sensação de estabilidade.

Dividindo a sua foto em duas, tente deixar a parte de cima simétrica com a de baixo, ou um lado direito simétrico ao esquerdo.

Lembra que eu falei lá na regra dos terços que horizonte centralizado, com algumas exceções, não é legal? Olhe só uma exceção onde eu utilizei a simetria:

Regras de composição: Simetria | Viajando na Janela


? Movimento

E pra terminar, sempre que você for fotografar algo que induza movimento, deixe espaço para vermos para onde ele está se deslocando.

Não fazendo isso, fica a impressão de que o objeto vai bater no canto da fotografia…

Veja um exemplo:


Estas são as principais regras que eu sigo e que acho legal compartilhar.

Mas, quero que saiba que as regras são importantes, entretanto não são a única forma de fotografar. O interessante é conhece-las para que, quando você for quebrá-las, você o faça de forma intencional!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

17 Comments

digite seu comentário