Na hora de fazer a mala para uma viagem, tenho certeza que você já se esqueceu de levar muita coisa! Mas posso apostar que você nunca esqueceu sua câmera fotográfica! Acertei?


Pode ter certeza que te entendo perfeitamente!

Quem é que quer visitar a Torre Eiffel, uma praia de águas cristalinas do nordeste brasileiro, uma construção inca milenar, ou as Cataratas do Iguaçu e não trazer uma bela foto do momento? Não dá né?!

Pensando em ajudar aqueles que planejam trazer aquela ‘super foto’ da próxima viagem, resolvi escrever este artigo para conversarmos um pouquinho sobre o assunto.

Não vivo de fotografia, mas, assim como você, resolvi um dia que queria melhorar a qualidade dos nossos cliques.

Estava realmente cansado de apontar a câmera para uma paisagem que eu achava maravilhosa, clicar, e ao ver a foto me decepcionar. Sempre o lugar era muuuuito mais bonito do que aquela foto sem graça que eu havia tirado (isso quando a foto não saia toda embaçada, desfocada, estourada… 😥 ).


Foram muitos e muitos cliques ruins a medianos até que resolvemos de vez que queríamos nossas fotos tão lindas como as que a gente via nos instagrams da vida.

Foi então que comecei a pesquisar sobre o assunto e dai pra frente nunca mais parei…

Foto e Viagem - Viajando na Janela
Foto tirada com uma Canon 6D – Lente 24-105

Indo direto ao assunto: como tirar aquela foto de ‘cair o queixo’?

Eu bem que gostaria de dizer que para a gente ter fotos lindas, bastaria comprar uma máquina boa. Mas a questão vai muito além de equipamento.

É claro que uma máquina boa com lentes caras vai te entregar uma foto muito mais nítida e facilitar a obtenção dos efeitos que você procura quando comparada com uma câmera de celular.

Mas a verdade é que não basta apenas ter um equipamento super caro para suas fotos ficarem excelentes.

Conheço pessoas que adquiriram câmeras profissionais e que suas fotos continuaram no mesmo nível de quando elas fotografavam com uma câmera de bolso.

E também conheço pessoas com máquinas compactas (ou mesmo com celulares) que tiram fotos muito melhores e criativas do que fotógrafos com câmeras avançadas.

O fato é que realmente câmera não é tudo! Para tirar boas fotos primeiramente você precisará aprender a dominar os recursos da sua câmera.

Saber como aumentar ou diminuir a velocidade do obturador, descobrir qual a abertura máxima do diafragma, aprender qual o melhor ISO pra determinada situação.

Sei que muita gente nunca ouviu falar nestas expressões, mas não se desespere! Apesar dos nomes estranhos, estes conceitos não são tão difíceis de se entender!

Outro ponto mais do que importante, é aprender que existem algumas técnicas fotográficas que podem deixar sua foto muito mais harmoniosa. Regrinhas como a “regra dos terços” ou a “simetria” são fundamentais para dar aquele “up” em suas composições.

Para você ter uma noção do quanto uma técnica bem aplicada pode influenciar na qualidade de uma imagem, veja só algumas simples mas poderosas dicas de composição elaboradas pelo fotógrafo da National Geographic Steve McCurry:


É claro que para ter sucesso total com seus clicks usar a criatividade é algo fundamental!

Mudar o ângulo da foto, focar em um detalhe, enquadrar de forma que se destaque uma cor, tudo isso faz com que sua foto fique diferente. E todo mundo gosta de coisas diferentes, não é?!

Não adianta você tirar um bilhão de fotos com a mesma pose, com o mesmo sorriso e com o mesmo enquadramento. Ao contrário disso, tente variar, ser mais espontâneo (a). Uma dica: procure por guias de poses para fotografia na internet. Você verá que saindo do óbvio o resultado poderá te surpreender!

Por último e também muito importante é aprender a usar um programa de edição. Assim como nas antigas máquinas de filme, todas as fotos que são tiradas com máquinas digitais também precisam ser “reveladas” ou melhor dizendo, “pós-processadas“.

As câmeras, por mais modernas que sejam, não te entregam um resultado pronto. Aplicar um pouco de nitidez, ajustar as cores, acertar as luzes e sombras, são procedimentos essenciais para deixar suas fotos interessantes.

Para o pós processamento, recomendo o programa Lightroom. Ele foi desenvolvido exclusivamente para tratamento de fotos e possui ferramentas bem simples.


Para tirar boas fotos você precisará dominar os recursos da sua câmera, conhecer as técnicas de fotografia, aprender a usar um programa de edição e, o principal, ter muita criatividade.


Então, por onde começar?

Quando decidi procurar na internet artigos sobre como fotografar melhor, descobri que teria que investir nisto. E quando eu falo em investir, estou falando muito mais de tempo do que de dinheiro!

Passei (e ainda passo) horas e horas lendo e assistindo vídeo-aulas sobre o assunto. Mas o mais legal disso tudo foi que quando comecei a procurar sobre o tema, descobri que eu realmente gostava de fotografia. Ai já viu né? É aquela velha história: nada melhor do que unir o útil ao agradável! Hoje, ler sobre fotografia já virou um hobby.

Mas vamos lá! Para iniciar neste mundo novo, comece pesquisando no Google temas como: ‘introdução à fotografia‘, ‘fundamentos da fotografia‘, ‘regras de composição‘.

Após estas noções básicas (que já vão te tomar um pouco de tempo), quando você sair para fotografar já verá que suas fotos ficarão significativamente mais interessantes.


E qual câmera escolher?

Após aprender o básico, pode ser que você queira dar um upgrade na sua câmera. Neste momento você vai se deparar com outra pergunta muito difícil: qual modelo comprar?

Acontece que esta é outra pergunta que não tem uma resposta exata. Vai depender muito do seu perfil, do que você realmente espera de suas fotografias, do quanto você pretende investir e quanto tempo você vai gastar com tudo isso.


Mas, de forma resumida, na hora de escolher sua câmera você terá que optar por um destes perfis:

Câmera “Point and Shot”

Para quem quer fotografar de modo prático, sem perder muito tempo com técnica e edição.

Prefere uma maquininha mais compacta e que dê para levar tranquilamente de um lado para o outro (se possível no bolso). Muitos modelos deste tipo não oferece muito controle sobre abertura, velocidade, foco, funcionando no modo automático.

Câmeras “Superzoom”

Para quem prefere uma câmera com um zoom muito bom e que ainda sirva para fotografar pessoas e paisagens a superzoom é uma excelente indicação. Estas câmeras são muito indicadas para fotografar animais (principalmente pássaros) já que conseguem aproximar o objeto de forma absurda.

Outra qualidade deste tipo de câmera é que você não precisará ficar carregando um monte de equipamento e lentes. Elas são muito práticas, mas geralmente são um pouco maiores e mais pesadas que as câmeras “Point and Shot”.

Câmeras DSLR

As chamadas DSLR (Digital Single-Lens Reflex) são as câmeras consideradas “profissionais”, e exigem conhecimento do fotógrafo e um investimento maior, já que não são baratas. Estas máquinas permitem que você troque de lente conforme a necessidade.

Mas antes de comprar uma câmera deste tipo, pense se pra você compensa ter uma câmera pesada e que te exigirá carregar algumas lentes (às vezes não muito leves também) com você.


Se você quiser ler um post com dicas bem legais sobre câmeras de viagem, confira este artigo do Blog Foco no Mundo: Câmera de Viagem – qual a melhor opção?


Nosso equipamento

Nossa primeira câmera foi uma SX130is, uma câmera compacta da Canon. Apesar de suas limitações, com ela consegui muitas fotos que me deixaram feliz. Olha só uma delas:

Foto e Viagem - Viajando na Janela
Foto tirada com uma Canon SX130is

Atualmente tenho uma DSLR e não troco por nada.

Lógico que às vezes tenho um pouco de trabalho para manusear e transportar. Mas não tem problema, acabo fazendo um esforço e sempre a levo comigo.

Nossa câmera é a 6d Mark da Canon, que realmente é um equipamento incrível! Junto com ela, sempre vai a lente 24-105mm.

Temos também uma GoPro que é considerada uma câmera para esportes radicais.

Esta é uma camerazinha super compacta com um ângulo incrível (quase 180º), que nos dá um estilo totalmente diferente de fotografia.


Espero que este post ajude a impulsionar a qualidade de suas fotos.

Claro que tudo o que tratei aqui foi só o começo de muito o que está por vir caso você resolva que realmente quer dominar a arte da fotografia.

Com relação à câmeras, lembre-se que preço não é garantia de resultado!

Como disse, o melhor que você tem a fazer para conseguir aquela foto é entender os conceitos básicos, dominar a sua máquina e usar sempre a criatividade!

Ah! E se você já fotografa, compartilhe com a gente algumas dicas sobre o assunto também! Sempre é bom trocar experiências 😉


Bônus – Adobe Spark

Agora que você já sabe como dar um up nas suas fotos, que tal conhecer uma ferramenta que vai te ajudar a compartilhar seus cliques no Instagram (e outras redes sociais) de uma forma super criativa e moderna?

A dica bônus é o Spark, uma plataforma desenvolvida pela Adobe que nos possibilita criar posts e stories bem elaborados e em questão de minutos.

Mesmo que você não tenha experiência com design, com o Spark você terá uma grande variedade de layouts prontos e poderá criar conteúdos com qualidade profissional.

Basta fazer o upload das suas fotos e ajustar a publicação ao seu gosto. É bem fácil!

Você pode acessar o Spark por aqui ou ainda baixar o app para Android ou iOS.

Se você curte manter um padrão nas suas postagens ou mesmo se quiser dividir seus momentos com amigos e familiares de forma mais criativa, vale a pena conferir esta ferramenta incrível!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).


Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

31 Comentários

  1. Amei as dicas de fotografia! Sou louca para dar uma mergulhada melhor nesse mundo! Mas nada que um pouco de estudo, prática e força de vontade não façam, né?
    Vocês arrasam nas fotos! Continuem assim e cada vez melhor! Fotografar esse mundão é pura arte! ♥

    • Flávio Borges Responder

      Olha, Luiza, se você mergulhar neste mundo você nunca mais vai querer sair, viu? Fotografar é um hobby apaixonante!

      Um abraço

  2. Flávio, adorei as dicas! Amo fotografia e não tem cenários melhores que os dos destinos de viagem. É até pecado viajar sem ler umas dicas assim. Beijos

    • Flávio Borges Responder

      Verdade, Aline!
      Amo fotografar viagens. A gente sempre volta com imagens que nunca esperávamos fazer!

      Abraços!

    • Flávio Borges Responder

      Fala Amilton!

      Concordo contigo! Praticar realmente é importantíssimo para se conseguir AQUELA fotografia.

      Obrigado por complementar.

      Um abraço pra você

  3. Muito bom poder compartilhar dicas sobre fotografia.
    Também tenho uma T3i e dá pra fazer boas fotos com ela, mas já to querendo fazer um upgrade! Mas como vc falou, não basta ter uma boa maquina, é bem importante se ligar nas dicas de composição, iluminação e tal!
    Uma coisa legal de dizer é sobre quais lentes escolher ou qual investir primeiro caso não tenha como comprar mais de uma agora! Fica ai a dica para o tema do próximo post hein….heheh.
    Eu curto fazer uma foto noturnas tbem, tenho um grande amigo fotógrafo que é mestre nisso e tenho pego algumas dicas….é bem legal ver o resultado, mas tem q ter paciência para conseguir uma boa foto a noite…..dependendo do lugar e das condições, a foto perfeita só vem depois de muitas tentativas. Mas ai que tá o barato da coisa…..heheh! Abs e parabén pelo post!

    • Flávio Borges Responder

      Grande Fábio! Tudo tranquilo?

      Obrigado pela dica para o próximo post. Certamente falar sobre lentes vai render bastante. (principalmente porque adoro este assunto haha)

      Estou pensando em dar um up na câmera em breve também. Penso em pegar um equipamento que suporte um pouco mais de ISO.

      Um abraço pra você!

  4. Super post! Adorei todas as dicas! Sou uma apaixonada por fotografia, mas admito que preciso me dedicar mais aos estudos. É um projeto que tô trazendo comigo pra 2017. Seu post foi um ótimo incentivo logo no começo do ano! 🙂

    • Flávio Borges Responder

      Oi, Klécia! Tudo bom?

      Que bem que você gostou do post! Espero que seu projeto dê certo e que você acabe 2017 com fotos de tirar o fôlego!

      Um abraço pra você

  5. Makenna e Dyxklay Responder

    Excelentes dicas, Flávio.
    Estou fazendo um curso de fotografia, acho que é essencial para as nossas viagens.
    Também quero comprar um equipamento mais moderno do que o que já possuimos.

    Valeu!
    Feliz 2017!

    • Flávio Borges Responder

      Que massa você fazer o curso! Tenho certeza que não vai se arrepender 😉

      Um abraço pra você

  6. Ahhh isso aí !
    Fotos incríveis são essenciais em uma viagem!
    Melhor parte é registrar tudo !

  7. Adorei o post!
    Tenho tentado melhorar minhas fotos e principalmente a técnica. Precisa estudar mesmo!
    Ainda não tenho uma DSLR, mas penso em comprar no futuro.

  8. Ótimas dicas!

    Realmente, uma foto boa não depende mesmo só de um equipamento… ainda tô tentando dominar a minha câmera. hahaha

    • Flávio Borges Responder

      Oi Dayana! Já já você vai ficar craque! Basta um pouquinho de dedicação.

      Um abraço e ótimos clicks pra você

  9. Excelente post! Estou apaixonado pela fotografia, comprei uma DSLR e estou pegando dicas com o Cala a Boca e CLica!
    Muito bem escrito e ótimas fotos.
    Feliz Ano Novo!

    • Flávio Borges Responder

      Olá, tudo joia!

      Que bom encontrar pessoas que também são apaixonados por fotos!

      Um abraço.

    • Flávio Borges Responder

      Olá, Marlise! Caso você fique com dúvida, é só chamar.

      Um abraço 😉

  10. Que fotos lindas, Flávio. Me identifiquei com teu post. Eu também amo fotografar, mas n sempre a foto sai como eu esperava. Na faculdade tive uma disciplina de foto (long time a Go!!), depois fiz alguns cursos, mas nada aprofundado. Mas sempre pesquiso. Minha câmera é das simples, mas pretendo investir um pouco mais em equipamento, assim como num curso mais abrangente! Adorei o blog. Parabéns! Bj

    • Flávio Borges Responder

      Oi Márcia!
      Que massa você ter feito esta disciplina na faculdade. Queria que o meu curso (direito) também tivesse =D hahaha

      Abraço pra você!

  11. Gosto muito de fotografar, embora as minhas tecnicas e a minha camera ainda sejam bem amadoras.
    Gostei das dicas, principalmente a respeito dos equipamentos.
    Estou querendo comprar uma DSLR, mas ainda tenho muitas duvidas. Esse exemplo de foto da sua camera me animou a pesquisar esse modelo da Canon.

    • Flávio Borges Responder

      Olá Juliana! Caso precise de alguma dica pra comprar sua DSLR, é só chamar, viu?

      Um abraço pra você!

  12. Olá… parece que tantas horas de pesquisa e estudo deram resultado! As fotos estão incríveis. Sempre digo que farei um curso de fotografia, irei estudar, mas vou adiando, adiando… Acho o ato de imortalizar um momento através de uma imagem uma coisa sensacional.

    Quando conseguir me organizar, já sei por onde vou começar a pegar dicas e orientações. O texto está ótimo, principalmente para pessoas como eu, que não saberia por onde começar. Valeu.

    Ana

    • Flávio Borges Responder

      Olá Analuiza!

      Que legal que você quer se aprofundar na fotografia. Mas cuidado! Se você começar a ler muito sobre no assunto, você pode viciar rsrs 😉

      Um abraço

Escreva um comentário