É fato: as praias de Arraial do Cabo estão no topo da lista das mais bonitas no Brasil!

Sei que o assunto é polêmico e que nosso litoral é agraciado com incontáveis praias de tirar o fôlego, mas convenhamos que aquele marzão azul-turquesa (por vezes tão cristalino que dá para ver até os peixinhos nadando ao nosso redor), as extensas faixas de areia finíssima e as encostas encobertas pela vegetação salpicada de cactos fazem de Arraial um paraíso mais do que especial. Aliás, o apelido “Caribe Brasileiro” não é por acaso e lendo este post você vai entender o porquê!


Melhores praias de Arraial do Cabo: mar azul e cristalino

Melhores praias de Arraial do Cabo

Se você já esteve alguma vez em Arraial do Cabo, sabe bem que escolher as melhores praias da região não é tarefa fácil!

Isso porque praticamente todas seguem aquele padrão clichê que ninguém consegue enjoar: mar em azul degradê e areia tão fina que chega a cantar quando afundamos o pé.

No final, com tanta praia bonita, a gente acaba gostando um pouquinho mais daquelas com as quais temos mais afinidade. Algumas são melhores para quem curte faixas de areia mais selvagens, outras são mais indicadas para quem não abre mão de tomar uma cervejinha sob um guarda sol, há também aquelas com ondas perfeitas para surf e ainda as que tem mais corais e mais vida marinha, ou seja, ideais para snorkel.

Encarando a nada fácil tarefa de escolher as melhores praias de Arraial do Cabo, fizemos nossa seleção com as 7 que mais gostamos! Apesar de amarmos lugares mais vazios e preservados, nesta lista tem praia para todos os tipos de público. Vem ver!


Navegue pelo Post


1. Praia Brava
| melhores praias de Arraial do Cabo |

A Praia Brava faz jus à toda beleza de Arraial do Cabo! Mas, mesmo tendo alguns dos cenários mais idílicos da Região dos Lagos, ela não é tão buscada pelos turistas quanto as demais. Grande injustiça!

Talvez pelo acesso mais difícil, pelas ondas um pouco mais fortes (ideais para surf), ou até mesmo pela questão da maré (já que na maré alta a praia some), essa é uma das praias mais vazias de Arraial.

Melhor assim! Com pouca concorrência, aqueles que ~ assim como a gente ~ amam praias privativas e com a natureza praticamente intacta aproveitam muito mais.

Já sabíamos que a Praia Brava era lindíssima, mas sabe quando você vai em um lugar que supera as suas expectativas? É amor à primeira vista! E foi isso o que aconteceu com a gente.

Considerando a escadaria com visual estonteante que dá acesso à Praia Brava (já falo mais dela) e a quantidade reduzida de turistas, essa praia foi a que mais gostamos e por isso está em primeiro lugar da nossa lista.

Praia Brava | Como chegar

Localizada dentro do Pontal do Atalaia, a Praia Brava fica um pouquinho escondida, inclusive não dá para chegar nela de carro. É necessário estacionar o veículo um pouco antes e seguir à pé por uma trilha.

Uma das opções para ir até ela é entrando no condomínio do Pontal do Atalaia, pela Rua Castro Neto, e seguir até a Pousada Tantomar. Se você estiver de carro, estacione próximo à Pousada mesmo e pegue a trilhazinha* que fica quase em frente a ela.

Caminhando alguns metros pela trilha, você chegará em uma escadaria de pedras. Daí por diante não tem erro, basta descer os degraus, passar por algumas pedras grandonas e descer até a praia.

Outra opção é desviar pela rua que segue à direita, na bifurcação antes da Pousada. Assim você terminará em uma rua sem saída, que também dá acesso às escadas.

E sobre a escadaria de pedra, apesar de o percurso pelos degraus ser super tranquilo, levamos um bom tempo para chegar na areia. E a demora não foi pela dificuldade ou pela quantidade de degraus. O motivo foi o visual hipnotizante que se tem da escada!

À medida que vamos descendo, damos de cara com o azul do mar e com as ondas que batem forte e espumam nas pedras que descem pelas encostas de paredões.

Ali avistamos algumas tartaruguinhas que vez ou outra subiam até a superfície para tomar um fôlego. Então, aconselho que quando você estiver por lá fique de olho que possivelmente verá algumas também!

* Em nov/2020, a trilha que se inicia em frente à Pousada Tantomar estava bem fechada pela mata. Isso porque Arraial do Cabo ficou um bom tempo sem receber turistas por causa da pandemia de Coronavirus e, como não havia turistas transitando pela trilha, a vegetação cresceu. Ainda assim dá para ir por ela, basta passar por baixo dos galhos com cuidado para não se machucar.

Arraial do Cabo: Como chegar na Praia Brava

Se você curte uma caminhada, outra opção para ir até a Praia Brava é pela trilha Praia Grande x Praia Brava. Para fazê-la sem nenhum risco, o ideal é contratar um guia em uma das várias agências de turismo de Arraial.

Praia Brava | Estrutura

A Praia Brava ainda é um refúgio paradisíaco em Arraial. Lá não há quiosques, não há ambulantes ou guarda-sóis fincados na areia e muito menos caixinhas de som em guerra. A infraestrutura da praia é praticamente inexistente!

A dica então é: antecipe-se e leve com você tudo o que precisar para passar uma manhã de mar e sol. Canga para esticar na areia, comida, muita água e protetor solar são itens essenciais para colocar na bolsa ou mochila. (Na volta, não se esqueça de levar todo o lixo com você 😉)

Praia Brava | É pra quem?

Com boas ondas, a Praia Brava é point para surfistas, mas também para banhistas em busca de tranquilidade.

Por outro lado, pela pouca infraestrutura, essa praia não é indicada para crianças pequenas, pessoas com algum tipo de limitação relacionada à locomoção ou para aqueles que preferem lugares com mais estrutura, como quiosques e banheiro.

#Importante: A única forma de acessar a Praia Brava é na maré baixa. Quando a maré está alta, o mar encobre toda a faixa de areia. Para não perder seu precioso tempo, pesquise antes de ir. Na internet existem vários sites que indicam as marés.
E se você for mesmo com a maré alta, não se arrisque no mar. As ondas ficam realmente fortes e vários buracos se formam na areia.

melhores praias de Arraial do Cabo: Praia Brava
Praia Brava

2. Praia do Farol
| melhores praias de Arraial do Cabo |

Em uma ilha inabitada, localizada em uma área de proteção ambiental, está a Praia do Farol, uma das praias mais perfeitas do mundo!

E quando digo perfeita, não é exagero meu. Essa praia realmente leva um título de “praia perfeita“, que foi conferido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

O motivo do título é justíssimo: água translúcida e pura + areia fininha e macia + paisagem exuberante. Somado a isso tudo, a água rica em nutrientes faz com que a vida marinha dê um show de diversidade! Não é difícil de encontrar tartarugas, arraias, golfinhos e até mesmo orcas por lá.

O título foi publicado pelo INPE em 2013, e de lá pra cá a Praia do Farol ganhou destaque e fama no mundo todo!

Ok, pra não falar que ela não tem nenhum defeitinho, digo que ela poderia ter águas um pouquinho mais quentes. 😅

O acesso a este reduto natural é exclusivíssimo! Com o controle da Marinha, somente 250 pessoas podem desembarcar na praia por vez. A permanência também é bem controlada, cada grupo pode ficar no máximo uma hora na praia e em uma área delimitada.

Para evitar lixo na ilha, não é permitido levar para a praia bolsas ou sacolas, mas somente câmera fotográfica e snorkel.

Tanto controle tem um motivo: além de ser uma reserva ambiental, lar de várias espécies de aves e plantas, a ilha também é uma reserva arqueológica. Historiadores e arqueólogos já encontraram e catalogaram sambaquis em sua área.

Fique sabendo: Sambaquis são montes artificiais, onde homens pré-históricos empilhavam conchas, ossos humanos e de animais, instrumentos rudimentares de pesca e caça, objetos de arte… É um precioso acervo histórico!

Praia do Farol | Como chegar

Só existe uma maneira de conhecer a Praia do Farol: contratando o passeio de barco com uma empresa credenciada, que, entre outras praias, fará uma parada (controlada pela Marinha) nesta praia.

A notícia boa é que em Arraial do Cabo é muito fácil encontrar passeios de barco. Na verdade, é certeza que enquanto você estiver na cidade, será abordado(a) incontáveis vezes por pessoas oferecendo o passeio.

➳ Para ler depois: Passeio de Barco em Arraial do Cabo – dicas e informações

Praia do Farol | Estrutura

Não há estrutura alguma por lá, apenas um posto de vigilância da Marinha.

Praia do Farol | É pra quem?

Não preciso dizer mais, né? A Praia do Farol é obrigatória para quem quer conhecer uma faixa de areia totalmente conservada, de águas calmas, onde você chega e não quer ir embora nunca mais!

O passeio de barco, que é uma das principais coisas a se fazer em Arraial do Cabo, é indicado para a família toda!

3. Praia do Forno
| melhores praias de Arraial do Cabo |

Uma das faixas de areia mais queridinhas de Arraial do Cabo, a Praia do Forno, com seus poucos mais de 600 metros, agrada a todo mundo.

A começar pelo mar calminho, ideal para nadar em segurança, passando pelas barraquinhas servindo petiscos e bebidas e terminando em um mirante perfeito para tirar fotos, de onde se vê a praia toda.

Posso apostar que, assim como a gente, você também vai se apaixonar pela Praia do Forno. Inclusive, não é atoa que ela ocupa o 3º lugar da nossa lista! 💚

A parte inicial da Praia do Forno, por onde a gente chega pela trilha, costuma ser mais movimentada. Já mais ao norte da praia, há menos barraquinhas e, por consequência, menos pessoas. Na ponta norte, você também encontrará uma parte sombreada por árvores, além de um píer bem fotogênico.

Ah! E não esqueça o seu snorkel, nas duas pontas da praia existem bastante pedras, onde é muito comum encontrar tartaruguinhas e peixes coloridos se alimentando. (Nunca toque em um animal marinho, ok?).

Fique sabendo: Para minimizar a chance de aglomerações em decorrência do COVID-19, o limite máximo de pessoas que pode acessar a praia do forno é de 395 por dia. O acesso é por ordem de chegada.

Praia do Forno | Como chegar

Existem duas maneiras de chegar na Praia do Forno: por terra e pelo mar. Qual é a melhor opção? Sem medo de errar, é por terra, seguindo pela trilha que leva ao mirante da Praia do Forno, um dos mais bonitos de Arraial!

A trilha é curtinha, de nível fácil, mas um pouco íngreme. Ela se inicia nas proximidades da entrada do píer da Praia dos Anjos. É bem tranquilo achar o início da subida, não tem erro.

Após subir o morro, a vista recompensadora (e super famosa no Instagram) é apresentada. Lá do alto dá pra ver todo o arco da praia, que em uma fina linha de areia, separa o mar azul do verde da encosta.

Se por qualquer motivo você não quiser caminhar, basta pegar um barco na Praia dos Anjos. Em nov/2020 o preço da travessia – ida e volta – era na média de 20 reais por pessoa.

Praia do Forno | Estrutura

Por lá você encontrará algumas tendas e barraquinhas. Poderá alugar mesinhas, cadeiras e guarda-sol ou negociar o uso, se for consumir alguma coisa.

E aqui vai uma dica importante: negociando preço de aluguel de guarda-sol e cadeiras, certamente você conseguirá pagar menos. Vale a pena caminhar mais um pouco pelas praias e ver o preço em outras barraquinhas também.

Se não quiser gastar, mas também não quiser ficar debaixo do sol, vá para a extremidade norte da praia e se ajeite na sombra de uma árvore.

Praia do Forno | É pra quem?

Na Praia do Forno todo mundo tem vez: amigos, casais, terceira idade, jovens, crianças.

Vale lembrar que em alta temporada a Praia fica bem cheia, então prefira ir mais cedo ou evite finais de semana e feriados.


4. Prainhas do Pontal do Atalaia
| melhores praias de Arraial do Cabo |

De todas as praias de Arraial do Cabo, as Prainhas do Pontal do Atalaia estão entre as mais famosas. E não é necessariamente por causa das duas praias-irmãs que dão um show de beleza, mas por causa da escadaria de madeira que dá acesso às praias e que se tornou o cartão-postal da cidade.

Não tem jeito, todo mundo quer uma foto nos degraus que levam ao cenário perfeito das Prainhas. Chegando mais cedo, a garantia de conseguir seu clique com mais privacidade é maior. Mas, em dias e horários de mais movimento, a gente acaba tendo que se conformar: dificilmente não aparecerá uma ou outra pessoa a mais na foto.

As Prainhas do Pontal ganham este nome por se tratarem de duas praias separadas por uma grande rocha. Quando a maré sobe as praias se separam, mas quando a maré abaixa, dá para caminhar pela areia e ter acesso aos dois lados.

Assim como a Praia do Forno, as Prainhas do Pontal do Atalaia não são muito extensas. Juntas, somam pouco mais de 500 metros de areia.

#Dica: desça as escadarias e caminhe até a outra extremidade das Prainhas (lado esquerdo para quem está de frente ao mar). Lá você encontrará a Gruta do Amor, que rende fotos lindas.
Procure fazer o seu clique de dentro pra fora, utilizando a gruta como uma moldura de pedra e o mar estampando o fundo. Fica lindo!

melhores praias de Arraial do Cabo: escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia | Como chegar

Pra quem vai em carro próprio ou alugado, o acesso é o mesmo que leva à praia Brava, dentro do Condomínio do Pontal do Atalaia.

Em dias mais cheios, a nossa dica é que você deixe seu carro na garagem e vá de uber ou táxi. Isto porque o estacionamento das Prainhas do Pontal é bem limitado, comportando apenas 250 carros.

Sem contar que não há um estacionamento propriamente dito e os carros param no lado direito da estrada, que é bem estreitinha. Quando a praia está mais cheia, o transito se torna intenso e é bem complicado manobrar… Pessoalmente, acho que não vale a pena o stress.

Se você fizer o passeio de barco, certamente fará uma paradinha nas Prainhas do Pontal, então essa é a segunda forma de ir até lá.

Prainhas do Pontal do Atalaia | Estrutura

Por ser bem turística, as Prainhas do Pontal tem bons quiosques e atendimento na areia, além do aluguel de guarda-sóis e cadeiras. O preço acaba sendo salgadinho, mas às vezes vale a pena se dar o luxo de petiscar uma porçãozinha beira-mar, mesmo que pagando um pouco a mais, você não acha?

Prainhas do Pontal do Atalaia | É pra quem?

Com suas escadarias cinematográficas e o cenário arrebatador, as Prainhas do Pontal são as queridinhas de quem se amarra em fotos e vídeos. Uma tarde por lá e o feed do seu Instagram vai ficar azulzinho!

Além disso, as Prainhas do Pontal do Atalaia são ótimas para relaxar. Estique a canga na areia e relaxe enquanto toma um sol, ao som do rolar das ondas.


Hospedagem em Arraial do Cabo

Confira aqui todas as pousadas e hotéis em Arraial do Cabo disponíveis no Booking.com.

Caso prefira alugar uma casa de temporada, a opção mais confiável é o Airbnb, que inclusive foi a nossa escolha nessa última viagem! A casa que alugamos é essa aqui, tem um ótimo custo-benefício e fica a 10 minutinhos de caminhada da Praia Grande.


5. Praia Grande
| melhores praias de Arraial do Cabo |

A Praia Grande é a mais tradicional e badalada de Arraial do Cabo. É de fácil acesso, já que fica no centro da cidade, e por isso tem bastante movimento, principalmente nos finais de semana.

Montar base nas proximidades dos quiosques pode ser um incomodo para quem gosta de sossego. Além do alto número de turistas, ainda rola aquela guerra de caixinhas de som. A cada 5 metros é um ritmo tocando, a todo volume.

Mas, a Praia Grande tem esse nome não atoa. Ela é bem extensa e se você caminhar um pouco, poderá ter toda a tranquilidade que deseja.

Dizem que as águas da Praia Grande são as mais frias de Arraial do Cabo. Se é verdade eu não sei, mas, dependendo da época, realmente é impossível tomar um banho do mar. Até pinguim costuma dar as caras!

Por outro lado, se o sol estiver brilhando forte e a água com uma temperatura mais agradável, tenha certeza que a Praia Grande vai te impressionar positivamente!

melhores praias de Arraial do Cabo: naufrágio da Praia Grande

Na Praia Grande você pode tirar o dia para pegar uma cor na areia, surfar (se você for do surf), correr ou caminhar na orla, alugar uma prancha de stand up paddle e remar pela água transparente, flutuar com um snorkel em busca de vida marinha, jogar frescobol, almoçar em algum restaurante com vista para o mar, comer comida de praia (açaí, queijinho coalho, milho verde, espetinho de camarão, amendoim e muito mais), assistir ao por do sol (que de lá é realmente espetacular), tomar uma caipifruta, enfim… há mil e uma coisas para fazer!

Ah! E além de tudo o que eu falei, tire um tempinho para percorrer o caminho que leva ao deck dos pescadores e às ruínas de uma antiga empresa de dessalinização. A trilha – que é super fácil – fica na ponta esquerda da praia, e o caminho oferece uma vista indescritível para a imensidão da costa. (Separe de uma a duas horas para o passeio e, se possível, fique para o por do sol!)

Fique sabendo: Na Praia Grande há um naufrágio bem próximo da areia (foto acima). O navio afundado chamava-se Imbetiba e naufragou no ano de 1881, após encalhar na praia em meio a um nevoeiro. Do alto da trilha que leva ao Deck dos Pescadores a embarcação fica bem visível na maré baixa.

Praia Grande | Como chegar

Não há mistério algum, já que está no centro. Dependendo de onde você estiver hospedado, poderá ir à pé até ela.

Para estacionar na orla, é bem provável que você tenha que pagar. Mas, em baixa temporada, é bem fácil encontrar vagas nas ruas laterais, que não são cobradas.

Praia Grande | Estrutura

A Praia Grande é a que tem melhor infraestrutura em Arraial, contando com quiosques, barzinhos e restaurantes.

Praia Grande | É pra quem?

Pra quem quer a praticidade de pegar uma praia sem ter que se preocupar em se deslocar pra longe.


➳ Leia também: 10 opções de Airbnb em Arraial do Cabo


6. Praia da Graçainha
| melhores praias de Arraial do Cabo |

Ela é pequenininha e cheia de pedras. Mesmo assim, a Praia da Graçainha foi um achado em Arraial, merecendo a 6ª posição na nossa lista.

A praia é simplesmente uma estreita faixa de areia bege (+ ou – 20m) contornada por pedras, que fica em um caminho escondido, acessado por uma trilha que se inicia na extremidade direita da Prainha.

Dependendo do que você procura, pode se encantar ou se decepcionar com a Graçainha: ela é bem roots e totalmente selvagem, mas é um dos melhores points para snorkel de Arraial!

Praia da Graçainha | Como chegar

O início da trilha fica do lado direito da Prainha, pra quem está de frente ao mar – no Google Maps, procure por “Restaurante do Nelson”. Caminhe por cerca de 10 minutos e você chegará na praia.

Praia da Graçainha | Estrutura

Na Graçainha há zero estrutura, por isso, leve tudo o que precisar.

Praia da Graçainha | É pra quem?

Nas suas laterais, repletas de pedras, corais e algas, é facílimo encontrar tartarugas e peixes que vão até lá para se alimentar. Então, se você ama observar a vida marinha, a Graçainha é destino certo para o roteiro!

Fique ligado: a pequena baía também é utilizada por pescadores, que recolhem as suas redes lá. Geralmente eles fazem isso pela manhã. Fique de olho para não se machucar em alguma carcaça de peixe descartada ou até mesmo em alguma rede que possa ter ficado para trás.


7. Prainha
| melhores praias de Arraial do Cabo |

Quando a gente chega em Arraial, é a Prainha que nos recebe para dizer: você chegou ao paraíso!

Assim como a Praia Grande, a Prainha é de areia fina, marzão azul “estilo caribe” e ondas suaves. Ela também é urbanizada e bem estruturada.

Durante o dia, as suas areais ficam lotadas de famílias e amigos reunidos e muitas barracas com drinks e petiscos, especialmente do lado direito da praia. Se você quiser um ambiente com clima mais sossegado, a pedida é correr para o lado oposto, o esquerdo.

Dica: na Prainha rola uma feirinha de artesanatos, ideal para quem quer levar uma lembrancinha de Arraial pra casa.

Melhores praias de arraial do cabo: prainha

Prainha | Como chegar

A prainha fica logo na entrada de Arraial do Cabo, então não tem como errar. Para estacionar, basta procurar uma vaga nas ruas próximas à praia.

Prainha | Estrutura

O lado direito da praia é cheio de barraquinhas e restaurantes, por isso mais movimentado. O lado esquerdo é mais vazio e tranquilo.

Prainha | É pra quem?

A prainha atende bem a todos. É excelente para banho!


Curtiu o post? Já conhece Arraial do Cabo e tem mais dicas? Deixe um comentário! 🙂


Para montar o nosso roteiro por Arraial, pegamos várias informações nos blogs Viagens Cine e Em Algum Lugar do Mundo. Fica então a indicação para leitura (e o nosso muito obrigado!):


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

4 Comments

    • Flávio Borges Responder

      Concordo plenamente! Não consigo me cansar de Arraial!

      Forte abraço

  1. Fabio Pastorello Responder

    Também somos apaixonados pela Praia Brava, que bom que conseguiram pegar ela com a maré baixa. E que artigo incrível e que fotos!!! Uau. Como sempre arrasaram. Abração.

digite seu comentário