Em meio a um deserto de imensas dunas que se movem constantemente ao soprar do vento está um dos lugares mais fantásticos e diferentes que você poderá conhecer no Peru: o famoso Oásis de Huacachina!

Como assim, um oásis na América do Sul? Isto existe mesmo?

Sim, você não leu errado.

A cerca de 400km de Lima e do ladinho da cidade de Ica está Huacachina, um típico oásis no meio do deserto, com um laguinho no centro e grandes palmeiras ao seu redor. Um oásis exatamente do jeito que você sempre imaginou que seria um!

Huacachina é pequena e simples. Mas, apesar do seu tamanho tímido, o lugar não decepciona os incontáveis turistas que passam por lá todos os anos, sendo um destino imperdível para quem está passando as férias em Lima e arredores.

Siga as dicas deste post, planeje sua viagem e descubra todos os segredos deste lugar tão incomum!

Oásis de Huacachina, no Peru
Oásis de Huacachina, no Peru

Sobre Huacachina, no Peru

A primeira coisa que você deve saber sobre Huacachina é que o oásis é um lugar extremamente turístico. Por lá você encontrará pessoas do mundo inteiro e incontáveis agências oferecendo passeios pelas dunas.

Por esse motivo, Huacachina desenvolveu uma boa estrutura para receber os viajantes. Possui ATM, restaurantes, farmácias, mercados e dispõe de vários tipos de acomodações que atendem desde mochileiros econômicos até aqueles que procuram um pouco mais de conforto.

Apesar de ser um lugar incrível, o oásis não tem tantas atrações, sendo que a melhor opção para o seu roteiro é passar uma noite em Huacachina. Assim, você poderá fazer o passeio de buggy no final da tarde e depois curtir um dos principais atrativos do lugar: assistir ao pôr do sol no deserto.

À noite vale a pena sair para conhecer alguns dos barzinhos e restaurantes ao redor do lago.

O que fazer no Oásis de Huacachina

Gosta de fortes emoções? Curte esportes radicais? Ama conhecer lugares diferentes? Então fique sabendo que Huacachina é o destino certo para você.

Veja o que fazer em Huacachina:

Passeio de Buggy

Prepare-se! Uma das principais atividades em Huacachina exige um pouco de coragem e envolve um certo grau de adrenalina. Topa subir e descer as dunas imensas em um buggy a toda a velocidade?

Quando falo que as dunas são realmente muito altas eu não estou exagerando. Algumas tem mais de 30 metros de altura e a sensação que temos durante o passeio é que estamos em uma montanha-russa no meio do deserto!

Os buggys são adaptados e levam até 12 pessoas. Eles saem de hora em hora de Huacachina e é bem fácil contratar o passeio por lá.

Em todos os cantos do Oásis você encontrará pessoas vendendo o tour, e os preços não variam muito. (Mesmo assim vale a dica de pedir um desconto 😉).

Ao contratar este tour, você poderá escolher entre uma opção mais curta, que dura cerca de 1 hora e que se resume ao passeio de buggy, ou um de 2 horas, com direito a praticar sandboard em algumas paradas.

Nós optamos pelo tour com sandboard e pagamos 25 soles por pessoa (+ou- 26 reais) em mar/2018.

Sandboard

Confesso que subestimei a dificuldade do sandboard. Achei que seria fácil subir na prancha e descer as dunas do deserto.

Eu estava redondamente enganado!

Nem me lembro a quantidade de capotes que tomei ladeira abaixo, só sei que no final eu estava com tanta areia pelo corpo que precisei de uns 3 banhos para me livrar de todos os grãos haha.

A boa notícia é que você não precisa ter intimidade com a prancha para poder curtir o sandboard. Há a opção também de descer as dunas sentado (a) ou deitado (a) na prancha.

Não vou falar que não precisa de um pouquinho de coragem para encarar as descidas porque realmente precisa. As dunas são bem altas e lá de cima parece que elas dobram de tamanho.

Para ajudar a perder o medo, o motorista do buggy leva o grupo primeiro em uma duna menor, depois em uma segunda um pouquinho maior e por fim em uma terceira bem grandona.

Descer as montanhas de areia é uma delícia e para mim foi algo super diferente. Não dá pra deixar de mencionar que este passeio não é lá muito seguro, mas ainda assim vale o risco. Só esteja com seu seguro viagem em dia 😬


Dica: seguro viagem

Por falar em seguro viagem, saiba que ele é um item essencial para qualquer viagem internacional, e para o Peru não seria diferente.

Com um bom seguro você terá toda a tranquilidade de viajar sabendo que poderá contar com o apoio necessário caso ocorra qualquer imprevisto.

Nós sempre fazemos a cotação do seguro com a Real Seguros e com a Seguros Promo, que são sites que comparam os valores de várias seguradoras e nos apresentam os seguros com melhor custo x benefício.

Se você quiser saber mais sobre seguro, como contratar e como encontrar o mais barato, não deixe de conferir o post: Seguro Viagem América do Sul – Tudo o que você precisa saber


Oásis de Huacachina, Peru - Dunas
Dunas

Pôr do sol nas dunas

Depois de gritar desesperadamente no buggy e de comer areia no sandboard, é hora de relaxar um pouquinho!

No final do passeio, todos voltam para o buggy e o motorista nos leva novamente para o alto das dunas, em um ponto próximo ao Oásis.

Ali a gente presenciou uma das coisas mais lindas da nossa viagem. O sol se pondo no deserto é algo realmente inesquecível!

Após o sol se esconder por completo, o motorista chamou o pessoal para retornar.

Ao invés de descer de buggy com todos, nós preferimos ficar um tempinho a mais nas dunas para fazer algumas fotos do oásis e depois retornar à pé mesmo.

Anoitecer em Huacachina
Anoitecer em Huacachina

Curtir a noite no Oásis

Pensa que acabou? Ainda não!

Se você é do tipo que curte um barzinho, poderá escolher alguma das opções de Huacachina para jantar e até mesmo tomar um drink.

Apesar de ter alguns bares mais animados, a noite no Oásis não se estende até muito tarde. A maioria das opções não passa de 23h, então, se você quiser se acabar na balada, a melhor opção é seguir para Ica.

Nós não somos tão animados para baladas assim (traduzindo, #velhos kkk) e preferimos ficar em Huacachina mesmo. Escolhemos terminar o dia em um bar com um nome um tanto quanto inusitado: o Huaca Fucking China.

O bar é bem descontraído e tem vários ambientes. Se você quiser somente um lugar para comer, pode ficar nas mesinhas da parte de fora, mas se você for do tipo mais animado (a), na parte de cima do bar há uma pista de dança.

Logo na chegada já fomos recebidos com uma dose de pisco de cortesia. Durante a noite pedimos pizza (muito gostosa, por sinal) e alguns poucos (não tão poucos haha) drinks.

Bate e volta em Paracas

Se você nunca ouviu falar de Paracas, saiba que é uma cidadezinha no litoral do Peru, e que fica a 80 km de Huacachina.

Paracas é também um destino muito buscado pelos turistas, já que além de possuir paisagens de tirar o fôlego, também é a morada de milhares de animais marinhos.

Em um típico passeio de barco saindo do pier de Paracas com destino às Islas Ballestas, você avistará uma vida selvagem sem igual! São incontáveis espécies de pássaros e peixes, além de golfinhos, pinguins, tartarugas, leões e lobos marinhos e até mesmo baleias!

Nós preferimos (e indicamos) que você passe pelo menos uma noite em Paracas, para conhecer com calma a Reserva Nacional de Paracas por terra (em um passeio de buggy, quadriciclo, van ou bike) e também pelo mar (no passeio de barco).

Mas se você não dispõe de muito tempo, pode fazer um bate e volta de Huacachina para Paracas e fazer pelo menos um passeio por lá.

O pôr do sol em Paracas também é algo que vale a pena incluir no roteiro!

Tanto em Ica quanto em Huacachina é super fácil encontrar passeios que levam até Paracas, e você poderá contratar na hora mesmo.

Leia tudo sobre Paracas no post: Guia completo para visitar Paracas.

Huacachin - Cores do deserto

O que ninguém te conta sobre Huacachina

Pela grande maioria das fotos que vemos nas redes sociais, temos a impressão que Huacachina é um pequeno oásis isolado no meio da imensidão do deserto.

Realmente Huacachina é um pequeno oásis e, sim, está no meio do deserto.

Mas o que ninguém te conta (e que a grande maioria das fotos não mostram) é que este lugar não está tão isolado assim.

A pouco mais de 2 quilômetros de lá está a cidade de Ica, que possui cerca de 250 mil habitantes. Se você subir nas dunas que cercam o Oásis, poderá ver Ica facilmente.

Outra curiosidade sobre Huacachina é que o lago do centro do oásis é artificial.

Na verdade há algumas décadas o lago era natural, mas, com o crescimento do turismo muitos poços foram furados por lá e o nível do lago foi diminuindo.

Fique sabendo
A água do lago de Huacachina é imprópria para banho.

Assim, para contornar a situação, foi necessário instalar um mecanismo para bombear água para o lago.

Estas questões não tiram a magia de estar em Huacachina, mas acho justo que as pessoas saibam destes detalhes.


Oásis de Huacachina no Peru

Dicas para a sua viagem

  1. O melhor horário para fazer o passeio de buggy é às 16h. Assim você poderá assistir o sol se pondo no final do passeio.
  2. Para ir de Lima até Huacachina, pegue um ônibus para Ica (5 horas de viagem) e depois siga para o oásis de táxi ou transfer (10 minutinhos).
  3. No passeio de buggy vá de chinelo, roupas confortáveis e leve também uma bolsinha/mochila para proteger sua câmera da areia.
  4. Em Hucachina você encontrará a famosa “chocoteja”, uma espécie de bombom peruano delicioso!
  5. Se você for pernoitar em Paracas, uma boa dica é deixar suas bagagens no hotel/hostel em Huacachina e levar só o essencial para uma noite.
  6. Em Huacachina há muitos mosquitos, não esqueça o repelente.

Leia também: 5 bons motivos para viajar de ônibus no Peru


Onde ficar em Huacachina

Nós optamos por economizar e ficamos em um hostel simplesinho. Nos hospedamos no El Boulevard, em um quarto de casal com banheiro privativo.

O hostel tinha ventilador no quarto (excelente arma contra os pernilongos), uma piscina (que nem entramos) e café da manhã (simples também).

Um ponto super negativo no hostel foi que nas paredes do quarto havia vários pernilongos mortos. Sabe quando você mata o pernilongo na parede e o ‘corpo’ fica lá? Exatamente disto que estou falando. 😣

Detalhes assim fazem a diferença e creio que se você estiver disposto(a) a pagar um pouquinho mais, poderá ficar em um hotel/hostel melhor.

Vi excelentes avaliações das seguintes hospedagens:

(As avaliações abaixo são referentes à ago/2019 e os valores são para um casal em quartos com banheiros privativos, em datas aleatórias do mesmo período | Fotos de divulgação)

Hostal Curasi

Possui nota 8.4 no Booking e quartos a partir de R$218,00. Passamos em frente a ele e realmente pareceu um lugar bem legal.

⭐ Veja no Booking

Banana’s Adventure Hostel

Possui nota 8,9 no Booking e quartos a partir de R$ 255,00.
O hostel tem uma pegada mais jovem sendo bem animado.

⭐ Veja no Booking

Hotel El Huacachinero

Possui nota 8.4 no Booking e quartos a partir de R$238,00.

⭐ Veja no Booking

Desert Nights Ecocamp

Possui nota 8.9 no Booking e quartos a partir de R$218,00. O Desert Nights Ecocamp é bem diferente, já que os hospedes não ficam em quartos, mas sim em tendas. Os banheiros são compartilhados, mas deve ser bem diferente passar uma noite por lá!

⭐ Veja no Booking


Curtiu o post? Deixe um comentário pra gente! 😉


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites. Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros. Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).

Author

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

Deixe seu comentário!