Depois de definir o Chile como nosso destino, compramos as passagens no site da Tam com 9 meses de antecedência! Foi um dos melhores preços que encontramos desde que começamos a acompanhar as tarifas: por duas passagens ida e volta, saindo de Belo Horizonte (Aeroporto de Confins), conexão em São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) com destino a Santiago, pagamos R$885.47, já com impostos.

Embarcamos no dia 19 de julho às 05:55 em Confins, e em mais ou menos uma hora já estávamos pousando em SP para a nossa primeira escala.

A parte cruel da viagem começava nesse momento... 5 longas horas de conexão no aeroporto de Guarulhos. E foram realmente longas pois o  wi-fi do aeroporto só funcionou na primeira hora, após isso era necessário vender um rim (ou quase isso 😂) para poder continuar usando.

Ponto pra Confins já que lá o wi-fi é liberado (pelo menos durante nossas quase três horas por lá). Às 12:45 em ponto já estávamos decolando com destino ao Chile. 😍

A melhor parte do voo foi quando atravessamos a Cordilheira, já chegando em Santiago!

Nosso assento era do lado esquerdo do avião e a vista foi incrível! Foram pouco mais de quatro horas de viagem até chegar a Santiago, com pouca turbulência e lanchinho servido pela Companhia.

Anote a dica: na ida, escolha uma poltrona do lado esquerdo do avião para ver a Cordilheira dos Andes!

Vista da Cordilheira dos Andes.

Desembarcamos no Aeroporto Arturo Merino Benítez (Santiago), pegamos nossas malas e seguimos para o guichê da Transvip.

Transvip é empresa chilena especializada em transfer e que fica logo na saída do aeroporto junto ao guichê de táxis.

Ah! Antes de entrarmos no transfer, trocamos R$300,00 em uma casa de câmbio (Afexdentro do aeroporto para os gastos com o deslocamento e para comprar alguma comidinha.

Levamos todo o nosso dinheiro em espécie e fomos trocando aos poucos durante a viagem, para evitar o IOF no cartão.

Voltando ao transporte, pagamos 6.400 pesos por pessoa em um transfer compartilhado, ou seja, a van aguarda por alguns minutos a chegada de mais pessoas com o mesmo destino que o seu.

Em menos de 10 minutos nossa van saiu e logo nos deixou onde iríamos nos hospedar.

Nos hospedamos em um apartamento no centro de Santiago, que alugamos pelo site Airbnb.

Chegamos no apartamento já à noite. Deixamos nossas coisas por lá e saímos pelas ruas próximas para termos um primeiro contato com a cidade.

Demos uma voltinha, encontramos uma pizzaria e aproveitamos para comer. Após, já mortos de cansaço, compramos algumas coisas em um mercado para o dia seguinte e voltamos para o ap.

Santiago à noite vista da janela do apartamento que ficamos

Primeiro dia em Santiago

No dia seguinte, acordamos bem cedo, ansiosos pelo primeiro dia em terras chilenas, porém o ‘dia’ demorou um pouco pra começar... 7, 8 horas da manhã e nada de amanhecer! 😟

Isso me incomodou bastante durante o tempo em que estivemos no Chile, já que aqui no Brasil amanhece cedinho. Lá o sol dava as caras por volta de 9 horas da manhã, e a maioria das lojas começava a abrir só depois das 10h.

Saímos assim que amanheceu com três objetivos: tomar um café da manhã gostoso, trocar dinheiro e perambular pelo centro de Santiago.

Assim que saímos, fomos direto para o Starbucks 💓☕!

Pedimos chocolate caliente e croissant Frambuesa Queso, tudo delícia!

Depois seguimos para a rua Agustinas, que é cheia de casas de câmbio para pesquisarmos a cotação. A melhor era de 180 pesos para cada Real. 😵

Continuamos andando e sem querer chegamos ao Palácio de La Moneda, bem na hora da troca de guarda! Sério, foi muita sorte!

Santiago

Dica: durante toda a viagem usamos o app Here Maps (para Android) para nos orientar. Baixamos os mapas do Chile pra usar offline e nos viramos super bem com ele!

O primeiro cerro (e mais próximo de onde estávamos) foi o Santa Lucia.

Subimos este cerro sem esforço nenhum! A vista lá do alto é linda e vale demais o passeio, dá pra ir andando numa boa.

Subindo o Cerro Santa Lucia
Cerro Santa Lucia

Vista de Santiago
Vista de Santiago. (A neblina e a poluição atrapalharam um pouquinho a vista para a Cordilheira dos Andes)

O Cerro San Cristobal é um pouco mais longe e optamos por ir de metrô, passando pelo (lindo!) Parque Forestal com destino à estação Bellas Artes.

Descemos na estação Patronato (mais tarde descobri que a mais próxima seria a Baquedano).

Museu Bellas Artes

Já era hora do almoço e no caminho paramos num restaurante que nos agradou mais.

Pedimos salmão grelhado e suco de framboesa. Uma delícia! (esse suco me mata de saudade... Tá, o salmão também, vai!).

Mais uma caminhada básica até o Cerro San Cristobal e ao chegar nos surpreendemos ao ver o tamanho da fila para o funicular (algo parecido com um bondinho), porém como não havia a menor chance (nem disposição) de fazer o trajeto a pé, o jeito era esperar.

Antes de subir, fizemos uma visita à feirinha ali ao lado. Aproveitei e comprei uma meia calça térmica (5.000 pesos).

Entrada do Funicular
Fila do Funicular (Não se engane, lá dentro ela dava várias voltas!)

Longos minutos depois (leia-se horas), chegou a nossa vez (de pagar, pois a fila lá dentro dava voltas e voltas).

Subida + descida (sem parar no zoológico) custam 2.000 pesos por pessoa e é preciso apresentar o ticket em ambos os trajetos.

Funicular de Santiago
Funicular

Lá em cima provamos o curioso mote com huesillos, que, digamos, decepcionou um pouco.

O Mote com Huesillos é uma bebida tipicamente chilena feita com pêssego e trigo. A bebida é consumida fria e vem com uma colher para comermos o trigo que fica no fundo do copo. Às vezes, o suco ainda vem com um pêssego inteiro, que foi o nosso caso.

Além da calda super hiper mega doce, é impossível comer aquele pêssego com a colher de plástico que acompanha. Tentei por alguns instantes sem sucesso e desisti. Menos um item da wishlist.

Caminhamos um pouco, tiramos fotos e... descemos. Não andamos pelo Cerro todo pois o lugar é imenso!

Cerro San Cristobal - Viajando na Janela

Vista de Santiago do Cerro San Cristóbal

Mudando de assunto, o Bairro Bellavista (onde fica o Funicular) nos pareceu ótimo! Vários barzinhos lotados, parece ser uma região bem bacana pra se hospedar (fica pra próxima!), ao contrário do centro, que é bem deserto e não há opções pra sair à noite.

Depois de bater perna o dia inteiro voltamos para o apartamento.

No caminho, aproveitamos pra passar na padaria e comprar o café da manhã do dia seguinte para economizar tempo (e $$$$ haha).

+ Dicas: Todas as noites descarregávamos os cartões de memória das câmeras, por dois motivos básicos. Primeiro, para evitar ficar sem espaço no cartão justo na foto do lugar mais top da viagem; e segundo, caso fôssemos vítimas de furto/assalto, não perderíamos TODAS as fotos da viagem. Por isso é legal levar notebook e/ou HD externo e deixar ele quietinho na segurança do hotel/apartamento/hostel.

Chegamos mortos no ap e, depois de descarregar os cartões, comer alguma coisa e tomar um bom banho, apagamos...

O outro dia nos reservava um passeio super legal! Fomos conhecer uma vinícola chilena, a famosa Concha Y Toro.

Veja neste post como foi fazer o tour tradicional na Concha Y Toro!

Se você estiver preparando uma viagem para Santiago, a Marcela do Blog M Tripper tem umas dicas bem interessantes sobre passeios feitos saindo da capital! Vale a pena conferir o post: O que fazer em Santiago!

Autor

Mineira, 30 anos, formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por viagens, principalmente aquelas que possibilitam visitar novos lugares e conhecer novas culturas. Passa horas na internet lendo relatos de outros viajantes e adora contar suas experiências nas redes sociais e no blog.