Quando o assunto é viajar para o exterior, a América do Sul é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros. Seja pela proximidade, pelas constantes promoções de passagens, pela semelhança do idioma ou até mesmo por ser um destino quase sempre mais baratos do que a Europa, por exemplo.

Atrações chilenas, argentinas, uruguaias e colombianas costumam estar entre as mais procuradas pelos turistas.

E ao decidir explorar nosso continente, alguns cuidados antes da viagem precisam ser tomados, como a escolha de boas hospedagens, o roteiro de atrações e por último, mas não menos importante: o seguro viagem.

Apesar de ser importantíssimo (e você verá o por quê), o seguro viagem para a América do Sul tem sido deixado de lado quando comparado com a adesão a seguros viagem para a Europa. Isso porque em alguns países europeus (os países que fazem parte do Tratado de Schengen) o seguro viagem é obrigatório. Já na América do Sul, somente a Venezuela exige o seguro dos turistas.

Mesmo assim, contratar um bom seguro viagem é importantíssimo! Ele vai garantir sua tranquilidade durante toda a viagem, além de evitar dores de cabeça decorrentes de extravio de bagagem, perda de documentos, atraso de vôos ou acidentes, por exemplo.

Por isso, trouxemos nesse artigo as principais informações sobre seguro viagem na América do Sul. Confira!


Navegue pelo post


Seguro Viagem América do Sul - Estrada da Morte, Bolívia
Estrada da Morte (Bolívia)

É obrigatório fazer um Seguro Viagem para a América do Sul?

Uma das perguntas mais frequentes quando se trata de Seguro Viagem na América do Sul é sua obrigatoriedade.

Como já mencionado, de todos os países, apenas quem decidir viajar para a Venezuela será obrigado a contratar um Seguro Viagem. Além disso, não é qualquer cobertura que será aceita: é necessário ter um mínimo de US$ 40.000 para assistência médica.

Mas saiba que mesmo quando o país não te obriga a fazer a contratação de um Seguro Viagem, não dá pra deixar ele de lado.

Afinal, ninguém quer passar aperto em um país completamente diferente, onde as pessoas nem sequer falam a sua língua…

Por isso, não deixe de pesquisar e contratar seu seguro viagem. Por muitos motivos ele pode acabar sendo necessário e fará TODA a diferença caso algum problema apareça.

Por que devo fazer um Seguro Viagem para viajar pela América do Sul?

São muitos os motivos pelos quais devemos contratar um Seguro Viagem na América do Sul.

O primeiro deles é que a maioria dos países sul-americanos possui um sistema de saúde “não muito eficiente”. Por isso, caso alguma emergência aconteça, é recomendável que se tenha o auxílio de um Seguro viagem. Depender de um sistema público de saúde ruim, em um país desconhecido e com um idioma diferente não é a melhor opção para as suas tão sonhadas férias, né?

Além disso, é importante ter em mente que dentre os países da América do Sul, apenas no Paraguai e na Argentina será possível ser atendido gratuitamente. No Chile é possível ter recursos médicos apenas em casos de emergência ou risco de morte, e ele dura apenas até a estabilização do paciente.

Já em alguns países, como o Uruguai, não existe atendimento gratuito – nem em emergências – para estrangeiros não residentes.

Também existem muitos outros motivos para contratar um seguro viagem: a diferença de clima, a altitude, os hábitos alimentares e o saneamento básico precário de outros países, como a Bolívia, podem nos levar a ter algum mal estar ou até mesmo nos adoecer e no final, querendo ou não, será necessário buscar um atendimento médico.

Aqueles que pretendem praticar algum esporte, como esqui ou snowboard no Chile, também precisam estar atentos: acidentes tanto com iniciantes, quanto com esportistas mais experientes são muito comuns.

Por isso, contratar um seguro viagem que cubra a prática desses esportes é tão importante. Gastos médicos (que às vezes saem bem caros) ocasionados por uma torção ou fratura podem comprometer todo o resto da sua viagem!

Seguro Viagem América do Sul - Se você for esquiar ou praticar snowboard, confira se o seu seguro cobre a atividade. Geralmente, os seguros que cobrem apresentam a palavra "esporte" na apólice.
Snowboard em Chillán (Chile) – Se você for esquiar ou praticar snowboard, confira se o seu seguro cobre a atividade. Geralmente, os seguros que cobrem apresentam a palavra “esporte” na apólice.

Vale lembrar ainda que, como os esportes de neve normalmente são praticados em montanhas (às vezes de difícil acesso), na pior das hipóteses, pode ser necessário que o deslocamento até o hospital mais próximo seja realizado em helicóptero, o que pode aumentar e muito os custos médicos!

Por fim, os clássicos casos de extravio ou perda de bagagem e cancelamento de voo também podem ser um grande problema.

Todos esses motivos são muito comuns e acontecem todos os dias com muitas pessoas. Com um plano de seguro viagem, você consegue receber todo o auxílio necessário para não atrapalhar seu passeio, com todo o apoio da seguradora.

Por que existem preços diferentes para o Seguro Viagem? Vale a pena pegar o mais barato?

Quando a cotação de um Seguro Viagem é feita, são disponibilizados diferentes pacotes chamados de cobertura. Quanto maior a cobertura e a assistência oferecida pela empresa, maior será o custo. Por esse motivo os preços variam bastante, e tanto o destino quanto o tipo de cobertura influenciará no valor final.

Apesar de muitas pessoas optarem pelo Seguro Viagem mais barato, é importante ter em mente que ele pode não funcionar para você.

Quem paga pelo seguro viagem mais barato pode ficar sem auxílio no momento necessário, já que dependendo do país, os custos médicos podem ser muito caros e extrapolarem o valor da franquia contratada, ou o seguro contratado não cobrir determinados tipos de situação, como a prática de esportes, por exemplo.

A economia de alguns poucos Reais na hora de contratar o Seguro Viagem pode fazer com que você precise arcar sozinho (ou parcialmente) com alguns custos e, além disso, sofrer todo o estresse de um possível momento crítico.

Seguro Viagem América do Sul - Laguna 69, Peru
Trekking Laguna 69 (Peru) – Em lugares de grande altitude, o Seguro Viagem é fundamental!

Quanto custa o Seguro Viagem para a América do Sul?

O valor pago pelo seguro viagem pela América do Sul é calculado levando em consideração diversos fatores. Dentre eles estão o destino, a duração da viagem, a idade do segurado, as coberturas oferecidas, entre outros.

Ainda assim, tendo em vista que o maior benefício do seguro viagem é a certeza de não precisar se preocupar quanto a acidentes e outras dores de cabeça que podem comprometer sua viagem, o valor definitivamente vale a pena.

No geral, o preço do seguro viagem para a América do Sul por dia e por pessoa, sem nenhuma necessidade especial, é de cerca de 11 reais.

Fatores que interferem no preço do seguro:

  • A cobertura: este ponto se relaciona ao valor máximo que a seguradora arcará caso você a acione e também com as condições especiais que o seguro abrangerá (como esportes ou mesmo atendimento odontológico). Existem apólices que cobrem desde mil reais até 5 milhões. O nosso último seguro para a América do Sul, optamos por uma cobertura médica de 30 mil dólares por pessoa.
  • A duração da viagem: Outro fator que afeta proporcionalmente o preço do seguro viagem é a duração da viagem. Dessa forma, quanto mais tempo o visitante passará viajando, mais caro o seguro tende a ficar.
  • A idade: Algumas seguradoras trabalham com seguros específicos para pessoas com idade mais avançada. Assim, pessoas com idade acima dos 60 anos podem pagar mais caro a depender da seguradora, mas poderão ter uma cobertura mais ampla e personalizada.
  • A seguradora: Por fim, o que já foi citado anteriormente: algumas regras são decididas pela própria seguradora. Além da decisão de cobrar ou não um preço mais alto no seguro de pessoas idosas, a própria seguradora decide qual será o preço de seu produto. Assim, o preço pode se tornar bem subjetivo, sendo recomendado, portanto, que você pesquise antes de fechar.

Quais os principais benefícios de contratar o Seguro Viagem em uma viagem para a América do Sul?

Contratar um seguro viagem para a América do Sul possui diversas vantagens, veja só:

Seguro Viagem América do Sul - Huacachinal, Peru
Sandboard em Huacachina (Peru)

Não se preocupar com despesas extras em caso de acidentes

Acidentes acontecem, isso é um fato e não existe muito o que fazer. Porém, com o seguro viagem é possível contar com o auxílio de pessoas especialmente preparadas para ajudar nessas situações.

Algumas regiões possuem condições climáticas extremas e bem diferentes do que estamos acostumados, como deserto ou lugares em que as temperaturas são negativas. Sem falar que se o seu destino for os Andes, a altitude também poderá afetar o seu organismo.

Para lugares muito diferentes como esses, onde nosso corpo pode reagir de diversas formas ao ambiente, nada melhor do que poder contar com o benefício de assistência médica 24 horas por dia!

Esportes radicais sem preocupações

Você pode querer esquiar no Chile ou na Argentina, ou ainda caminhar durante dias para chegar até Machu Picchu, mas certamente não quer estar sem seguro caso se acidente em meio a sua aventura.

Como não é possível prever esse tipo de situação, a melhor escolha é estar assegurado (a) de que, caso algo aconteça, você terá o suporte de uma empresa séria e de hospitais de ótima qualidade para minimizar as suas preocupações.

Cancelamento de viagem

Pode acontecer de, poucos dias antes da sua viagem, você descobrir algo que te impede de ir. Uma cirurgia, a perda de um ente querido, acidentes envolvendo você ou um parente de primeiro grau, não importa.

Quando isso acontece, além de toda a frustração por não poder viajar, perder todo o investimento em passagens, hospedagem e passeios é um verdadeiro desperdício.

Com um Seguro Viagem, é possível que o plano tenha cobertura para cancelamentos.

Assim, vale a pena comparar os planos na hora de contratar seu Seguro e analisar se a cobertura oferecida para cancelamento de viagem é satisfatória.

Algumas seguradoras ainda oferecem a Cobertura de Cancelamento Total (ou Plus Reason), que oferecem uma cobertura de motivos ainda maior, como cancelamento de férias, demissão do trabalho, nomeação em cargo público, divórcio, visto negado, entre outros.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios do seguro viagem. Alguns planos incluem ainda cobertura para:

  • Extravio ou perda de bagagem;
  • Atraso de vôos;
  • Assistências necessárias para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes;
  • Assessoria jurídica, odontológica e também farmacêutica.
Seguro Viagem América do Sul - Deserto do Atacama, Chile
Deserto do Atacama (Chile)

Qual seguradora recomendamos?

Para contratar a melhor opção de Seguro Viagem de acordo com a suas necessidades, é preciso comparar os planos entre várias seguradoras e verificar qual terá o melhor custo benefício.

Para isso, a melhor opção é fazer sua cotação por meio de sites específicos para a comparação entre seguros.

Desde que fizemos nossa primeira viagem internacional, lá em 2015 para o Chile, nós sempre pesquisamos preços de seguros pelos sites da Seguros Promo e da Real Seguros, que são empresas de confiança e que oferecem preços muito bons!

Veja só como fazer a pesquisa na Seguros Promo e na Real Seguros:

Cotação online com a Seguros Promo

Seguro Viagem América do Sul -Seguros Promo

Para realizar a cotação pela Seguros Promo, basta:

  1. acessar o site da empresa
  2. preencher o seu destino
  3. preencher seus dados
  4. colocar a data de início e término da viagem
  5. e clicar em pesquisar.

A partir dessas informações, o site gera uma lista de diferentes seguradoras, seus respectivos preços e coberturas oferecidas.

Uma ferramenta interessante do site é o “Compare Plano”. Através dela, você pode comparar a cobertura de até quatro planos diferentes e ver o que se encaixa melhor às suas necessidades.

Após a escolha do plano, basta apenas seguir para a compra, informar os dados necessários e imprimir seu comprovante.

É importante informar seus dados pessoais corretamente (nome, telefone e e-mail) na hora de fazer um orçamento.

Economize com a Seguros Promo

O Blog do Viajando na Janela possui uma parceira com a Seguros Promo e nossos leitores possuem 5% de desconto utilizando o cupom  NAJANELA5 . Pagando no boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!

Faça um orçamento online e sem compromisso (com o desconto aplicado)!


Cotação online com a Real Seguros

Seguro Viagem América do Sul - Real Seguros

Cotação online com a Real Seguros

Assim como a Seguros Promo, a Real Seguros é outra empresa no ramo de comparação dos planos oferecidos pelas seguradoras.

O esquema de cotação também é bem parecido:

  1. você acessa o site
  2. insere o destino
  3. coloca as datas de ida e volta
  4. adiciona seu nome, email e telefone
  5. e, em seguida, o site exibe a lista completa com planos.

Cada plano terá valores e coberturas de diferentes seguradoras. Após escolher o que melhor te atende, basta fornecer os dados necessários para efetuar a compra e emitir sua apólice.

Economize com a Real Seguro Viagem

Também temos uma parceria bem legal com a Real Seguros e conseguimos 10% de desconto para os nossos leitores em todos os seguros!

Clique no botão abaixo e faça seu orçamento com 10% Off!


Importante: Após emitir a sua apólice, sempre tenha ela a mão durante a sua viagem. Pode ser de forma impressa, ou um PDF salvo no celular. Outra dica importantíssima e confirmar a forma de contato com a seguradora, que pode ser por 0800, aplicativo próprio, whatsapp e outros.


Agora que você já sabe tudo sobre Seguro Viagem na América Latina, não deixe de fazer sua cotação e escolher um plano que atenda às suas necessidades e ofereça o melhor custo benefício. Assim, você pode viajar tranquilo (a) e curtir o passeio sem se preocupar com os imprevistos.


Já teve alguma experiência e precisou do seguro viagem? Conta pra gente aqui nos comentários.


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites. Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros. Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).

Deixe seu comentário!