Não tenha dúvidas: seguro viagem compensa sim e é um item essencial para todo tipo de viagem, principalmente as internacionais.

E como ninguém está livre de imprevistos, criamos este post para que você entenda de uma vez por todas como funciona o seguro viagem, por que ele é tão importante, qual é o melhor para a sua viagem e como contratar.

Aproveite 10% de Desconto com a SegurosPromo

Clique aqui e ative o cupom
 OBA  para aplicar o seu desconto.

(pagando no boleto você ainda ganha mais 5%)

Seguro Viagem Internacional

Indo direto ao ponto: o que é o Seguro Viagem?

O seguro viagem funciona como um plano de saúde temporário que cobre todo o seu período de viagem em qualquer lugar do mundo.

Então, se você precisar de atendimento médico durante a viagem, poderá solicitar a ajuda de atendentes da seguradora escolhida e eles te indicarão um hospital ou posto de saúde mais próximo. Dependendo, eles poderão enviar até mesmo um médico onde você estiver. E o mais importante: este atendimento será todo custeado ou indenizado pela seguradora, sendo que você não precisará pagar nada ou, se pagar, receberá todo o dinheiro gasto de volta.

Mas não é só isso! O seguro viagem pode te oferecer assistência em caso de extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de vôos, perda de documentos, roubos, translado de corpo e outros inconvenientes que a gente nunca pensa que vai acontecer… mas que às vezes acontecem.


Seguro Viagem Internacional

Por que o Seguro Viagem é importante?

Existem países em que o seguro viagem é um item obrigatório. Alguns países europeus, por exemplo, exigem que o turista tenha contratado um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros para entrar no país! Na América do Sul, o Equador também está exigindo.

Por outro lado, mesmo que o seguro viagem não seja obrigatório para o destino que você escolheu, a tranquilidade que ele te proporciona em momentos complicados pode fazer toda a diferença para você.

Atendimento médico, no geral, pode ser muito caro lá fora. Para se ter uma ideia, uma consulta médica nos Estados Unidos pode custar, pelo menos, duzentos dólares e uma internação pode custar mais de DOIS MIL DÓLARES por dia! Ter que desembolsar uma fortuna dessas no meio da viagem pode ser algo bem ruim, não é? Pode até mesmo estragar toda a sua viagem ou seu intercâmbio.

Além de toda essa parte médica, a cobertura para outras “dores de cabeça” também são bem interessantes.

Já imaginou chegar no destino e descobrir que sua mala foi extraviada? O seguro geralmente cobre a compra de itens essenciais, como roupas e produtos de higiene pessoal, até que sua mala seja localizada. E se ela não for, você receberá uma indenização que varia conforme o plano escolhido.



O que o Seguro Viagem cobre?

Seguro viagem Internacional assistência médica

Assistência médica

Conte com atendimento médico, odontológico ou hospitalar onde você estiver.

Seguro viagem Internacional extravio de bagagem

Extravio de Bagagem

O Seguro cobre despesas referentes ao atraso, extravio e danos à mala, além de auxiliar na sua localização.

Seguro viagem Internacional cancelamento de voo

Cancelamento e atrasos de voos

Em caso de atrasos ou cancelamento de voos, você pode receber reembolso de despesas como alimentação e hospedagem.

Seguro viagem Internacional indenizações em caso de acidentes

Indenizações em caso de acidentes

Caso ocorra algum acidente durante a viagem, você pode receber uma indenização

Seguro viagem Internacional atendimento 24h

Atendimento 24h e em português

Você garante atendimento a qualquer hora do dia (e da noite), em português! Algumas seguradoras ainda disponibilizam um contato no Skype ou WhatsApp

Seguro viagem Internacional assistência jurídica

Assistência Jurídica

Algumas apólices cobrem até mesmo assistência jurídica. Isto é bem comum em situações envolvendo acidentes de trânsito em que o outro motorista presta uma queixa contra você.


Qual o melhor seguro viagem?

Antes de contratar seu seguro viagem, faça uma comparação entre as coberturas oferecidas e escolha aquela que melhor se adequar às suas necessidades.

Aqui a dica é: não compre o mais barato que você encontrar. Fazendo isso, você correrá um risco grande de não ter a cobertura adequada no momento em que precisar.

O melhor, na hora de fechar o seu seguro, é escolher uma cobertura que realmente se adeque a sua viagem.

Por exemplo, se você pretende praticar algum esporte durante a viagem (como esquiar ou praticar snowboard) procure por seguros que possuam a palavra “ESPORTE” e certifique-se de contratar aquele com uma maior cobertura.

No caso de esportes fique atento se o seguro escolhido cobre a modalidade que você vai praticar. Alguns esportes, como artes marciais por exemplo, dificilmente são cobertos.

Se você vai viajar para lugares onde a saúde é cara, como por exemplo os Estados Unidos, opte por apólices com coberturas maiores. Eu, por exemplo, não viajaria para os EUA com uma cobertura inferior do que 50 mil dólares.

Se você está na melhor idade (mais de 71 anos), existem planos especiais para você. Procure por seguros que contenham a palavra “SÊNIOR”.

Algumas seguradoras oferecem também planos específicos para as futuras mamães viajantes. Busque por planos com a palavra “GESTANTE”.

No final das contas, vale muito a pena gastar alguns poucos reais a mais por dia com seguro e ter realmente um plano que não irá te deixar na mão!


Como acionar o seguro viagem?

Acionar o Seguro Viagem é bastante simples. As boas seguradoras oferecem atendimento em português 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O acionamento pode ser feito por 0800, ligações a cobrar ou por aplicativos como Skype e WhatsApp. Algumas seguradoras possuem até app próprio para isso. É fundamental verificar, antes da viagem, como a sua seguradora deve ser acionada, ok?

Ao acionar a seguradora, ela vai indicar o estabelecimento médico mais apropriado pra você, de acordo com sua localização e com os sintomas que estiver sentindo.

Importante: Se você for atendido em algum hospital ou clínica credenciado pela seguradora (que é o que geralmente acontece) a própria seguradora arca com todas as despesas. Se você preferir ser atendido em um local específico que não seja credenciado, você poderá pedir o reembolso de todas as despesas pagas assim que apresentar os comprovantes de pagamento.


Quanto custa o seguro viagem?

O preço do seguro viagem depende bastante do destino, da faixa etária do viajante, de alguma condição especial (como cobertura de prática de esportes), limite de cobertura e outras variáveis.

Para se ter uma ideia, um seguro viagem de 8 dias no Brasil para um adulto custa a partir de R$ 4,5 o dia. Para a América do Sul e Europa você encontra planos à partir de 11 Reais o dia. Se o seu destino é a Ásia, encontrará planos a partir de 11,50 o dia.

Além de valer a pena, fazer um seguro viagem é barato!


3 dicas para contratar o seguro viagem mais barato
(e que realmente seja adequado para você)

1) Utilize sites que comparam várias seguradoras e te apresentam os seguros com melhor custo x benefício

Você já pesquisou hospedagem pelo Booking? Por lá você escolhe o destino e o site te dá várias opções de hotéis, não é?

Da mesma forma que você utiliza o Booking para comparar hospedagem, para contratar o seu Seguro Viagem você poderá fazer a pesquisa entre várias seguradoras em alguns sites de busca.

As duas plataformas que comparam seguros que mais utilizamos são os sites da Seguros Promo e da Real Seguros.

Vale lembrar que nem a SegurosPromo nem a Real Seguros são as seguradoras. Como dito, elas são plataformas que te apresentam várias seguradoras (como a Assist Card, Affinity, Travel Ace, Vital Card) e planos.

Para contratar o seguro, você deve comparar os preços das seguradoras e fechar com a que tiver o melhor custo x benefício para a sua viagem e seu perfil de viajante.

2) Utilize cupom de desconto

Tanto a Seguros Promo quanto a Real Seguros possuem parceria com o Viajando na Janela e sempre que pinta algum cupom de desconto exclusivo para parceiros, nós divulgamos para os leitores.

Siga nossas redes sociais e seja o(a) primeiro(a) a saber qual cupom poderá te descolar aquele descontinho maroto!

Clique nos botões abaixo e seja redirecionando para o site da Seguro Promo ou da Real Seguros já com um cupom de desconto aplicado!

3) Pague no boleto

Pagando por boleto, você elimina eventuais taxas do cartão de crédito e acaba ganhando 5% de desconto com a Seguros Promo!


Dica extra: se você faz ou pretende fazer mais de uma viagem internacional em um ano, uma boa forma de economizar (até 60% off) é escolher o Plano Anual Multi Trip da Seguros Promo (clique).


Quais seguradoras são confiáveis?

Assist Card, Assist Trip, Affinity, GTA, Travel Ace. Estas são as seguradoras preferidas dos nossos leitores.

Veja abaixo um infográfico contendo as seguradoras mais contratadas com a Seguros Promo:


Créditos
Imagens e ícones – Freepik
Banner: SegurosPromo

Escrito por

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

Escreva um comentário