Está se preparando para sua primeira viagem internacional? Então este guia será bem útil! Passaporte é um documento obrigatório para entrar e sair de quase todos os países e agora você confere um passo a passo bem simples para que você possa emitir o seu.


Salve no Pinterest para não perder estas dicas!

Se você tem planos de fazer uma viagem internacional, uma das primeiras providências a se pensar é a emissão ou renovação do passaporte. Com exceção dos países que fazem parte do Mercosul, os quais permitem a entrada de brasileiros apenas com o documento de identidade, para todos os outros países será necessário a apresentação do seu passaporte.

A notícia boa é que não é difícil conseguir o documento, basta seguir os passos deste guia, pagar a taxa e pronto! O passaporte estará na sua mão pronto para receber muitos carimbos.

E o procedimento é mesmo tanto para quem vai tirar o seu primeiro passaporte ou para quem já tem, mas precisa renovar.

Fique sabendo: a renovação do passaporte é, na verdade, a requisição de um novo documento. Ou seja, o seu passaporte antigo ficará inutilizado e você ganhará um novinho em folha.


Guia completo para tirar passaporte: quem pode emitir o documento

Qualquer pessoa pode (e deve) emitir o seu passaporte para uma viagem internacional, independente da idade. Na verdade, as únicas situações que impedem alguém de emitir um passaporte é uma ordem judicial impossibilitando a pessoa de sair do país, ou alguma pendência com a Receita Federal, com as Forças Armadas ou com a Justiça Eleitoral.

E, ao contrário do que muita gente pensa, não há qualquer tipo de consulta à órgãos de proteção de crédito do Brasil. Mesmo que você esteja com o nome inscrito em algum, poderá solicitar a emissão do seu documento sem maiores problemas.

Como tirar passaporte

Como tirar passaporte passo a passo

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal, através da Divisão de Passaporte, e para tirar o seu é necessário comparecer ao órgão duas vezes durante o processo de emissão do documento.

A primeira ida na PF será para dar entrada no pedido (colher digitais e fazer foto) e a outra será apenas para retirar o documento depois de pronto.

Além disso, parte do processo é realizado online, o que facilita a nossa vida.


Como tirar passaporte - documentos

Passo 1 – Documentação necessária

A primeira coisa a se fazer é reunir a documentação necessária:

  • Documento de Identidade – a Polícia Federal aceita como documento de identidade o RG expedido por órgãos públicos ou militares, carteira nacional de habilitação (CNH), passaportes anteriores, previdência social e carteira de trabalho.
  • CPF – caso você não tenha CNH ou se seu documento de identidade não possui o número de CPF, será necessário apresentar o cartão de CPF original.
  • Certidão de Casamento – Mas só se seu nome tenha sido alterado.
  • Certificado de naturalização – para quem é naturalizado.

Atenção: todos os documentos a serem apresentados precisam ser os originais e dentro da validade. Não são aceitas cópias, mesmo que autenticadas.


Documentos que você não precisa levar, mas tem que estar em dia para tirar o passaporte

  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição
  • Quitação com o serviço militar
  • Pagamento de Guia de Recolhimento da União – GRU

Importante: Caso não seja o seu primeiro passaporte (ou seja, você está renovando), é necessário levar o documento anterior, caso ele ainda esteja válido. Se você não o apresentar terá que pagar a taxa em dobro.


Como tirar passaporte - formulário online

Passo 2: preenchimento do formulário

Com todos os documentos reunidos, vamos para o próximo passo.

Esta etapa é toda online. Basta acessar o site com o formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal (link abaixo) e preencher seus dados em 4 telas: Dados pessoais, documentos, dados complementares e revisar dados.

Bastante atenção para não errar, ok?

O formulário de requisição encontra-se neste link: Formulário Passaporte Polícia Federal


Como tirar passaporte - pagamento

Passo 3: pagamento da GRU

Após preencher todos os campos e confirmar todos os dados no formulário da PF, o site vai gerar um protocolo com a sua solicitação e uma guia para pagamento chamada de GRU (Guia de Recolhimento da União).

A GRU é praticamente um boleto. Basta pagá-lo no banco, caixa eletrônico, internet ou uma lotéria.

O preço do passaporte comum, usado para turismo atualmente está em R$ 257,25. Você terá que pagar esse valor tanto se estiver tirando o seu primeiro passaporte ou se estiver renovando.


Como tirar passaporte - agendamento na Polícia Federal

Passo 4: agendamento no site da PF

Agora que você já pagou a GRU é só aguardar a compensação bancária (que geralmente acontece no próximo dia útil) para fazer o agendamento do atendimento no posto da Polícia Federal.

Além disso, se a viagem for em família, ou entre amigos, você poderá agendar uma unica vez para todos no mesmo dia para facilitar.

Então, faça o seguinte:

O próprio sistema vai te indicar os postos disponíveis em cada cidade, e as datas e horários que estão livres em cada um dos locais. Lembrando que nem todas as cidades tem posto da Polícia Federal, se este é o seu caso, escolha um posto mais próximo de você.

Simples, não é?

Dica: Se por algum motivo você precisar reagendar a data de comparecimento na PF, basta acessar o mesmo link de agendamento e, no menu que aparece acima, clicar em Agendamento de Atendimento e depois em Reagendar.


Como tirar passaporte - Ir ao posto da Polícia Federal

Passo 5: Vá ao posto da Polícia Federal

Lembra dos documentos que listamos lá em cima no começo do nosso passo a passo? Então, é hora de reuni-los e comparecer na data e horário que você escolheu no site da Polícia Federal, com todos eles em mãos.

Recapitulando: Documento de Identidade / CPF / Certidão de casamento para quem teve o nome alterado / Certificado de naturalização se você for naturalizado.

Triagem Inicial na Polícia Federal

Como na maioria dos órgãos públicos, você vai receber uma senha e, quando for chamado (a) o atendente vai conferir todos os seus dados.

Logo depois, você vai seguir para o setor de coleta de digitais e por fim tirar a foto.

Quase lá!

Agora é só aguardar o seu passaporte ficar pronto. Normalmente o prazo é de 6 dias úteis, porém eles vão te entregar um protocolo com a data prevista da entrega.

Além disso, você poderá acompanhar o andamento do pedido através do próprio site da Polícia Federal (neste link).


Como tirar passaporte - retirar o passaporte

Passo 6: finalmente é hora de retirar o passaporte

Chegou o momento tão esperado: a hora de pegar o seu passaporte na mão.

Você deve comparecer pessoalmente ao posto da PF com um documento de identidade e, finalmente, começar a programar a sua viagem para fora do Brasil!


Como tirar passaporte - dicas

Qual a validade do passaporte?

O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos e assim que ele expirar, você poderá emitir outro novo. Se você preferir (ou precisar) poderá renovar o seu passaporte antes do vencimento.

Importante: muitos países exigem que o passaporte tenha mais de 6 meses de validade, outros exigem ainda que o documento tenha duas (ou mais) folhas em branco.


Considerações finais

Agora que você já tem todas as informações, o processo para retirar o seu passaporte ficará mais fácil, e rapidamente o documento vai estar nas suas mãos, pronto para ser carimbado várias vezes.

Aqui no Viajando na Janela você encontra várias dicas para viagens internacionais. Não deixe de conferir!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).


Ícones por: flaticon

Roteiros descomplicados e dicas de viagem!

2 Comentários

  1. Oi! Tudo bem?
    Eu tenho um receio em relação ao passaporte, podem me ajudar?
    Tenho cabelo cacheado, mas gostaria de fazer tranças para viajar (até para não ter que pentear todos os dias)
    Há problema se a foto do meu passaporte estiver com cabelo natural e, pessoalmente, eu não?
    Vocês já viram algum relato sobre isso?
    Obrigada!

    • Geisiele Carvalho Responder

      Oie Stephanie! Tudo ótimo, e com você?
      Bom, nunca soubemos de alguém que teve problemas por estar um pouquinho diferente na foto do passaporte…
      No meu mesmo, na foto estou com o cabelo solto e mais longo, e quase sempre uso preso durante as viagens 😀
      Imagino que eles devam analisar outras características no rosto da pessoa, já que o cabelo é uma coisa que a gente pode mudar com frequência, né?
      Um abraço!

Escreva um comentário