Câmera, previsão do tempo, música, redes sociais, tradutor, relógio, despertador… são tantas as funções de um celular hoje em dia, né? E durante as viagens eles podem facilitar ainda mais a nossa vida! Neste post você vai conferir os 15 melhores aplicativos de viagem, todos devidamente testados e aprovados por nós 🙂


O que não falta são opções de aplicativos pra baixar na Play Store (pra Android) ou na App Store (pra iOS), né? E tem de tudo que você for capaz de imaginar.

Pensando em facilitar a sua vida antes, durante e depois das viagens, confira uma seleção dos aplicativos que consideramos indispensáveis e que sempre usamos, nas viagens (e até mesmo no dia a dia)! Vamos lá!


Leia também: 5 regras de composição fotográfica para usar já


15 melhores aplicativos de viagem

Aplicativo de viagem - previsão do tempo

1. Accuweather – previsão do tempo

Esse é de longe um dos melhores apps de previsão do tempo que já usamos.

Além de acertar na maioria das vezes, dá pra criar uma listinha nele com as cidades que você quer acompanhar a previsão, uma ótima ferramenta pra quem vai passar por várias cidades ou países.

Isso ajuda muito na hora de fazer a mala, pra saber se vai ser necessário levar um casaquinho caso esfrie no fim do dia ou pra levar o guarda-chuva na bolsa!

Aplicativo de viagem - lightroom

2. Adobe Lightroom – edição de fotos

Acho que o Lightroom dispensa apresentações, né? É o queridinho dos amantes da fotografia quando o assunto é edição.

O app tem algumas restrições na sua versão gratuita, mas ainda assim é possível fazer alguns ajustes como corte, correção no ângulo, ajustes de exposição, sombras, contrastes, temperatura e nitidez, além de poder aplicar os famosos presets, que funcionam mais ou menos como os filtros do Instagram.

Outra opção de editor que gostamos muito é o Snapseed, que oferece VÁRIAS ferramentas legais, algumas opções de filtros e o melhor: é gratuito <3

Aplicativo de viagem - tradutor

3. Google Tradutor – tradução

Mais um aplicativo que pode fazer a diferença na sua viagem internacional!

Além da tradução de palavras ou frases digitadas no app, ele oferece várias outras possibilidades:

a tradução de um texto manuscrito: você desenha as palavras na tela e a frase vai sendo escrita e traduzida para o idioma selecionado;

tradução offline: você baixa o idioma e consegue traduzir mesmo se estiver sem acesso à internet;

tradução com o modo câmera: você aponta a câmera do celular pra um cardápio ou uma placa, por exemplo, e voilà! Aparece a tradução na hora! Também tem a opção de ‘digitalizar’ um texto com a câmera, e depois traduzi-lo pra outro idioma;

modo conversação: você seleciona os dois idiomas da conversa, por exemplo, português e inglês. Daí pressiona o botão português enquanto fala uma frase, e quando soltar, sua frase vai aparecer escrita na tela, além da versão falada em inglês. Caso queira traduzir do inglês pro português, o procedimento é o mesmo, bastando pressionar o botão inglês 🙂

Aplicativo de viagem - google maps

4. Google Maps – GPS

O Google Maps é um dos aplicativos de mapa mais completos que existem!

Além de traçar as melhores rotas entre um ponto e outro, o aplicativo mostra pontos turísticos, bares, restaurantes, entre vários outros possíveis pontos de interesse.

Também dá pra acessar o Street View pra facilitar a identificação do seu destino, ver informações em tempo real sobre o trânsito e sobre o transporte público.

Esse último item foi extremamente útil pra gente em Zurique, pois digitando o nosso destino, apareciam todas as combinações de transporte possíveis (trem, tram ou ônibus), com informações de linhas, horários e as estações pelas quais iríamos passar.

Também dá pra baixar o mapa de uma determinada região e acessá-lo offline.

Aplicativo de viagem - cambio

5. XE Currency – conversor de moedas

Dizem por aí que quem converte não se diverte, né? Mas em algumas situações, a conversão da moeda pode diminuir os sustos na fatura do cartão no final da viagem! 😅

O XE Currency é um dos melhores apps de conversão na nossa opinião, por vários motivos:

  • é super fácil de usar;
  • dá pra selecionar várias moedas simultaneamente e ver o valor convertido em cada uma delas;
  • a cotação utilizada na conversão é atualizada em tempo real;
  • ele salva a última atualização de câmbio e pode ser utilizado off-line.
Aplicativo de viagem - transporte

6. Uber (ou equivalente no país) – transporte

Aplicativos de transporte como o Uber sempre são uma ótima opção, ainda mais quando estamos em terras estrangeiras e com um idioma diferente.

Informe-se sempre qual é o aplicativo utilizado no país de destino, pois é necessário já sair com ele funcionando daqui do Brasil: na hora de fazer o cadastro, normalmente eles enviam um código via SMS pra habilitar o app.

Na Tailândia, por exemplo, o app utilizado é o Grab, enquanto na Indonésia além do Grab também existem o Gojek, o BlueBird, entre outros.

Aplicativo de viagem - spotify

7. Spotify – música

Não sei você, mas eu não vivo sem ouvir música!

E durante looongas horas de viagem, nada melhor que ter aquela playlist feita especialmente pra passar o tempo de forma mais leve, né?

Lembre-se de salvar suas músicas favoritas pra ouvir offline e não consumir todo o seu plano de dados.

P.S.: Não esqueça o fone de ouvido! 😁

Aplicativo de viagem - bloco de notas

8. ColorNote – bloco de notas

Muuuita gente ama o Evernote, mas confesso que já tentei usá-lo várias vezes e achei meio complicadinho…

Por isso minha sugestão pra anotar lembretes, fazer listas de compras ou de coisas pra fazer é o ColorNote.

Ele é super simples mas cumpre bem a função. Dá pra escolher cores diferentes pra cada tipo de anotação, adicionar lembretes no calendário e compartilhar as notas com seus contatos.

Aplicativo de viagem - instagram stories

9. Unfold – criação de Stories

Sabe aqueles Stories babadeiros, com molduras diferentes e que dão uma outra vida pras fotos e vídeos nos Stories do Instagram?

Muitos deles são feitos com o Unfold! Já testei váááários aplicativos do tipo e o Unfold é um dos meus preferidos para Android.

Ele possui várias coleções gratuitas, mas se você gosta de caprichar nos stories recomendo muito a assinatura do app pra ter acesso às coleções completas.

Outras opções bacanas são o Mojo e o Maché (esse só pra iOS por enquanto =/).

Aplicativo de viagem - cias aereas

10. Apps das cias aéreas

Ter o app das companhias aéreas com as quais você vai voar ajuda muito durante a viagem!

Caso não tenha escolhido seu assento quando comprou sua passagem, várias cias permitem fazer a marcação gratuitamente durante o check-in, que normalmente abre 24 horas antes do voo.

Ter o app no celular vai te ajudar a lembrar disso e ainda tem a facilidade de poder salvar os cartões de embarque no celular 🙂

Aplicativo de viagem - tripadvisor

11. TripAdvisor

Quem nunca ouviu falar do TripAdvisor, né?

Em todas as nossas viagens sempre usamos este aplicativo de viagem quais são as principais atividades dos destinos que vamos visitar e as avaliações dos restaurantes.

Dá pra ordenar os restaurantes por localização, pela nota de avaliação e filtrar por tipo de refeição.

Muita gente compartilha fotos das refeições e dos cardápios, o que facilita muito na hora da escolha, pra saber se o estabelecimento serve o tipo de comida que estamos buscando e os preços 🙂

Aplicativo de viagem - seguro viagem

12. App da Seguradora

Bom, viajar com um bom seguro viagem é indispensável, principalmente se o destino for internacional.

As seguradoras disponibilizam vários canais para contato, como 0800, e-mail e WhatsApp, mas algumas oferecem ainda um app pra facilitar o atendimento!

Não se esqueça de verificar se sua seguradora disponibiliza o aplicativo, e já saia do Brasil com ele instalado 🙂

Aplicativo de viagem - canon

13. Apps das câmeras: Canon, DJI Go, GoPro

Os aplicativos de câmeras como Canon, Sony e Nikon podem facilitar a missão de tirar uma foto com temporizador, sem ter que ficar correndo de um lado pro outro, já que normalmente oferecem a função de conexão via wi-fi e possibilitam acionar a câmera usando o celular.

Vamos falar especificamente da Canon por que é a marca da nossa câmera (se você souber mais detalhes de como funciona com Nikon e Sony pode contar pra gente nos comentários!).

O app da Canon além de transformar o celular em um ‘controle remoto’ da sua câmera, ainda possibilita transferir os arquivos da câmera pro celular e dividir seus cliques nas redes sociais sem ter que fazer o download das imagens antes no computador. (Para usar esta função é importante que a sua câmera tenha wi-fi, ok?)

Com o app da GoPro funciona mais ou menos da mesma forma: você consegue acionar a câmera, salvar fotos e vídeos no celular e ainda fazer videozinhos com as imagens pra compartilhar nas redes sociais.

O app do drone também é imprescindível, já que o celular funciona como o visor do rádio controle. (É importante mantê-lo sempre atualizado!)

Aplicativo de viagem - transporte

14. Apps locais (metrô, transporte público, etc)

Algumas cidades disponibilizam aplicativos que ajudam muito no deslocamento utilizando o transporte público.

É o caso do app Metro Mobile, em Santiago do Chile, que mostra como chegar nas estações de metrô, como ir de um ponto a outro, horário de funcionamento, mapa e status das linhas.

Em Zurique existe o app ZVV Timetable, que funciona mais ou menos da mesma forma. Dá pra planejar seu itinerário, ver os horários de partida e chegada em cada estação, baixar os mapas das linhas dos transportes públicos, entre outras funcionalidades.

Vale a pena conferir se seu próximo destino oferece algum app do gênero, pois pode facilitar muito sua viagem!

Aplicativo de viagem - pinterest

15. Pinterest

E por fim, meu app queridinho do meu ❤!

Eu (e tenho certeza que você também!) poderia passar hoooooras por dia ‘pinando’ inspirações pra todas as áreas da vida no Pinterest hahaha

Mas já que o tema do post é viagem, por lá você vai encontrar dicas e roteiros do seu próximo destino, ideias de looks e fotos, check-list de bagagem, dicas de compras e muito mais!

Dica: Aproveite e venha fazer parte da nossa comunidade do Pinterest!

Salve o pin abaixo para não perder este post!


E aí, o que achou da nossa seleção? Você já conhecia/usava algum app da lista? Tem algum outro aplicativo de viagem que não pode faltar no seu celular? Compartilhe com a gente!


Siga nossas redes sociais para não perder nada do que rola por aqui!


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites. Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros. Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).

Author

Mineira, 31 anos, formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por viagens, principalmente aquelas que possibilitam visitar novos lugares e conhecer novas culturas. Passa horas na internet lendo relatos de outros viajantes e adora contar suas experiências nas redes sociais e no blog.

Deixe seu comentário!