Ayutthaya, na Tailândia, foi uma das maiores e mais importantes cidades da Ásia entre os séculos 17 e 18! Mas mesmo com seu tamanho e riqueza, o reino de Ayutthaya não suportou às várias invasões e acabou sendo devastada em guerras sucessivas e intensas com outros povos que viviam na região. Hoje, as construções da antiga cidade que conseguiram sobreviver às guerras e ao tempo se tornaram um destino buscado por turistas e historiadores do mundo inteiro.


E é claro que essa cidade histórica, cheia de templos ancestrais e ruínas imensas não poderia ficar de fora de um roteiro por Bangkok – que, aliás, está a apenas 80km de lá!


Sobre
AYUTTHAYA

Quando a Tailândia ainda era conhecida como Reino de Sião, a cidade de Ayutthaya, que foi fundada em 1350, figurava como um gigante e próspero reinado do país.

Seus palácios e templos eram suntuosos e adornados com incontáveis imagens sagradas de Buda – algumas feitas de ouro maciço!

A localização também era privilegiada: Ayutthaya estava na confluência de 3 rios da região, e recebia embarcações comerciais vindas de todos os cantos da Ásia e também da Europa.

Pela sua riqueza, destaque comercial e também pelas suas fortes relações diplomáticas na Ásia, Ayutthaya se tornou a segunda capital da Tailândia (Bangkok foi a terceira).

Mas mesmo com todo o poder, as constantes guerras e invasões foram enfraquecendo o reinado. Em 1767, a cidade não resistiu à investida da Birmânia (atual Myanmar) e foi completamente devastada pelo exército birmanês.

Os que não foram mortos durante a invasão foram obrigados a sair da região. Templos foram invadidos e saqueados e as imagens de Budas foram decepadas.

Jovens montes em um dos templos de Ayutthaya
Jovens montes em um dos templos de Ayutthaya

Leia também: Quais templos visitar em Bangkok


Ponto de partida para conhecer Ayutthaya: Bangkok

Pela proximidade da capital tailandesa, grande parte dos viajantes optam por conhecer Ayutthaya em um passeio bate-e-volta de um dia saindo de Bangkok.

Acho uma boa fazer o passeio de um dia se você quiser ter aquele panorama geral do lugar, visitar alguns de seus templos e suas antigas ruínas, mas sem comprometer muito tempo de roteiro.

Por outro lado, se você é um (a) apaixonado (a) por história, ou prefere viajar no modo slow travel, um dia será pouco para você explorar Ayutthaya.

Isso porque Ayutthaya tem muitos lugares interessantes e, definitivamente não dá para ver tudo em um dia. Além disso, se você quiser explorar ainda mais a região, ao lado das ruínas do antigo reino está a nova Ayutthaya, uma cidade contemporânea, mas que, assim como Bangkok, é recheada de templos budistas. A nova cidade não recebe a atenção do turismo ~ muitos nem sabem que ela existe ~ mas, definitivamente, ela pode e deve ser melhor explorada.

Como chegar em Ayutthaya

Para se chegar em Ayutthaya saindo de Bangkok existem várias opções: trens, mini-bus, táxis, vans e passeios contratados.

Mini-bus: Se esta for a sua opção, basta pegar um táxi ou sky train e descer na Estação Mo Chit, de Bangkok. De lá saem mini-bus para Ayutthaya a todo momento. O valor é 70 bahts e o tempo de viagem é de +ou- 2 horas.

Trem: é a forma mais econômica. Indo na terceira classe você pagará 20 bahts, o que não dá nem 2 reais.
Para mais conforto no passeio – o que a gente recomenda – opte pela primeira ou segunda classe. A viagem de trem pode demorar de duas a três horas. Para pegar o trem, vá até a estação Hualamphong Station, em Bangkok.

Lembre-se de que indo de trem ou de ônibus, você terá que contratar um um tuk-tuk para rodar em Ayutthaya, já que os templos são bem distantes uns dos outros.

Se estiver animado (a), dá pra alugar uma bicicleta em uma das várias lojas do centro e ir pedalando até as atrações.

Só recomendo um bom filtro solar e um chapéu ou boné. Se o sol estiver brilhando forte, o calor não será pouco, pode apostar!

Se a sua escolha for um passeio com uma agência, em Bangkok é fácil de fechar, inclusive na Khao San tem algumas opções.

Outra boa pedida para quem não quer perder tempo pesquisando agências é já ir com o passeio fechado. Se está for a sua opção, indico que dê uma olhada no site da Get Your Guide.

➳ Clique aqui e veja as opções de passeios em Ayutthaya.

Ayutthaya, Bangkok
As ruínas de Ayutthaya são cheias de detalhes

Contratando um passeio bate e volta para Ayutthaya

Sempre que possível, preferimos visitar os lugares por conta própria, seja à pé, de carro alugado ou transporte público.

Assim a gente acaba tendo mais liberdade para distribuir nosso tempo da forma que queremos e também podemos conhecer as atrações na ordem que entendemos ser a melhor.

Outra vantagem é fugir da aglomeração de turistas trazidos por agências de passeios que costumam chegar sempre no mesmo horário e lotar as atrações.

Mas, pesando os prós e os contras, para conhecer Ayutthaya acabamos fechando um passeio “bate e volta” com uma agência de turismo de Bangkok. No final, a gente acertou na escolha pelos seguintes motivos:

  • A parte histórica de Ayutthaya é muito grande, não dá pra fazer tudo a pé.
  • Se você não quiser alugar uma bicicleta, terá que contratar um tuk-tuk, o que pode acabar ficando mais caro que o passeio com agência.
  • Indo com uma agência, você será acompanhado por um guia que explicará toda a história do lugar. E, convenhamos, visitar Ayutthaya, berço histórico da população tailandesa, sem  entender o que se passou por lá definitivamente não é uma boa ideia!

Um das torres da antiga Ayutthaya que ainda permanece em pé
Um das torres da antiga Ayutthaya que ainda permanece em pé

Nós fechamos o tour em uma agência de turismo nas proximidades de Bangkok, a Fabulous Diving Tour and Travel. No final, descobrimos que a empresa apenas revendia o passeio e o tour foi feito em uma van com pessoas que compraram o passeio com outras agências também.

Pagamos aproximadamente R$ 67,00 reais (por pessoa) pelo tour de um dia em 2017, com almoço (bem simples) incluso.


Importante: não deixe pra fechar na última hora

Aqui vai aquela dica no melhor estilo ‘aprenda com o erro dos outros’ haha.

Nós deixamos para fechar o passeio na última hora e por isso não tivemos escolha. E quando digo última hora, me refiro à noite anterior ao dia do passeio. Quando resolvemos contratar o tour, praticamente não tinha mais nenhuma agência de turismo aberta, e acabou que tivemos que fechar às pressas e às cegas com a única agência que encontramos.

Por sorte, nosso passeio correu bem. A guia que nos acompanhou era bem simpática e as explicações dela fizeram bastante diferença para o sucesso do tour.

Para escolher uma boa agência e não correr o risco de entrar em uma furada, faça uma pesquisa no app do Trip Advisor com antecedência, e procure agências com bons reviews e boa pontuação ou feche com a Get Your Guide.


Sobre o tour

Normalmente, as vans pegam os turistas entre 6h e 7h. No nosso caso, estávamos hospedados no Novotel, e a van passou lá às 6h30.

Como saímos bem cedo, não deu tempo de tomar café da manhã, mas fomos prevenidos e levamos alguns biscoitos na mochila. #ficaadica!

Após rodarmos pela cidade para apanhar outros turistas, nos dirigimos à um local em que trocamos de van e também fomos apresentados a todo o grupo (12 pessoas) e também à guia que nos acompanhou durante todo o passeio.

O passeio passou por alguns dos pontos turísticos de Ayutthaya. Em alguns a visita foi mais rápida, já em outros tivemos um tempo maior para explorar.

Voltamos para Bangkok já no final da tarde bem exaustos, mas também bem felizes por termos conhecido um lugar tão impressionante!


O que ver em Ayutthaya

Abaixo segue a listinha dos lugares que visitamos no nosso tour e também outras opções que merecem entrar em um roteiro por Ayutthaya.

1) Chedi Phukhao Thong

Uma imensa torre branca e pontiaguda circundada por campos de arroz verdejantes: não tem como não se impressionar com o Chedi Phukhao Thong!

Esse lugar fica mais afastado dos principais templos de Ayutthaya, estando a cerca de 2km das atrações principais. Pela distância, o templo acaba deixado de lado por grande parte dos turistas. Ou seja, se você quiser conhecer um lugar mais vazio e silencioso, adicione ele no seu roteiro.

Fique sabendo: Chedi ou estupa são construções parecidas com grandes torres cônicas, que são erguidas onde existem restos mortais de alguma pessoa importante para a religião budista.

Ayutthaya: Chedi Phukhao Thong
Chedi Phukhao Thong

A torre branquinha com detalhes dourados tem mais de 50 metros e foi concluída em 1395, contudo, com o decorrer dos séculos, sofreu algumas modificações. Se você tiver mais sorte que a gente, poderá subir as escadarias e ter uma bela vista da região. Quando fomos, o acesso às escadas estava fechado devido a uma reforma e a torre estava revestida de ferragens. 😕

Aproveite também para caminhar no entorno do templo. Logo na entrada das ruínas há um local de recepção com várias imagens douradas de Buda bem interessantes.

2) Wat Lokayasutharam

Se você gosta de video-game e foi criança nos anos 90, provavelmente a imagem abaixo não lhe será estranha:

Ayutthaya: Buda Reclinado

Lembrou?!

Sim! Esse é o Buda que aparece no fundo de uma das fases do Street Fighter, o clássico game de lutas da Nintendo.

A colossal estátua, que tem mais de 8 metros de altura e 37 de comprimento (!), está no Wat Lokayasutharam, um dos templos mais conhecidos e visitados de Ayutthaya!

Apesar da empolgação de muitas pessoas que estavam na nossa excursão, a guia explicou que dar voadoras, lutar com o colega ou fazer poses iguais aos personagens do Street Fighter na frente da estátua para fotos é considerado um desrespeito para o Budismo, e solicitou que ninguém tirasse fotos assim.

Observando, pudemos perceber que este local é realmente muito sagrado para os tailandeses, inclusive vimos várias pessoas fazendo suas orações e deixando oferendas em uma espécie de altar em frente à estátua. Então, nada mais justo do que respeitar as crenças e a religião dos outros, não é?

Não dá pra negar que estátua do Buda Reclinado rouba a cena do lugar, mas as ruínas e torres que a circundam também merecem a visita.

Logo atrás do Phra Bhuddhasaiyart (nome da estátua do Buda), você encontrará um pátio com uma grande torre (35 metros de altura) que lembra as construções do Camboja.

Próximo à imagem, mas já do outro lado da rua, há lojinhas vendendo souvenir.


3) Wat Mahathat

Se eu tivesse que escolher um dos lugares mais interessantes que conheci em Ayutthaya, minha escolha seria o Wat Mahathat.

A intrigante cabeça de Buda cravejada entre as raízes de uma grande árvore é uma das imagens mais conhecidas de Ayutthaya, e também uma das atrações que fazem deste templo um dos mais buscados pelos turistas.

Não se sabe ao certo como a cabeça foi parar entre as raízes, mas a principal teoria é de que após o Buda ser decepado pelos soldados birmaneses, ela rolou para perto da árvore e, com o passar dos anos, acabou sendo envolvida.

Mas, indo além da árvore com a cabeça, olhando ao redor, vemos um grande complexo de templos com várias torres ~ conhecidas como prang ~, e também pátios com dezenas de Budas decapitados enfileirados.

Alguns Budas e construções foram restaurados, o que nos dá uma melhor dimensão de como era aquele lugar.

O Wat Mahathat era o principal templo do reino de Ayutthaya, já que era nele em que era nele que aconteciam as cerimônias da realeza.

A entrada do templo é paga (50 bahts), mas já estava incluso no nosso passeio.


Tivemos cerca de uma hora para conhecer o templo, e mesmo assim ficou bastante coisa para trás. Espero poder voltar um dia!



4) Wat Phra Si Sanphet

No Wat Phra Si Sanphet estão 3 gigantes estupas que serviram como um mausoléu para abrigar as cinzas de um dos reis de Ayutthaya e seus filhos.

O templo também ganhou bastante relevância para a cidade, já que estava localizado dentro do Grande Palácio Real de Ayutthaya.

Em seus tempos de riqueza, o Wat Phra Si Sanphet guardava uma imagem de Buda com 16 metros de altura. Seu interior tinha 64 toneladas de bronze e seu revestimento trazia mais de 300 quilos de ouro maciço.

Este foi o lugar mais conservado que visitamos e aproveitamos a oportunidade para caminhar por entre as construções e também subir os vários degraus das estupas.

Atenção: você pode entrar nas estupas, mas esteja preparado(a) pra encontrar alguns morcegos.

O Wat Phra Ram está ali do lado e merece uma vista também.


Outros templos em Ayutthaya

Esses foram os templos que visitamos em Ayuttaya, mas se você tiver mais tempo disponível, considere visitar:

  • Wat Yai Chai Mongkol – um templo com uma estupa com mais de 60 metros de altura. Duas grandes estátuas de Buda guardam a sua entrada.
  • Wat Chai Watthanaram –  templo construído no estilo Khmer e que se assemelha bastante com o famoso templo Angkor Wat, no Camboja. Em seus corredores, pátios e salões aconteciam cerimônias reais. Neste templo também eram feitas cremações de pessoas da família real.

Sobre passeios de elefantes em Ayutthaya

Nas ruas de Ayutthaya é muito comum encontrar pessoas, quase sempre turistas, sendo transportados em cadeirinhas sobre as costas de elefantes asiáticos.

Em um primeiro momento, se você nunca leu nada sobre o assunto, a vontade que a gente tem é de chegar próximo aos animais, fazer uma foto ou dar uma voltinha neles.

Porém, o que muita gente não sabe é que os elefantes utilizados neste tipo de atração são extremamente maltratados e sofrem demais para chegar ao ponto de deixar alguém subir em suas costas.

Eu, que adoro animais, sei muito bem que elefantes são irresistíveis! Mas se a gente pagar para interagir com eles sem conhecer o histórico do animal, a gente acaba ajudando a alimentar uma indústria cruel.

Quando você estiver passeando por Ayutthaya, repare que muitas vezes, as pernas dos elefantes são presas com correntes. Quando eles não estão em serviço, geralmente ficam acorrentados em pequenos espaços. Observe também nas mãos dos mahouts (os criadores dos elefantes), ganchos pontiagudos que são utilizados para punir o elefante e também para direcioná-los. Esses ganchos são usados para ferir a cabeça do animal.

Caso você realmente queira ter contato com elefantes, procure algum parque de reabilitação com credibilidade. Nós estivemos no Elephant Nature Park, em Chiang Mai, uma ONG que resgata e cuida de elefantes explorados, e indicamos o passeio por lá.

Leia mais sobre o assunto no post: Passeio com elefantes na Tailândia – o que você precisa saber.


Espero que este post seja útil para a programação da sua viagem! E caso você tenha mais dicas ou informações relevantes sobre Ayutthaya deixe um comentário!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

30 Comments

  1. Ei Flavio,

    Você se lembra a que horas o tour retorna para BKK?

    • Flávio Borges Reply

      Fala Cleyton!

      Chegamos em Bangkok, mais especificamente na Khao San, às 15:30. De lá pegamos um uber para o hotel em que estávamos hospedados (Novotel Sukhumvit 20) e levamos quase 2 horas para chegar. O trânsito de Bangkok às vezes assusta! rsrs

      Abraços!

  2. Ayutthaya é um lugar incrível, você soube passar de uma forma tão envolvente a experiência de vocês que é impossível não ficar animado pra visitar, um lugar cheio de história e uma beleza única, não dá pra deixar de fora. Achei o preço da agência super em conta, pela comodidade valeu super a pena e suas fotos estão lindas. Parabéns

  3. Lugar fascinante mesmo! Adorei as fotos e o artigo, ele nos deixa mais que ansiosos a querer conhecer a cidade.
    Adoro passeios assim pra conhecer a essência de cada local, concordo que guias são fundamentais nessa hora.
    Parabéns pelo post!

  4. Keul Fortes Reply

    Que post incrível! Esse lugar é fantástico. Impressionante a riqueza! Gostei muito de saber mais sobre ele. Post bem útil! Já salvei nos favoritos. Obrigada pelas dicas! Parabens!

  5. Eu tô sem palavras com esse post Flávio, sério. Sue lugar sensacional! Nunca tinha ouvido falar e adorei conhecer um pouquinho ao ir lendo seu relato. A gente sempre tem que pesquisar muito todo passeio né? Apesar das agencias terem fama de encarecerem as viagens, tem vários passeios que com eles a gente além de ir mais tranquilo, ainda economiza 😉

  6. Oi, Flávio! Acho que nunca tinha visitado seu blog, mas gostei demais do conteúdo e do formato das postagens. Antes a Ásia se resumia à China e Japão para mim. mas de uns tempos pra cá (principalmente com as leituras do Diário de Polly, hiuehe) eu estou mais e mais entusiasmada pela Ásia e por destinos que nunca tinha pensado conhecer. Achei demais Ayutthaya e gostei muito das fotos. Quando eu for pra Tailândia (um dia eu vou!), certo que vou reler cada postagem sua hueheui

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

  7. Quando o tempo é curto e há essa opção de tours, tb prefiro pagar para não ter que preocupar. Acho que vcs fizeram muito bem! As fotos, como sempre, estão incríveis! Eu babo nesse blog =D Parabéns pelo post, tá super informativo e sincero. Beijo!!

    • Flávio Borges Reply

      Obrigado pelos elogios! Um abraço pra você! 😉

  8. Adorei as dicas! Tambem não curto passeios com agências, mas se só tem tu vai tu mesmo, né? É nesse lugar que existem passeios de balão ou estou confundindo com outro destino?

    • Flávio Borges Reply

      Olá, Márcia!

      Não vimos nenhum tipo de passeio de balão por lá não. Apesar que bem que eu gostaria que tivesse, viu?

      bjos!

  9. Flávio, além de excelentes dicas você sempre arrasa nas fotos. Parabéns demais! Eu fico hipnotizada com suas fotos e me sinto viajando com vocês. Muito obrigada!

    • Flávio Borges Reply

      Valeu Niki. Fico muito feliz com isso 💚

  10. Que horario esse passeio acabou?
    Apenas para saber se da para programar algo a noite em bangkok, ou tenho que reservar o dia inteiro mesmo…

    • Flávio Borges Reply

      Fala Moises!
      Nós chegamos em Bangkok aproximadamente às 15h30, então dá pra programar algo para a noite sim.

      Um abraço!

Write A Comment