Depois de nos deslumbrarmos com o gigante e árido Atacama e nos sentirmos minúsculos na imensidão do Salar de Uyuni, confesso que quando conheci La Paz não morri de amores pela cidade.
O primeiro sentimento que a metrópole me despertou foi algo meio claustrofóbico… nos vimos cercados de concreto, barulho, correria…
Logo que botei os pés em La Paz, pensei comigo mesmo: “O que os mochileiros veem tanto nesta cidade para falarem que o lugar é imperdível?”
O primeiro contato com La Paz
Chegamos na rodoviária de La Paz de madrugada, a cidade ainda estava acordando. Pegamos um táxi caindo aos pedaços e fomos até o hotel deixar nossos mochilões.
No percurso fui analisando onde tínhamos nos metido.
À primeira vista, a cidade não era nada bonita. Muito cinza, muito pobre, muitos prédios velhos, muitas casas sem pintura… A altitude também causava um certo desconforto, até mesmo para a gente que já estava há alguns dias viajando por lugares altos.
A viagem Uyuni/La Paz era longa e exaustiva. Tínhamos passado a noite toda dentro do ônibus.
Não tenho dúvidas de que o cansaço e a fome contribuíram para esse julgamento antecipado e negativo da cidade.
Tomamos um cafezinho reforçado e nosso ânimo já era outro.
Leia também: 7 coisas sobre La Paz que você precisa saber antes de viajar
O outro lado de La Paz
Depois de nos recompormos, fomos conhecer La Paz de verdade.
Saímos perambulando pelas ruas principais do centro histórico para tentar nos situar e entender melhor a cidade.
No começo me sentia em outro planeta, e não em um país vizinho ao nosso.
Mas foi só começarmos a descer e subir as ladeiras de La Paz, que em poucas horas tudo foi ganhando outra cara.
O cinza começou a perder espaço para as cores, a pobreza foi ofuscada pela autenticidade das pessoas, e os prédios e casas velhos começaram a se tornar comuns para a gente, mesclando-se com a paisagem urbana.
Não posso dizer que compreendemos completamente La Paz. A cidade vive um ritmo próprio, possui uma história muito diferente da nossa e uma cultura pulsante.
Reserve um City Tour guiado por La Paz e conheça os principais pontos turísticos e os detalhes da história da cidade.
Nossa indicação para a contratação dos passeios em La Paz é a empresa Denomades, que possui mais de 6 anos de experiência e oferece os melhores serviços no Chile, na Bolívia e em diversos outros destinos da América do Sul.
O pagamento pode ser realizado com cartões de crédito, via PayPal ou Mercado Pago, e todo o suporte ao cliente é feito em português! Confira todos os passeios oferecidos na região de La Paz aqui.
Os três corridos dias que passamos por lá não foram bastantes para assimilarmos La Paz e, no final, a curiosidade por descobrir mais e mais sobre aquele lugar incomum nos incitava a pensar em passar mais alguns dias por lá.
Infelizmente viajávamos com prazo contado e, no nosso roteiro pelos Andes, ainda havia muito o que ver e descobrir… Nosso mochilão não estava nem na metade ainda!
Saí de La Paz sem compreender a sua essência, mas posso afirmar que consegui entender completamente o motivo de tantos viajantes concordarem que La Paz é mesmo um destino imperdível .
Já contratou o Seguro Viagem?
Seguro viagem é um item essencial para viajar pela Bolívia. O clima de lá é muito diferente do nosso e a altitude é um agravante. Viajar prevenido pode te evitar problemas caso precise de cuidados médicos. Nunca se sabe não, é?
Nossa dica para contratar o seguro é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras.
Para isso, sempre utilizamos os sites da Real Seguros e da Seguros Promo.
Benefícios:
Real Seguros – parcele seu seguro em até 12x no cartão e sem juros!
Seguros Promo – parcele em até 6x no cartão ou ganhe 5% de desconto pagando no boleto. Utilize o cupom NAJANELA5 e ganhe mais 5%
Leia mais:
- Bruxaria e Feitiçaria: conheça o Mercado das Bruxas de La Paz
- Pelos arredores de La Paz: Chacaltaya e Valle de La Luna
- Estrada da Morte: Eu sobrevivi
- Salar de Uyuni: tudo sobre a travessia
- Isla del Sol: a ilha sagrada dos Incas
Tudo para a sua viagem
Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).