Tem alguns dos cenários mais inacreditáveis do planeta, sol brilhando forte praticamente o ano todo, praias desertas escondidas atrás de paredões com mais de 100 metros de altura e está a cerca de 30 minutos de barco de Bali. Coloque Nusa Penida no seu roteiro e explore um dos lugares mais fantásticos da Indonésia!


Salve a imagem no Pinterest e não perca estas dicas!

Nusa Penida

O que fazer em Nusa Penida

Nusa Penida é um destino rústico e um tanto desafiador.

Como o turismo começou a se desenvolver há pouco tempo por lá, a estrutura da ilha é bem precária se comparada com Bali.

As estradas que levam aos principais pontos turísticos da ilha são estreitas, esburacadas e muitas vezes não possuem calçamento. Andar de scooter, um dos principais meios de locomoção na Indonésia, chega a ser uma aventura. E, para piorar, o acesso a alguns pontos turísticos é descendo e subindo pirambeiras – às vezes com ajuda de cordas!

Além disso, a quantidade de hotéis e restaurantes também é limitada se comparada com Bali.

Mas não se deixe intimidar. Todo o esforço para explorar a ilha vai valer a pena! Afinal, não é por acaso que Nusa Penida se tornou uma das principais razões para turistas do mundo todo visitarem a Indonésia: aquele lugar realmente é um paraíso.

Descubra agora 10 coisas para fazer em Nusa Penida!


➳ Leia também: Roteiro Indonésia – guia para 3 semanas


1. Puri Goa Giri Putri

Em uma ilha com tantas praias lindas, nossa primeira indicação poderia ser uma delas. Mas Nusa Penida não é um destino tão óbvio assim e possui lugares bem diferentes que podem (e devem!) entrar no seu roteiro. Um deles é o templo Goa Giri Putri.

Esse local incrível é um templo hindu subterrâneo, montado dentro de uma gigante caverna, no alto de uma colina.

Para entrar na caverna, é necessário subir uma escadaria e, após fazer uma doação para o templo, a gente deve se espremer por uma passagem bem estreita entre rochas se quisermos entrar.

A entrada é praticamente um buraco no chão. Parece até um cenário de filme de aventura!

Se para entrar no pequeno acesso do templo Goa Giri Putri a gente se sente grande demais, lá dentro da caverna passamos a nos sentir pequenos. Acredito que a altura do teto ao chão chegue a pelo menos 12 metros!

O amplo salão do templo é preenchido com estátuas, altares e outros objetos religiosos. Também é bem comum presenciar algumas cerimônias hindus acontecendo dentro da caverna.

Nusa Penida, Indonésia
Interior do Pura Goa Giri Putri

2. Atuh Beach

Uma pequena praia entre dois grandes paredões, com mar em mil tons de azul e areia branquinha. Apesar de Atuh Beach, em Nusa Penida, não impressionar tanto quando comparada a lugares como Kelingking (o famoso T-Rex) ou Diamond Beach (que é sua vizinha), a praia também é lindíssima e possui uma grande vantagem sobre as outras: é perfeita para banho.

O que ocorre é que o mar em Nusa Penida por vezes é bem agitado. Em alguns lugares as ondas são realmente fortes e perigosas e não há qualquer possibilidade de nadar. Mas Atuh Beach fica em uma pequena baía, protegida por rochas, por isso as ondas chegam mais fracas na praia.

Existe duas formas de se chegar em Atuh Beach. A melhor é aquela por meio da estrada que também leva à Diamond Beach. Neste ponto, há uma grande escadaria que facilita a descida (e a subida!).

A outra forma de chegar na areia, é por um caminho de terra bem precário que desce o paredão oposto à praia. Não aconselho ir por esse lado, que além de difícil é perigoso.

Algumas dicas para você aproveitar melhor Atuh Beach:

Dica 1: Se você for por conta própria, procure por “Diamond Beach” no Google Maps que não há como errar.

Dica 2: Vá a Atuh Beach quando a maré estiver alta. Fomos em um final de tarde em que a maré estava baixa e praticamente não deu para entrar na água. (Você pode obter essa informação no site magicseaweed).

Dica 3: leve uma sapatilha de mergulho. O fundo da praia é repleto de pedrinhas e pedaços de conchas e corais, que podem machucar.

Dica 4: há algumas barraquinhas na praia que servem petiscos, cerveja e almoço. Eles também disponibilizam esteiras com guarda-sóis e “saco de feijão”. O pagamento é feito em dinheiro.

Atuh Beach, Nusa Penida
Atuh Beach com a maré baixa

3. Diamond Beach

Entre os principais postais da ilha, está a belíssima Diamond Beach. Uma pequena faixa de areia espremida entre o agitado mar e um paredão gigantesco de calcário.

Os moradores de Nusa Penida estão se esforçando para tornar o acesso à Diamond Beach mais fácil. Tanto é que a partir de 2018, eles começaram a esculpir degraus na encosta do paredão que esconde a praia e também colocaram algumas cordas para ajudar nos pontos mais íngremes. Mesmo assim, chegar na areia é realmente uma aventura e as cordas se mostram realmente necessárias.

Lá do alto, ainda nos primeiros degraus da escadaria, o visual que se tem nos deixa de queixo caído. Em dias de sol, o mar reflete um azul sem comparação e algumas rochas no meio do mar, em formato piramidal, deixam a paisagem ainda mais interessante.

Nusa Penida, Diamond Beach
Diamond Beach, em Nusa Penida

Nas proximidades da praia, depois de todos os degraus, há um pequeno quiosque e dois pontos para fotos bem típicos da Indonésia: um balanço e uma espécie de ninho.

Como já era esperado, é necessário pagar para fotografar, mas o visual lindo da praia faz valer a pena.

Diamond Beach, em Nusa Penida, é realmente espetacular e vale a visita, mas é importante que você saiba que essa praia não é para nadar. As ondas são realmente fortes, principalmente na maré alta, e sempre carregam pedras e corais que podem machucar.

Ao contrário de Atuh Beach, a melhor opção para visitar Diamond Beach é durante a maré baixa, já que é neste período que podemos caminhar na praia.


➳ Leia também: Tudo sobre Gili Air


4. Thousand Islands Viewpoint

Do alto de um mirante conhecido como Thousand Islands Viewpoint é possível ver a bela Diamond Beach de um ângulo diferente, além das várias grandes rochas que se espalham pelo mar.

Esse lugar é apenas para fotos e contemplação, mas, pela vista lindíssima da região (em 360º), vale a pena descer e subir mais uns degraus para chegar lá.

Nusa Penida, Thousand Islands Viewpoint
Thousand Island Viewpoint

Um pouco antes do Thousand Islands Viewpoint a gente encontra também a famosa e fotogênica casa da árvore (Rumah Pohon). Quem nunca viu uma foto dela no instagram, não é mesmo?

A casinha é realmente interessante e tem uma vista espetacular para o mar. Assistir o nascer e o pôr do sol de sua varanda deve ser algo realmente inesquecível!

A boa notícia é que se você quiser viver essa experiência, pode reservar uma noite nela (ou mais) pelo Booking. A notícia ruim é que a casa é muito simples, inclusive o seu banheiro é do lado de fora.

Fique sabendo: Antes era possível tirar fotos na casinha sem pagar nada. Mas, com o crescimento do turismo na região e a fama que este lugar ganhou nas redes sociais, os moradores da ilha perceberam que poderiam ganhar dinheiro com isso. Agora é feita uma cobrança para quem quiser fotografar. Quando visitamos o Rumah Pohon, tinha um senhor com uma prancheta na mão cobrando 50.000 IDR (+ou – 15 reais em set/19) por pessoa – bem caro, né?!

5. Kelingking (T-Rex)

Kelingking é de longe o lugar mais famoso de Nusa Penida e se bobear de toda a Indonésia.

Mas não era pra menos! A gigante montanha rochosa se ergue a mais de 200 metros sobre o mar e ainda por cima tem um formato que lembra a cabeça de um dinossauro, um Tiranossauro Rex!

Kelingkling é o lugar ideal para quem ama fotografar, mas, dependendo do horário que você for, encontrará as escadas que levam à praia bem cheias.

Prefira ir cedinho. Chegando lá antes das 9h, evitará o grande fluxo de turistas e poderá fotografar e apreciar a paisagem com mais privacidade.

Do alto de Kelingking, você verá uma praia (paradisíaca, diga-se de passagem) aos pés da montanha.

Dá para chegar até ela descendo as escadas e pegando uma trilha. Mas saiba que a descida não é nada fácil e o mar agitado, por vezes, inviabiliza o banho. Ainda assim, muita gente desce até a praia por curiosidade.

6. Angel’s Billabong

Que tal mergulhar em uma piscina natural de borda infinita? Angel’s Billabong é mais um daqueles lugares fantásticos que encontramos em Nusa Penida!

Em uma formação rochosa bem diferente e com uma cor esverdeada contrastando com o azul do mar, Angel’s Billabong também chama a atenção.

E aqui também valem aquelas duas dicas para aproveitar melhor o passeio:

1) Se puder, vá mais cedo para não encontrar tantos turistas: pela popularidade, é bem comum que o lugar fique bem cheio.

2) Fique de olho na maré: a piscina natural é enchida pelas fortes ondas que batem em sua borda na maré alta, sendo que, nestas horas do dia, é proibido entrar nela. Tente ir com a maré baixa para poder nadar.

Nusa Penida, Angel's Billabong
Angel’s Billabong

7. Broken Beach

Seguindo por uma trilha, poucos metros à frente de Angel’s Billabong a gente encontra Broken Beach.

Apesar do nome, não há exatamente uma praia neste local, mas sim uma cratera de proporção gigantesca, formada pela erosão causada pelo mar. Em um dos lados da interessante formação geológica, a água do mar passa por sob uma ponte (também natural) e preenche o imenso buraco.

A paisagem é impressionante, um verdadeiro espetáculo natural!

Fica a dica: fotografias com drone neste lugar ficam sem comparação! Infelizmente não pudemos fotografar porque uma das hélices do nosso tinha rasgado e não levamos nenhuma pra repor.

Broken Beach, Nusa Penida
Broken Beach

8. Crystal Bay

Uma baía com águas calmas, perfeita para nadar, fazer snorkel, mergulhar ou simplesmente esticar a canga e pegar um bronzeado.

Crystal Bay se resume em uma faixa de areia cercada por altos coqueiros, ótima para relaxar e perfeita para assistir ao por do sol.

Na orla da praia existem quiosques e alguns ambulantes vendendo cervejas, lanches e que também disponibilizam guarda-sóis e cadeiras de praia.

Na praia é fácil alugar equipamentos para snorkel, o que é super indicado já que a cerca de 30 metros da areia há uma grande formação de corais repleta de vida marinha. (Inclusive este foi um dos pontos em que mergulhamos!)

Anote esta dica: a estrada que desce até Cristal Bay passa por uma área repleta de coqueiros. Mais um ótimo lugar para fotos!


➳ Leia também: 10 coisas para fazer em Amed


9. Tembeling e Cachoeira Peguyanan

A praia e a piscina natural de Tembeling ficam escondidas em uma grande floresta de Nusa Penida, já a cachoeira Peguyanan está no final de uma grande escadaria azul que se fixa a um dos imensos cliffs de calcário. Esses dois lugares únicos se localizam do lado oeste de Nusa (sentido oposto de Kelingking e Diamond Beach).

Apesar de serem opções necessárias de passeio em Nusa Penida, infelizmente não tivemos tempo de incluí-los no nosso roteiro. Se você for, conte para a gente nos comentários como foi a sua experiência, combinado?

10. Manta Point

Foi no Manta Point, em Nusa Penida, que tivemos uma das experiências mais inesquecíveis da nossa vida: mergulhar com várias mantas-raias gigantes!

As mantas são animais fantásticos. Algumas chegam a ter 7 metros de comprimento (!) e podem pesar mais de uma tonelada! Mas apesar do tamanho e da aparência, elas não oferecem perigo algum para os mergulhadores.

Em Nusa Penida é bem comum vê-las no mar, mas é no Manta Point, um local repleto de planctons, em que elas são vistas aos montes se alimentando.

Em qualquer uma das Nusas você conseguirá contratar uma empresa para mergulhar no Manta Point e nas proximidades.


➳ Leia também: Onde ficar em Bali – guia de hospedagem


Onde ficar em Nusa Penida

Apesar do turismo em Nusa Penida estar em expansão, a ilha já conta com boas opções de hospedagem. Confira algumas opções que separamos para você:

Tentacle Bali

O Tentacle Bali foi a nossa escolha em Nusa Penida. Como o plano era “bater pernas” o dia todo pela ilha e por isso quase não aproveitaríamos o hotel, optamos por ficar em uma hospedagem mais em conta.

Mas, ainda com um preço menor, o Tentacle Bali se mostrou uma excelente opção. Com chalés novos, piscina, uma área gostosinha para tomar café da manhã, aluguel de moto e funcionários super simpáticos, poderíamos ficar lá tranquilamente em uma próxima vez.

Outro ponto positivo, o Tentacle Bali fica praticamente em frente ao restaurante Secret Penida.


Kompyang Cottage

Uma vilinha aconchegante, com piscina, um belo jardim e chalés confortáveis com banheiro a céu aberto. O notão no Booking e as boas avaliações dos hóspedes mostram porque ficar no Kopyang Cottage é uma boa escolha.


Daphila Cottage

Com uma piscina de borda infinita com vista para o mar e para a ilha de Bali, o Daphila Cottage deve ser uma opção caso você esteja disposto (a) a pagar um pouco mais para se hospedar em um lugar realmente aconchegante.

Os ambientes são de madeira rústica, os chalés são amplos e os funcionários bastante solícitos. No Booking, o Daphila também tem boa avaliação e bons comentários.


Onde comer em Nusa Penida

Nusa tem poucas opções de restaurantes, mas isso não quer dizer que você não encontrará bons lugares para comer!

Secret Penida – Comida saudável, bowls coloridos, smoothies com vários tipos de frutas, lanches e uma decoração totalmente instagramável. O Secret Penida é o lugar certo para tomar um café da manhã reforçado, aproveitar um bom almoço ou fazer um lanchinho rápido no fim do dia.

Penida Colada – No mesmo estilo do Secret Penida, o Penida Colada é um restaurante super descolado, com um cardápio cheio de opções saudáveis e decoração impecável. Além disso, o restaurante tem uma vista linda do mar. Por ser bastante popular, vale a pena fazer uma reserva antes.

Ba’Bar Kitchen – Pizzas, hambúrgueres, petiscos e porções. Se você quiser um escape da comida indonésia, o Ba’Bar Kitchen pode ser a melhor pedida. Jantamos duas noites por lá e adoramos!


O que fazer em Nusa Penida: Sugestão de roteiro para 3 dias completos

Com 3 dias completos em Nusa Penida é possível conhecer as principais atrações da ilha.

Se você puder adicionar um ou dois dias a mais poderá aproveitar cada lugar com mais tranquilidade e ainda separar as manhãs para visitar os principais pontos turísticos, fugindo assim das multidões.

Dia 1

Kelingking
Broken Beach
Angel’s Billabong
Crystal Bay

Dia 2

Goa Giri Putri
Atuh Beach
Diamond Beach
Thousand Islands Viewpoint

Dia 3

Peguyanan waterfall
Tembeling natural pool
Tembeling beach


➳ Leia também: Roteiro para 20 dias em Bali


Atuh Beach, em Nusa Penida

Seguro Viagem

Sempre é bom estarmos prevenidos, não é? Nunca se sabe quando vamos ter um problema como uma mala extraviada, uma intoxicação alimentar ou um acidente.

O Seguro Viagem é um item que a gente torce para nunca utilizar, mas quando precisamos, ele faz toda a diferença do mundo! Ainda mais quando estamos em um país tão diferente do nosso como é a Indonésia.

Nós sempre optamos por viajar com a tranquilidade e pesquisamos nossos seguros em dois sites que comparam diversas seguradoras e apresentam aquelas com melhor custo x benefício.

Estes sites são a Seguros Promo e da Real Seguros. Duas ferramentas bem úteis e que recomendamos.

Pra nossa viagem de 1 mês na Ásia (com escala na Europa), nós cotamos o seguro com a Seguros Promo e fechamos o plano Travel Ace TA 40 Especial (com a cobertura mínima de 30 mil Euros exigida para visitar os países do Tratado de Schengen) por R$278,00 por pessoa – o que deu pouco mais de R$ 8,00 por dia.

➳ Leia também: Como contratar um bom seguro viagem para a Ásia

Dica: Para ganhar 5% de desconto com a Seguros Promo utilize o cupom  NAJANELA5. Pagando no boleto você ainda ganha mais 5% de desconto! CLIQUE AQUI PARA FAZER UMA COTAÇÃO.


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites. Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros. Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

Escreva um comentário