Segundo a BBC Travel, Hong Island está entre as principais atrações que um viajante não pode deixar de conhecer na Tailândia! Neste post você entenderá o motivo pelo qual essa ilha é tão especial!
Sobre Hong Island
Hong Island é uma ilha próxima à costa de Railay Beach (± 25 km) e que somente é acessível por meio de barco.
Este pequeno paraíso tornou a região de Krabi um dos lugares mais turísticos da Tailândia. E não era pra menos!
Hong Island faz parte de um arquipélago fantástico no mar de Andaman. As ilhas de lá se destacam entre as centenas de ilhas tailandesas por possuírem uma natureza praticamente intocada.
A paisagem é realmente incrível!
As ilhas são desabitadas e possuem um mar calmo com mil tons de azul, areia muito fofa e branquinha, faixas de florestas tropicais exuberantes que abrigam muitas espécies de animais – principalmente macacos.
Mas o que torna o lugar extremamente especial é o fato de que algumas ilhas (como Hong Island) possuem altos penhascos de pedra calcária que foram esculpidos pelo vento durante milhares de anos.
Hong Island não é o nome certo para a ilha, que passou a ser chamada assim por causa da forte influência trazida pelos turistas que falam inglês.
Na língua Tai, Hong Island é na verdade Koh Hong, sendo que “Hong” significa “Sala”.
Há uma razão muito boa para este nome, já que na ilha existe uma gigante lagoa cercada por um paredão de pedras que só é acessível por uma passagem bem estreita que lembra uma porta.
O passeio para Hong Island era um dos que a gente mais sonhava em fazer. Agora dá pra entender o por quê, né?!
Como é o tour de um dia em Hong Island – detalhes sobre nosso passeio
Já estávamos no segundo dia em Railay Beach e ainda não tínhamos resolvido como fazer o passeio para Hong Island.
Pra falar a verdade, nem estávamos muito preocupados já que o tour até Hong Island é muito fácil de contratar.
Ele é vendido nos hotéis e nas inúmeras barraquinhas espalhadas pela praia e pelas ‘ruazinhas’ de Railay.
Por muita coincidência (e um pouquinho de sorte!), descobrimos pelo instagram que um casal de brasileiros, a Lily e o Júlio, tinham acabado de chegar em Railay.
Não deu outra, convidamos este casal super simpático para dividir um barco para Hong Island já para o outro dia e eles toparam!
Na manhã seguinte o dia estava lindo, e o café da manhã do hotel em que nos hospedamos, o Railay Princess Resort, estava delicioso!
Combinamos de encontrar o casal na calçada de Railay East e por lá negociar o passeio.
Antes disso, demos uma voltinha pelas lojinhas de Railay e compramos uma bolsa impermeável para transportar nossas coisas (inclusive câmeras fotográficas) com segurança.
A bolsa de 15 litros custou 550 bahts (± 50 reais) em uma das lojinhas do lado East. (Veja todos os nossos gastos na Tailândia aqui!)
Com a bolsa comprada, hora de encontrar a Lily e o Júlio para negociar o passeio.
Por coincidência, enquanto procurávamos um tour, encontramos mais um casal de brasileiros, o Eduardo e a Rosi, que também estavam em busca tour.
No final das contas, fechamos o passeio com seis brazucas! (felicidade total de poder falar português com outras pessoas novamente!!!)
Optamos por contratar um speedboat ao invés de um longtail (aqueles barquinhos de madeira com flores na ponta) pela velocidade bem maior desse barco.
Nossa ideia era otimizar ao máximo o tempo de deslocamento entre as ilhas.
O passeio de 7 horas (eram 6, mas conseguimos negociar uma hora a mais) custou 10.200 bahts para o grupo (o que deu mais ou menos 170,00 reais por pessoa), e incluiu:
- Hong Island
- Hong Lagoon
- Pakbia Island
- Lading Island
Diferentemente dos passeios em grupos maiores, neste passeio o almoço não estava incluso. Somente água e frutas.
Para fazer o passeio para Hong Island, a melhor opção é conseguir mais pessoas para dividir um barco privativo, o que é super fácil em Railay. Um passeio em grupo em um speedboat geralmente vai com 25 pessoas e o horário é extremamente fechado. Indo com menos pessoas você ficará mais à vontade e poderá ajustar o roteiro conforme quiser.
Enfim, Hong Island!
Entramos no barco, e, antes de chegar na ilha já estávamos encantados com a paisagem. O céu estava muito azul e o mar também. Conforme íamos navegando, passávamos por uma ou outra ilhazinha. Não tem como não curtir um visual assim, não é?
Em cerca de 25 minutos estávamos desembarcando no píer de Hong Island. (o longtail leva +ou- 50 min neste percurso).
A primeira impressão que tive foi que a ilha realmente é tudo aquilo que lemos e um pouco mais. O lugar é lindo demais, parece até um cenário de um filme!
Quando desembarcamos já haviam alguns barcos e turistas por lá. Mas nada que pudesse diminuir nossas expectativas ou atrapalhar o passeio.
Fomos andando pela ilha até passar por uma enorme pedra que dividia a praia em duas, formando uma grade lagoa salgada. Por causa desta proteção natural, a água é muito calma, cristalina e possui uma temperatura muito agradável. Perfeita para snorkel!
Não vimos peixes grandes por lá, mas encontramos dezenas de peixinhos coloridos.
Depois de um bom tempo nadando na primeira praia, embarcamos para irmos até a segunda atração do nosso passeio.
Hong Lagoon: a lagoa secreta de Hong Island
Hong Lagoon é uma lagoa de água salgada muito diferente!
Ela foi formada pela entrada do mar em uma “porta” escavada em um paredão imenso. De longe não dá pra perceber esta entrada, já que ela é bem estreita. Lembra um pouco a baía em que estávamos anteriormente, mas era muito maior e a água era bem calminha.
A lagoa tem uma água verdinha hipnotizante. Ao seu redor não há areia, somente uma vegetação densa e muito, muito verde.
Saída da Lagoa Visual da parte de dentro da Hong Lagoon
Adentramos na Hong Lagoon com o Speedboat e ficamos um tempinho por lá curtindo o visual. Não chegamos a entrar na água pois o barqueiro disse que o mar ali era muito raso e com muitas pedras no fundo. O snorkel ali também não era legal pela água mais turva.
É importante saber que a Hong Lagoon só é acessível para os barcos até meio dia. Depois disso a maré baixa e impede o acesso.
Koh Phak Bia
Nossa terceira parada foi Koh Phak Bia, uma pequena ilha a 25 minutos de distância de Hong Island.
Durante o trajeto, o ajudante do barqueiro nos ofereceu as frutas que estavam incluídas no passeio. O que ninguém havia nos contado é que “as frutas” se tratavam de apenas um abacaxi, para 6 pessoas muito famintas.
Cada um comeu seu pedaço e complementamos com alguns biscoitos e castanhas que tínhamos levado (ainda bem!). No final, este abacaxi já tinha até virado piada no grupo rsrs…
De barriga “quase cheia”, desembarcamos em Koh Phak Bia.
Tão linda como os outros lugares que tínhamos conhecido mas bem mais vazia, aproveitamos a tranquilidade de Koh Phak Bia para relaxar.
A ilha possui uma fina faixa de areia que a liga a uma parte rochosa. Essa faixa de areia forma uma espécie de “passarela” no mar.
Depois que exploramos a ilha, entramos na água e ficamos um bom tempo nadando.
A água estava em uma temperatura muito boa, e se tivéssemos mais tempo, certamente continuaríamos lá mais um pouco.
Depois de curtir a praia, chegou a hora de conhecermos a última ilha: Koh Lao La Ding.
Koh Lao La Ding ou Paradise Island
A Koh Lao La Ding, também chamada de Paradise Island, é uma ilha com uma pequena praia e com muitas árvores, coqueiros e altos paredões rochosos.
A floresta de lá domina praticamente toda a ilha. O cenário é de uma ilha selvagem, cheia de cavernas, matas fechadas e animais.
Neste ponto do passeio já estávamos bem cansados, mas mesmo assim não perdemos a oportunidade de entrar na água e explorar o fundo do mar.
O snorkel nesta ilha é demais, já que os corais das pedras atraem muitas espécies de peixes. Só é importante prestar atenção para não se cortar nos paredões e nas pedras do fundo.
Peixe-borboleta Sargentinho
No final do passeio, já super exaustos, nos despedimos de Paradise Island.
A volta para Railay foi bem tranquila e quase todo mundo caiu no sono.
Depois de todas estas dicas e fotos, deu pra perceber que adoramos cada minuto do passeio, né?
O valor do Speedboat é um pouco mais alto do que do Longtail, mas vale muito a pena pagar um pouco mais para poder otimizar tempo nos deslocamentos e aproveitar mais as ilhas e praias.
Como expliquei no início do post, a melhor pedida é encontrar mais pessoas para dividir um Speedboat privativo, assim o preço não fica tão alto e o roteiro fica mais flexível.
Entre no grupo “Mochilando na Tailândia” do Facebook. Reunimos uma galera bem legal por lá, algumas pessoas se preparando para essa viagem incrível e outras que já estiveram no país, dividindo suas dicas e roteiros.
Espero que tenha curtido o post! Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que vamos fazer o possível para te ajudar 😀
➳ Leia também: Review do hotel Railay Princess Resort
Indicação: Dicas sobre Koh Lipe – por 7Continents1Passaport
Tudo para a sua viagem:
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).
32 Comments
Adorei demais e ajudou muito!!!!!
Flávio e Geisiele
Muito bom o site de vocês, muitas dicas importantes e informações muito claras. Irei pra Tailandia em novembro, em lua de mel, com roteiro que nós estamos montando e estou pesquisando bastante.
Só me surgiu uma dúvida neste texto:
“O passeio de 7 horas (eram 6, mas conseguimos negociar uma hora a mais) custou 1.700 bahts para o grupo (o que deu mais ou menos 150,00 reais por pessoa)”
Porque 1.700 baht seriam equivalentes a 170 reais, aproximadamente. O que seria muito barato pra um passeio de speed boat, já que vários sites falam em 3.000 baht no long tail privado, que é mais barato. E também não daria 150 reais por pessoa.
É que estou fazendo os cálculos e meu orçamento, aí todas as informações estou analisando.
Parabéns pelo site.
Abraços
Fala André!
Valeu pelo toque. Realmente havia um erro. O valor foi de 1.700,00 bahts por pessoa. Para o grupo saiu por 10.200,00 bahts, já que estávamos em 6! Valeu pela ajuda e obrigado pelo elogio!
Abçs!
Nossa, realmente fantástico! A Tailândia é um sonho antigo, mas ainda não realizamos! Adorei cada detalhe do post!!! Parabéns!
Que destino lindo a Tailândia. Super encantada com todas as dicas e já salvei aqui. Belas fotos e inspiradoras rss