A aproximadamente 140 km de Santiago e banhadas pelo Pacífico, Viña Del Mar e Valparaíso geralmente estão incluídas no roteiro de quem viaja à capital chilena. Apesar de serem vizinhas, as duas cidades são completamente diferentes uma da outra.

Viña Del Mar, conhecida como Cidade Jardim, é famosa pelo Relógio de Flores, um dos cartões postais da cidade. Valparaíso, declarada como Patrimônio Cultural pela UNESCO em 2003, é conhecida por possuir o porto mais importante do Chile e por seus morros cobertos por casinhas coloridas.

Nosso roteiro pelo Chile foi bastante intenso, pois queríamos conhecer o máximo de lugares durante a viagem. Para não perder muito tempo tentando localizar os pontos turísticos de cada cidade, decidimos contratar um tour organizado por agência para conhecer as duas cidades, num famoso bate-e-volta.

Depois de pesquisar sobre roteiros, empresas e horários, agendamos o passeio com a Indo Pro Chile. É uma agência bem avaliada no Trip Advisor e que aparentemente oferecia um tour bem completo (de acordo com o site, a saída de onde estiver hospedado acontece às 08:00 e o retorno é por volta de 17:30-18:00 horas), no valor de 36.000 pesos por pessoa.

Sobre o nosso passeio: por que não valeu a pena ir com a agência

No dia anterior ao passeio, uma pessoa da agência entrou em contato conosco marcando de nos buscar às 9:00 horas na porta do nosso prédio.

Houve algum imprevisto e acabaram atrasando meia hora, então saímos de Santiago às 9:30. O guia Adalberto falava bem o português e dava bastante detalhes sobre a história dos lugares por onde passamos.

A primeira parada aconteceu entre Santiago e Valparaíso, no Rio Tinto. É um misto de mercado de vinhos/restaurante/loja de souvenirs, onde é possível degustar alguns vinhos e uvas da região.

Apesar dos bons preços dos vinhos, particularmente achei o lugar bem pega-turista. Parecia ser uma parada quase que obrigatória para todas as vans e ônibus que faziam o mesmo trajeto que a gente. Ficamos mais ou menos uma hora no lugar, um desperdício de tempo a meu ver, já que o intuito do passeio não era fazer compras e sim conhecer Viña e Valpo.


Leia também: O que fazer em Santiago


Valparaíso

Chegamos em Valparaíso por volta de 12:00, subimos as ruas estreitas de um dos morros  coloridos até uma das casas de Pablo Neruda, a La Sebastiana.

Por lá tivemos 15 minutos para conhecer e tirar fotos.

Continuamos o sobe e desce pelas ruelas enquanto escutávamos do guia curiosidades sobre o lugar, até chegarmos à Praça Sotomayor.

Infelizmente não pudemos descer para fotografar, pois o guia parecia estar com pressa. Seguimos até as proximidades do Museu Naval, onde tivemos mais 15 minutos livres. No local há também um mirante e uma feirinha de artesanatos, porém como o tempo foi curtinho, não pudemos apreciar.

Fim do passeio mega corrido em Valpo, seguimos para Viña. Nova parada vapt-vupt para tirar fotos no famoso Relógio de Flores.

Nesse momento já estávamos ansiosos pelo almoço, então nem fizemos muita questão de ficar mais tempo por lá haha.

Relógio de Flores em Viña del Mar

Já ouviu falar de Embalse El Yeso? Veja como fazer este passeio por conta própria!


O guia nos levou até o restaurante Adaneva, de frente para o mar.

Outro inconveniente de fazer passeios com agência é não poder escolher onde comer (e nem onde sentar, pois ficamos todos juntos numa mesa).

A vista do restaurante era muito bonita, porém os pratos eram extremamente caros e mal servidos. Embaixo do restaurante há uma lojinha de souvenirs, cujos preços não são muito convidativos, mas acabamos comprando um item para guardarmos como recordação.

Viña del Mar

Mais ou menos uma hora depois, nos encontramos na van e nos dirigimos até um ponto da praia onde pudemos observar centenas de leões marinhos numa grande pedra.

De lá fomos levados até o Museo Fonck (ou melhor, até seu jardim), onde está um Moai original (um dos dois únicos no mundo que se encontram fora da Ilha de Páscoa).

Fotografamos e… fim do passeio! Eu não acreditei quando o guia disse que estávamos voltando à Santiago, pois ainda eram 16:00h e não pudemos parar em outro ponto bastante conhecido de Viña, o Castillo Wulff.


Então fica a dica, antes de fechar os passeios, converse com o guia, descubra se o roteiro realmente é o que mais se aproxima dos seus planos e se realmente vale a pena.

Pelo preço que pagamos nesse tour ( 72.000 pesos chilenos em 2015, quase R$400!) daria pra alugar um carro, pagar o combustível e os pedágios 😅

Caso você não esteja totalmente seguro em ir dirigindo ou prefira a tranquilidade de um passeio guiado, vale contratar uma empresa de confiança. Nós indicamos a Destino Chile, uma agência focada no atendimento a brasileiros e que possui nota máxima nas avaliações do TripAdvisor.

Você pode solicitar um orçamento, tirar suas dúvidas e pedir auxílio na montagem do seu roteiro através deste formulário, e de quebra ainda garante um cupom de 10% de desconto!

Moai em Viña del Mar
Moai de Viña del Mar

Também visitaram Valpo e Vinã Del Mar:

#  Fábia e Gabi do Blog Estrangeira: 

# Ana e Léo do Blog Espiando pelo Mundo:


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

13 Comments

  1. Diego Arena Reply

    Viña e Valparaiso são dois passeis imperdiveis mesmo. Fui para la em 2014 e me senti viajando novamente lendo seu post.
    Obrigado por compartilhar =)

  2. Olá, fizemos esse bate e volta em 2009, na nossa lua de mel, e foi muito legal. Adoramos o relato de vocês, e para mim, a casa de Pablo Neruda é o ponto alto desse tour. Parabéns!

  3. Meu passeio também foi no ritmo da correria e eu pretendo voltar para conhecer melhor as duas cidades. O colorido de Valparaíso é incrível, não é?

  4. Pois é, Geisiele. Esse negócio de excursão é uma droga mesmo algumas vezes. Sempre tem as ciladas das lojinhas, guias apressados… Bom, ficou como aprendizado para uma próxima vez que vocês voltarem.
    Parabéns pelo post!!!
    Abraços
    Carolina

  5. Infelizmente do Chile eu praticamente so conheço o aeroporto de Santiago. Valparaiso me parece ser um destino interessante. Tenho alguns colegas de faculdade que fizeram intercâmbio lá e gostaram. Adoraria conhecer a casa do P. Neruda.
    Enquanto a oportunidade de conhecer a cidade não chega, visto através d seu post 😀

  6. adoro Valparaíso, saber mais da vida de Pablo Neruda e dos locais é um dos melhores programas. Vocês captaram bem a essência da cidade!

  7. Pois é Geisieli, por isso fizemos o passeio por conta própria. Além da opção de alugar um carro em Santiago, também é possível ir de ônibus. Tem ônibus de Santiago para Valparaíso de 30 em 30 minutos e levam em média 1:30 para chegar. Dá para sair no ônibus das 7 horas e no máximo 9 horas já vai estar batendo perna pela cidade. A maioria das atrações estão a uma distância pequena e dá para ir caminhando, de transporte público, Uber ou táxi. Assim é melhor para visitar exatamente o que te atraí e ficar quanto tempo quiser por lá. No fim do dia é só pegar um ônibus para Santiago por volta das 19 horas. Dessa forma não se gasta nem metade do que as agências cobram. Ah, quem preferir pode fazer um walking tour gratuito nas duas cidades também, só pesquisar que tem várias opções.
    Um abraço!

  8. Fiz este passeio de bate e volta também, mas estava tão frio e muita chuva, que não aproveitei metade do que daria. Adorei as suas dicas.

    • Flávio Borges Reply

      Poxa, Eloah! O jeito vai ser repetir o passeio então haha!

      Um abraço pra você e obrigado!

Write A Comment