Nazca, Machu Picchu, Puno, Lima, Huaraz, Huacachina… Estes são apenas alguns dos vários lugares para se aventurar no Peru. Mas na hora de organizar o roteiro e marcar tudo no mapa, acabamos por descobrir que esses destinos não são tão próximos uns dos outros. Na verdade alguns são até beeem afastados 😅. Então, como se locomover entre tantos lugares distantes (de forma econômica, é claro!)?

Bom, não tem nem como fazer mistério, o título deste post já entrega! 😂

No Peru, viajar de ônibus será a melhor saída para quem quer explorar o país sem gastar muito.

E os principais motivos você descobre agora!

Letreiro que fica na fronteira entre a Bolívia e o Peru

1. Viaje com todo o conforto da 1ª classe

Quando estávamos montando o roteiro do mochilão Chile x Bolívia x Peru, percebemos que não teríamos como escapar: alguns dos longos deslocamentos no Peru teriam que ser feitos de ônibus.

Isso porque os vôos internos, mesmo que lowcost, não eram tããããão baratos assim, sendo que para alguns lugares nem a opção de voo existia.

Trem seria uma opção, mas a rede ferroviária do Peru funciona mais ou menos como a nossa… 😅

Então não havia muita alternativa, o negócio era encarar o busão!

Os ônibus das melhores empresas são muito confortáveis.

Eu já fiz muitas viagens de ônibus aqui no Brasil, e logo imaginei o perrengue que seria: ônibus em estado de conservação “duvidoso”, poltronas apertadas, e, se déssemos o azar de ficar nas fileiras do fundão, estaríamos perto do banheiro e sofreríamos com um “cheirinho não tão agradável assim”… (quem viaja de ônibus no Brasil deve saber do que estou falando 😶)

Mas eu já tinha lido internet afora que algumas companhias de ônibus eram melhores e mais confortáveis.

Li que algumas ofereciam até um serviço chamado “bus-cama“, onde a gente viaja em uma poltrona super-reclinável (descendo até a 160º).

Mesmo desconfiando, fizemos nossa primeira viagem. E, a partir daí, o meu conceito sobre andar de ônibus mudou radicalmente.

A primeira grande diferença: assim como nos voos, também existe a 1ª Classe nos busões do Peru, mas os preços são mais atrativos do que os dos voos.


Já contratou o Seguro Viagem?

Nossa dica para contratar o seguro é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras.
Para isso, sempre utilizamos os sites da Real Seguros e da Seguros Promo.

Benefícios:
Real Seguros – parcele seu seguro em até 12x no cartão e sem juros!
Seguros Promo – parcele em até 6x no cartão ou ganhe 5% de desconto pagando no boleto. Utilize o cupom NAJANELA5 e ganhe mais 5%


Nos trajetos de ônibus geralmente rola um lanchinho legal com direito à chazinho de coca, tem cobertas, travesseiros, tv com filme e o melhor: na ‘primeira classe’ as poltronas são espaçosas e reclinam de 140º a 160º, com apoio para os pés. Quase uma cama! (Ok, exagerei um pouco 😅)

Então, se a sua viagem for longa, é extremamente aconselhável que você escolha ir por ela, pode acreditar!

Mas atenção…

Nem todas as empresas de ônibus no Peru oferecem este serviço de primeira linha.

A maioria das cias, que geralmente são mais utilizadas pelos peruanos e são bem mais baratas também, oferecem um serviço bem precário.

Ônibus velhos, sem ar-condicionado, poltronas duras, sem qualquer tipo de refeição e que não fornecem muita segurança para os seus passageiros. Enfim, o preço menor pode não valer tanto a pena assim e eu realmente não aconselho este tipo de transporte.

Para ajudar na sua escolha, no final do post tem uma listinha com as empresas mais confiáveis para uma viagem tranquila e segura.


Leia também: Machu Pichu – 7 macetes simples que podem salvar a sua viagem


2. Pague pouco, viaje muito

Apesar das passagens da 1ª classe das empresas de ônibus mais confiáveis serem mais caras que as dos ônibus populares, ainda assim elas são bem baratas. Principalmente se comparadas com as que pagamos aqui no Brasil.

Como exemplo, uma passagem de ônibus de São Paulo ao Rio de Janeiro (430 km de distância) custa em média 120,00 em um ônibus comum, sem muito conforto.

Já um ônibus de Lima a Huaraz (430 km de distancia também) custa 76 soles*, o que dá +ou- 85,46 reais. Mas isso no modo mais confortável, com poltrona que inclina 160º.

Se você optar por ir na poltrona que inclina 140º, pagará 41 soles (46,10 reais). Sem contar que ainda terá refeições incluídas.
*valor referente à fevereiro/2019 com a cia Oltursa.

O trajeto Cusco – Lima, que dá +ou- 1100 km custa 165 soles (cerca de 182 reais), no bus cama 160º.

Alternativa: Voos Low-Cost

Se você quiser otimizar seu tempo em deslocamentos muito longos, as cias aéreas low-cost são altamente aconselháveis.

Nós fizemos o trecho Cusco – Lima com a Peruvian, e pagamos 78 dólares por pessoa. O trecho, que de ônibus dura em média 22h, durou menos do que 1h30m de voo.

Terminal da empresa Cruz del Sur, em Lima.

Leia também: Cusco – Roteiro completo de 3, 5 e 7 dias

3. Aceita um lanchinho?

Mais um ponto positivo para as companhias de ônibus peruanas: em quase todos os trechos que pegamos foi servido algum tipo de lanche (além do costumeiro chazinho).

Nas viagens mais longas, além do lanche, foi servido também um almoço ou uma janta.

Lógico que não era aquele almoço no melhor estilo self-service, mas uma marmitinha simples.

Pra quem tá viajando com um orçamento mais apertado, esta é mais uma vantagem de andar de ônibus no Peru.

Canelone com arroz

4. Economize na diária de hotel/hostel

O motivo número 4 é mais uma excelente cartada para diminuir gastos na viagem.

Se você tiver que fazer deslocamentos longos, uma boa estratégia para economizar dinheiro e tempo é viajando à noite.

Isto porque, se você passar a noite no busão, não queimará um dia inteiro de férias viajando, e poderá aproveitar este dia de uma forma melhor, conhecendo uma cidade ou fazendo um passeio, por exemplo.

Outra super vantagem é que você poderá economizar em uma diária.

Mas reforço: se for passar a noite em um ônibus, faça um favor para você mesmo (a), e viaje em um “bus-cama”. Assim você poderá descansar melhor e ter mais disposição para bater perna no outro dia.

Poltrona fofinha com cobertor e travesseiro em um ônibus da Cruz del Sur

Leia também: Cusco – Guia completo para uma primeira viagem

5. Paisagens do tipo “uau!”

Bom, se você está acompanhando nossa série de posts sobre o Peru, já deve ter reparado que o país é incrivelmente lindo!

Talvez pelas cordilheiras com suas montanhas nevadas, talvez pela vegetação tropical e também de altitude, talvez pelas cidades tão diferentes, ou talvez por tudo isso junto, o Peru tem paisagens que me deixou encantado.

E, viajando de ônibus, pude ir acompanhando tudo isso da janela.

Várias vezes fiquei com vontade de parar o ônibus para fotografar, mas só o fato de gravar tudo aquilo na memória já valeu a pena. Vez ou outra arriscamos um clique de dentro do busão mesmo. 😂

A foto abaixo, foi tirada pela Geisi no trajeto Huaraz-Lima.

Viajando de ônibus você poderá ver paisagens deslumbrantes pelo caminho

Bom, sem dúvidas estes 5 motivos já são mais do que suficientes para que você escolha o busão como seu principal meio de transporte no Peru.

Mas, além desses motivos tem mais alguns que posso listar:

+ motivos para viajar de ônibus no Peru:

  • As passagens de ônibus com as melhores companhias no Peru podem ser compradas pela internet. (mas se você deixar para comprar na hora, elas podem sair mais barato, como comento abaixo)
  • Alguns ônibus tem wi-fi
  • Indo de busão, você poderá se aclimatar melhor caso esteja indo para algum lugar muito alto (como Huaraz)
  • Nos ônibus das boas empresas, há um painel que marca a velocidade. Assim todos podem controlar (e chamar atenção do motorista caso ele ultrapasse o limite 🤣)

Informações importantes

Onde fica a rodoviária?

Não sei se você já sabe (eu só fui descobrir na nossa viagem): em várias cidades do Peru não há rodoviárias!

Cada empresa tem a sua própria estação de embarque e desembarque (que são como “mini-rodoviárias” particulares).

Por esse motivo, é importante que você sempre confirme com antecedência no site da empresa o endereço do terminal.

Despache suas bagagens

Com as empresas mais tops você terá que chegar um pouquinho antes para despachar as malas/mochilão.

Esse procedimento também funciona como nos voos. Você deve entregar suas malas com antecedência e, para reavê-las, deve aguardar em um local próprio para isso.

Quando você for despachar as suas coisas terá também que…

Pesar suas malas

Oi???? Pesar as malas?

Exatamente isso! Cada cada passageiro tem um limite de peso que pode transportar.

Mas não se preocupe: geralmente o limite é de 23 kg por pessoa. Mais do que isso você terá que pagar um valor adicional.

Cuidado com as empresas muito baratas!

Pague menos na sua passagem

Quando eu comentei das vantagens de viajar de ônibus no Peru, falei que você pode comprar sua passagem pela internet com antecedência.

Maaaassss… se você quiser economizar, uma boa pedida é deixar pra comprar na hora, no próprio terminal, já que as passagens costumam ficar mais baratas.

Se você for tentar comprar na hora, tome cuidado para não ficar sem, principalmente se for alguma data mais movimentada ou um trecho mais procurado.


Lista das melhores empresas para viajar no Peru:

Cruz Del Sur – fizemos os trechos Lima-Huaraz com eles e também o trecho Lima-Paracas. Ônibus super confortável e viagem tranquila.
site: www.cruzdelsur.com.pe

Oltursa – Voltamos de Huaraz para Lima com a Oltursa. Empresa muito boa também e recomendada. Melhor comida que comemos em um ônibus – apesar que não comemos tantas assim 😅
site: www.oltursa.pe

Movil Tours – Não viajamos com a Movil Tours, mas tivemos excelentes recomendações da empresa.
Site: www.moviltours.com.pe/

Tepsa – Outra empresa grande e confiável, mas que também não usamos. (Se você viajar por ela, volte aqui e deixe um comentário para nos contar como foi 🙂).
Site: www.tepsa.com.pe

Dica: Para sair de Copacabana na Bolívia e chegar em Cusco, viajamos com a Transzela. O serviço da empresa foi muito bom! Fica aí mais uma indicação.

Ônibus que viajamos no percurso Copacabana (Bol) à Cusco (Peru)

Bom, espero que estas dicas ajudem no seu planejamento. E se você tiver mais alguma informação legal sobre viajar de ônibus no Peru, deixe um comentário 😉


Leia também: De ônibus do Rio de Janeiro direto para Cusco ou Lima – Por Blog Across the Universe


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites. Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros. Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).


Author

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

6 Comentários

  1. CRISTIANO VIEIRA CAVALCANTI Responder

    Boa tarde. Tô numa dúvida danada entre comprar a passagem de ônibus com antecedência ou comprar na hora. Irei para o Peru em outubro e farei toda a parte sul desde Lima até Cusco. O que vc aconselharia? Sei que comprando antes existem algumas promoções, mas tb tem o iof pago na compra via cartão. Enfim. O que você aconselha?

    • Flávio Borges Responder

      Olá, Cristiano!

      Primeiramente, desculpe a demora em te responder. Os dias estão meio corridos por aqui!

      Sobre a sua pergunta, a gente deixou para comprar todas as passagens já durante a viagem.

      Nós fizemos exatamente assim: ao chegar em uma cidade, já olhávamos qual era a empresa que fazia o percurso para o próximo destino e comprávamos com uns dois ou três dias de antecedência. Assim evitamos o IOF, não engessávamos o roteiro todo e também não corríamos o risco de ficar sem as passagens.

      Esta estratégia funcionou super bem pra gente.

      Abraços!

  2. Olá. Estou planejando minha viagem pro Peru .vou para huaraz volto e vou para cusco de avião. Queria chegar e já ir para Cusco. O terminal Plaza norte é o mais perto do aeroporto. Olhando no site da oltursa tem um ônibus que sai às 22h e chega nesse terminal as 4h45. O voo que quero comprar sai às 6h35. Do terminal ao aeroporto são uns 25 minutos de táxi. Você acredita que dá tempo ??? Assim, se chegar no horário eu sei que dá
    Mas meu receio é de ter atraso do ônibus. Qual foi sua experiência. Os ônibus chegam no horário previsto ? Obrigada

    • Flávio Borges Responder

      Olá, Daniela

      Os ônibus que pegamos no Peru foram com empresas boas e eles não se atrasaram. Contudo, quando estávamos voltando de Huaraz em direção à Lima, pegamos um acidente na estrada que nos atrasou em quase 3h.
      Então, pode ser um pouco arriscado sim este seu horário. Qualquer imprevisto (como um pneu furado) pode fazer você perder o voo. Se conseguir, tente mudar seu roteiro para chegar mais cedo em Lima (imagino que seja de lá o seu voo).

      Abraços

  3. Olá. Muito bom o relato sobre as viagens de ônibus no Peru.. Eu tô indo em abril para lá e fiquei com uma única dúvida, já li vários relatos mas nenhum fala sobre, é da questão do despacho. É obrigatório despachar tudo? Por exemplo se eu tiver com uma mochila grande com as roupas, e uma mochila bem pequena apenas com o notebook, sou obrigada a despachar o notebook ou funciona como nos voos que eu possa levar comigo visto que tem algo de muito valor? Se souberem me responder, ficarei extremamente agradecida!

    • Flávio Borges Responder

      Olá, Gisele!

      Não precisa se preocupar, você pode despachar só o seu mochilão ou a sua mala. No meu caso, eu não despachei nenhuma vez a mochila menor (que estava com meu notebook), nem minha bolsa onde carrego a câmera fotográfica.
      Se pintar mais dúvida, pode deixar um comentário que se a gente souber, ajudamos.

      Abraços

Deixe seu comentário!