Mesmo não sendo o foco principal de quem visita o país – que normalmente priorizam Cusco e a cidade inca de Machu Picchu – Lima, a capital do Peru, é extremamente movimentada e cheia de atrativos para os turistas!


Sobre Lima, Peru

Além de ser a capital do país, Lima ocupa também o posto de maior cidade do Peru.

Mesmo sendo uma cidade incrível e super diversificada, a capital peruana muitas vezes é tida apenas como um “lugar para escala” entre um voo e outro. Grande injustiça, na minha opinião!

Há muito tempo Lima vem investido em turismo e se mostra uma cidade totalmente receptiva aos turistas, principalmente a nós, brasileños.

Lima tem bairros modernos, um shopping bem diferentão, bairros boêmios, catacumbas, pirâmides seculares, uma rica e premiada gastronomia, museus que guardam relíquias históricas, além de não ficar muito longe de destinos como o oásis de Huacachina e o deserto de Paracas.

Por ser uma cidade litorânea, em Lima você não terá nenhum problema com “mal da altitude”. Outro ponto para a cidade!

O que fazer em Lima, Peru: Fim de tarde no Malecón de Miraflores
Fim de tarde no Malecón de Miraflores

Nós separamos 3 dias para explorar a cidade e aproveitamos para desacelerar um pouco, já que estávamos fazendo um mochilão em um ritmo bastante intenso.

Nos três dias que passamos por lá, conseguimos ver muita coisa da capital peruana, mas inúmeras outras ficaram de fora, por falta de tempo e também por falta de sorte…

Estivemos em Lima exatamente no dia em que o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski (PPK), renunciou. Assim como no Brasil, a política é um grande problema no Peru e a renúncia do PPK esteve diretamente relacionada a escândalos envolvendo corrupção.

Resultado: não conseguimos conhecer algumas das atrações que programamos, já que prédios públicos e praças da região central da cidade foram fechadas devido ao clima tenso que recaiu sobre a cidade.

Mas tudo bem, já estávamos conformados de que 3 dias seriam insuficientes para turistar por Lima e que teríamos que voltar um dia para conhecer tudo com mais calma e para aproveitar melhor.


O que fazer em Lima, Peru?

Confira uma listinha que separamos com 7 lugares imperdíveis para o seu roteiro!


1- Bairro Barranco

Barranco é conhecido como o bairro mais boêmio de Lima e é repleto de barzinhos e restaurantes super badalados, sendo uma ótima opção para a noite em Lima.

Mas a visita a Barranco durante o dia também é super indicada. Além dos grafites espalhados por quase todos os muros e fachadas coloridas (que rendem lindas fotos!), é lá que se encontra uma das pontes mais famosas da cidade: A Ponte dos Suspiros!

Além da localização pra lá de charmosa, existe uma lenda sobre a Ponte dos Suspiros: aqueles que fizerem um pedido e cruzarem a ponte prendendo a respiração vão conseguir realizar seu desejo.

Se é verdade eu não sei, mas não custa tentar, né?

O que fazer em Lima, Peru: Clique feito do alto da Ponte dos Suspiros
Clique feito do alto da Ponte dos Suspiros

Nós pedimos um Uber no hotel onde estávamos hospedados e seguimos para Barranco pela manhã.

O bairro ainda estava tranquilo, uma ótima oportunidade para explorar cada cantinho e admirar cada desenho espalhado por suas ruas com calma.

Mas se o seu objetivo é curtir a vibe boêmia da região, deixe para passear pelo bairro no finalzinho da tarde, e aproveite para conhecer os animados bares de Barranco!


Siga nossas redes sociais para não perder nada do que rola por aqui!


2 – Shopping Larcomar

Tem quem ame e tem quem odeie visitar shoppings durante as viagens.

Mas o Larcomar não é qualquer shopping! Além de possuir muitas lojas renomadas, o shopping possui uma arquitetura bem diferente e fica no coração do bairro de Miraflores.

O que fazer em Lima, Peru: Shopping Larcomar

Mas o grande diferencial, e que faz o Shopping Larcomar entrar para a nossa seleta lista de lugares a se conhecer em Lima é a vista. E que vista!

Construído a poucos metros do mar, sobre uma falésia, o shopping possui uma das melhores vistas da cidade.

A praça de alimentação fica à céu aberto, e dá pra almoçar, jantar ou fazer um lanchinho com vista pro Pacífico!

Na área de alimentação do Larcomar encontram-se franquias como Chili’s, KFC, Burger King, Havana, Starbucks, além de restaurantes como La Trattoria, Papacho’s, TGI Fridays, Mangos, La Bonbonniere e outros.

As maior parte das lojas funcionam das 10h às 22h, com exceção dos bares e restaurantes, que costumam ficar abertos até mais tarde. Consulte os horários aqui.

O Larcomar ainda oferece aos visitantes wi-fi gratuito, carregador de telefone, estacionamento para bicicletas, casa de câmbio e ATM, entre outras facilidades.

O que fazer em Lima, Peru: Shopping Larcomar
Shopping Larcomar

3 – Parque del Amor e Malecón de Miraflores

O Parque del Amor fica no bairro de Miraflores, de frente para o mar e bem pertinho do Shopping Larcomar – dá pra ir caminhando e admirando o Pacífico 💚

O que chama a atenção logo de cara é a escultura de 12 metros de altura posicionada na área central do Parque: “El Beso“, ou em português, “O Beijo” de um casal apaixonado.

A grande escultura está cercada por canteiros floridos e frases românticas de poetas peruanos, cuidadosamente desenhadas com ladrilhos nos bancos ondulados espalhados no local.

Sabe aquela modinha de colocar cadeados com o nome do casal na ponte em Paris? Ela se espalhou por diversas cidades do mundo e chegou ao Parque del Amor – como dá pra ver na foto acima rsrs.

Deixe para visitar o Parque del Amor no final do dia. O motivo? Um dos pores do sol mais bonitos que você vai ver na vida, prometo!

O que fazer em Lima, Peru: Pôr do sol em Miraflores
Pôr do sol em Miraflores

4 – Parque de La Reserva – Circuito Mágico del Agua

O Parque de La Reserva fica no centro da capital peruana e é uma das atrações mais incríveis de Lima, na minha opinião!

O Parque ocupa uma área de cerca de 8 hectares, foi inaugurado em 1929 e recebeu esse nome em homenagem aos soldados que defenderam a cidade durante a Guerra do Pacífico.

São várias esculturas espalhadas pelo Parque, mas o que chama mesmo a atenção é o Circuito Mágico Del Agua, um complexo de 13 fontes ornamentais e interativas, que ganham ainda mais vida quando anoitece.

É um verdadeiro show de luzes e cores!

E por falar em show: todas as noites, de terça à domingo, acontece um espetáculo belíssimo na Fonte da Fantasia, onde são projetadas diversas cores e imagens sobre a história peruana na nos jatos d’água e na névoa que se forma.

O espetáculo acontece em três horários: 19:15h, 20:15 e 21h30.

O Parque abre de terça à domingo, das 15h às 22h30 e o ingresso custa 4 Soles (cerca de R$4,60). Para maiores informações, acesse o site.


5 – Centro histórico

Como contei lá no comecinho do post, o até então presidente do Peru renunciou ao cargo bem no dia que tínhamos separado para conhecer os prédios históricos de Lima, e infelizmente várias praças e prédios públicos do Centro Histórico estavam interditados.

Mesmo assim, caminhamos por algumas ruas da região e presenciamos algumas cenas inusitadas: em meio à tensão política do fato, algumas pessoas dançavam felizes ao som de uma banda local!

O que fazer em Lima, Peru: Mesmo em um dia de tensão, encontramos muita festa e alegria nas ruas de Lima
Mesmo em um dia de tensão, encontramos muita festa e alegria nas ruas de Lima

As principais atrações nos arredores do Centro Histórico são:

  • a Catedral de Lima e o Palácio do Governo
  • a Basílica e Convento de San Francisco
  • o Museu da Santa Inquisição
  • o Parque La Muralla
  • a Plaza Bolívar
  • o Convento de Santo Domingo
  • a Plaza San Martín.

Para saber mais detalhes sobre cada uma delas, recomendo a leitura do post do blog De Mochila e Caneca sobre os principais atrativos do centro histórico de Lima.

O que fazer em Lima, Peru: Centro Histórico
O que fazer em Lima: Centro Histórico

6 – Ruínas pré-incas

Ao contrário de Cusco, Lima não possui ruínas Incas, mas algumas ruínas de civilizações que antecederam o Império Inca.

As principais são Pachacámac, Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca.

O sítio arqueológico de Pachacámac fica a aproximadamente 31 km de Lima e é formado por um complexo de templos, pirâmides e praças, e algumas delas datam do ano 200 a. C.!

Huaca Pucllana fica no bairro de Miraflores, e foi um importante centro cerimonial da cultura Lima, que ocupou o local entre os anos 400 e 700 d. C.

Por volta dos anos 800 d. C., após ter sido abandonada pelos Lima, o local passou a servir como cemitério da cultura Wari.

Huaca Huallamarca foi construída entre os anos 200 a. C. e 200 d. C., e fica localizada no bairro de San Isidro, contrastando com os prédios modernos construídos ao seu redor.

Não conseguimos encaixar nenhuma das ruínas no nosso roteiro, mas caso você se interesse em conhecer Pachacámac, Huaca Huallamarca ou Huaca Pucllana, recomendo a leitura deste post do Sundaycooks, sobre os Sítios Arqueológicos de Lima.


7 – Museus

Você é daquelas pessoas que PRE-CI-SA visitar um museu em qualquer cidade que vá? Em Lima não faltam opções!

Os mais famosos são o Museu de Arte de Lima, o MALI, o MATE – Museu Mario Testino e o Museu Larco.

O MALI, como o nome já diz, abriga inúmeras obras de arte em quase todas as suas formas de expressão – pinturas, peças de cerâmica, peças de artesanato, obras sacras, etc.

Além de exposições temporárias, o museu conta com uma exposição permanente, onde os visitantes podem observar mais de 1200 peças que representam mais de 3 mil anos da história da arte no país.

O MATE foi fundado em 2012 pelo peruano Mário Testino, um dos fotógrafos mais famosos e influentes de moda no mundo.

Localizado no charmoso bairro de Barranco, o MATE é uma ótima pedida para os amantes de fotografia, e abriga ao longo do ano diversas exposições, cursos e projetos especiais.

Mario Testino já teve suas fotos publicadas em revistas renomadas como Vanity Fair, Vogue e V Magazine, além de ter fotografado inúmeras celebridades, como a Princesa Diana, Gisele Bündchen, Beyoncé, Kate Moss, entre muitas outras.

Já o Museu Larco possui uma vasta coleção de objetos e artefatos que somam mais de 5000 anos de História do antigo Peru.

Para a experiência ficar ainda mais completa, nos jardins do Museu Larco há um café e restaurante charmosíssimo, uma ótima pedida pra fazer uma refeição após conhecer o museu!


JÁ CONTRATOU O SEU SEGURO VIAGEM?

Seguro viagem é um item importantíssimo para qualquer viagem internacional! Com ele você tem a tranquilidade de saber que em eventuais problemas que surjam durante a viagem você terá todo o apoio de uma seguradora.

A nossa dica para contratar o seguro é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras e escolher um com o melhor custo-benefício.

Para isso, sempre utilizamos os sites da Real Seguros e da Seguros Promo.

Ambas as empresas são nossas parceiras e oferecem seguradoras confiáveis com o menor preço para nossos leitores. No final você pagará menos e poderá viajar despreocupado (a).

Tanto a Real Seguros como a Seguros Promo funcionam como o “Booking”, você faz a cotação e a plataforma te indicará as melhores opções de seguradoras. Dai então é só você escolher o seu plano e contratar o seguro.

Faça a sua cotação no botão abaixo já com o cupom de 5% de desconto aplicado!


Caso ainda tenha alguma dúvida sobre seguro viagem, no post Seguro Viagem Internacional (clique) explicamos direitinho como funciona!


Onde ficar em Lima, Peru

Na nossa opinião, o melhor bairro para se hospedar em Lima é a região de Miraflores.

Além da localização privilegiada, próxima ao mar, o bairro é charmoso e próximo dos principais atrativos da cidade, além de ter mercados, casas de câmbio, bancos e restaurantes.

Outros bairros próximos e que também são indicados para quem está turistando pela cidade são San Isidro e Barranco.

Confira abaixo as nossas sugestões:

Opções econômicas


Bom custo-benefício


Opções muito confortáveis

Ainda não encontrou seu hotel ideal em Lima? Confira todas opções disponíveis no Booking.com.


Gostou da nossa seleção de pontos turísticos de Lima, no Peru? Se você conheceu algum lugar na cidade que não está nessa listinha e gostou muito, compartilhe com a gente! A caixa de comentários é toda sua 🙂


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites. Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros. Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).

Escrito por

Mineira, 31 anos, formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por viagens, principalmente aquelas que possibilitam visitar novos lugares e conhecer novas culturas. Passa horas na internet lendo relatos de outros viajantes e adora contar suas experiências nas redes sociais e no blog.

Escreva um comentário