A base do sabor é mérito dos incas e seus antecessores! Batata, milho, quinoa e pimenta. Foram eles que dominaram as montanhas, lutaram contra o clima e desenvolveram formas inventivas para cultivar os ingredientes que nunca faltam nos pratos peruanos. Mas, sem diminuir o esforço dos antigos povos andinos, a culinária típica não parou por aí, e, se hoje a comida peruana é conhecida como uma das melhores do mundo, é porque carrega consigo a mistura de sabores de vários outros lugares do mundo, inclusive da Europa e da Ásia!


Salve a imagem no Pinterest e não perca estas dicas!


Engana-se quem pensa que o Peru se resume a Machu Picchu!

É claro que conhecer uma das Maravilhas do Mundo Moderno não pode ficar de fora do seu roteiro, mas se permita ir além e reserve alguns momentos da viagem para apreciar outro atrativo do país que é reconhecido a nível mundial: a rica gastronomia peruana.

Eleito por sete anos consecutivos o melhor destino culinário do mundo pelo World Travel Awards – o Oscar do turismo – o Peru é o destino ideal para quem gosta de comer bem durante as viagens.

Quer conhecer alguns dos principais pratos e bebidas típicos do país e já saber o que te aguarda por lá? Vem comigo!



➳  Leia mais: Seguro Viagem América do Sul: o que você precisa saber


COMIDA PERUANA – PRATOS TÍPICOS

Comida peruana - Ceviche (comida típica do Peru)

1 – Ceviche

Impossível começar essa lista com outro prato, né? O ceviche é o prato mais famoso do país, tanto que foi declarado como Patrimônio Cultural.

Existem muitas versões da receita pelo mundo, mas a original leva peixe branco cru, cebola roxa, pimenta, coentro, sal e limão (ou lima). Como acompanhamento, costuma-se servir milho, alface e batata doce.

Em muitas cidades, principalmente as litorâneas, é possível encontrar restaurantes especializados e que servem apenas as variações dessa iguaria: as cevicherias.

Atenção: geralmente o ceviche vem caprichado em em dois ingredientes polêmicos: coentro e pimenta. Se você também não curte, cuidado! haha

Comida peruana - Papas a la huancaína (comida típica do Peru)

2 – Papas a la huancaína

Papas é batatas em espanhol, e se tem batata a chance do prato ser bom é enorme, né?

Huancaína é uma espécie de molho de pimenta amarela, levemente picante. As batatas são cozidas em rodelas mais grossas e cobertas com esse molho.

Como acompanhamento normalmente são servidos ovos cozidos, alface e azeitonas pretas.

Comida peruana - Anticuchos (comida típica do Peru)

3 – Anticuchos

De origem pré-colombiana e muito populares durante o império inca, os anticuchos continuam sendo um prato bastante consumido pelos peruanos e em alguns lugares da Bolívia.

Os anticuchos são bem semelhantes aos nossos espetinhos. Podem ser de carne bovina (normalmente filé mignon ou coração), frango ou peixe.

Para acompanhar, normalmente são servidas batatas ou milho cozidos.

Comida peruana - Cuy (comida típica do Peru)

4 – Cuy

Muitas pessoas no Brasil tem o porquinho da índia como pet, porém isso não acontece no Peru.

Por lá, esses bichinhos são servidos em diversos restaurantes de comida peruana, por isso preste atenção quando estiver escrito cuy no cardápio, pra não se assustar quando o prato chegar na sua mesa.

Normalmente eles são assados ou fritos inteiros – com cabeça e patinhas – o que deixa a situação à mesa ainda mais estranha pra nós, que estamos acostumados a ver o bichinho como animal de estimação.

Não tivemos coragem de provar o cuy (tadinho!), mas quem já o fez garante que o sabor é parecido com frango.

Comida peruana - Cancha (comida típica do Peru)

5 – Cancha peruana

Vou confessar que até pouco tempo atrás eu não sabia o nome exato deste aperitivo, embora a gente tenha comido várias vezes durante a viagem pelo Peru.

A cancha peruana (também conhecida por lá como cancha serrana ou maíz tostado) é uma variedade de milho de grãos grandes tostados e salgados, servido normalmente como aperitivo em restaurantes antes da chegada do pedido, como acompanhamento de alguns pratos ou simplesmente como petisco.

É como se fosse o nosso amendoim japonês, sabe?

Comida peruana - lomo saltado (comida típica do Peru)

6 – Lomo saltado

O lomo saltado talvez seja o segundo prato mais popular do Peru, atrás somente do ceviche.

Extremamente fácil de encontrar em restaurantes de comida peruana, o prato consiste em um salteado com tiras de carne bovina, cebola, tomate e condimentos, que normalmente vem acompanhado de arroz e batatas fritas.

7 – Choclo con queso

É difícil resistir a um milho com queijo! E eles estão por toda a parte, servidos como entrada em restaurantes peruanos e até em barraquinhas nos arredores das ruínas incas.

O Peru possui mais de 30 variedades de milho, com cores e tamanhos distintos, mas a combinação perfeita com uma bela fatia de queijo fresco artesanal é feita com famoso “milho gigante de Cusco“!

Comida peruana - Ají de gallina (comida típica do Peru)

8 – Ají de gallina

O ají de gallina é um ensopado mais consistente de frango, pimenta amarela, açafrão e outros condimentos.

Sua cor amarela lembra muito a do molho huancaína, que leva a mesma pimenta.

Normalmente o prato é servido acompanhado de azeitonas, batatas ou ovos cozidos.

Comida peruana - Rocoto relleno (comida típica do Peru)

9 – Rocoto relleno

Rocoto é um tipo de pimenta peruana, arredondada e que é a grande estrela desse prato, originário da região de Arequipa, Peru.

A pimenta é recheada com carne moída ou picadinha bem temperada e normalmente leva amendoim torrado e ovos cozidos picadinhos.

Por cima do recheio vai uma camada de queijo. O rocoto é levado ao forno e geralmente é acompanhado de batatas.

Comida peruana - causa rellena (comida típica do Peru)

10 – Causa rellena

A causa lembra muito os nossos escondidinhos.

Também conhecida como causa limeña, a batata usada no preparo do prato é a variedade amarela, típica do país, mais o nosso conhecido ají amarillo (pimenta amarela, já falamos dela algumas vezes, lembra?) por isso esse amarelo mais forte.

O recheio pode ser de atum, frango ou frutos do mar.

11 – Pollo a la brasa

O pollo a la brasa é mais um dos pratos bastante conhecidos e apreciados da comida peruana.

Como o nome já diz, é o frango assado nas brasas do carvão. Há diversos restaurantes especializados no prato, chamados pollerias, onde o frango normalmente é servido inteiro, partido ao meio ou em 4 pedaços.

Costuma ser servido acompanhado de batatas fritas, arroz e salada.

Comida peruana - chupe (comida típica do Peru)

12 – Chupe

Chupes são sopas típicas do sul do Peru. Entre as variações mais comuns do prato estão os preparados com camarões, frango, carne vermelha e vegetais.

Além da proteína, normalmente levam no preparo batatas, cebola, pimenta, tomate e creme de leite.

Comida peruana - suspiro limeño (comida típica do Peru)

13 – Suspiro Limeño

Uma das sobremesas mais tradicionais no país, o suspiro a la limeña consiste basicamente num creme de leite e gemas coberto com um merengue que leva vinho do porto, claras em neve e canela.

14 – Chocotejas

Não sei se elas são fáceis de encontrar em todo o Peru, mas é um docinho originário da região de Ica.

Provamos essa delícia em Huacachina, e me arrependo MUITO por não ter comido mais hahaha

O docinho lembra um bombom, com recheios que variam bastante – nozes, doce de leite, pistache, coco, etc – cobertos com uma casquinha de chocolate ou de açúcar. Não deixe de experimentar!

Comida peruana - tiraditos (comida típica do Peru)

15 – Tiraditos

Os tiraditos são feitos de peixe cru ou marinado – cortado em lâminas finas, mais ou menos como se fosse um sashimi, e servidos com molho picante.

Geralmente vem acompanhado de milho e batata doce (que é um pouco diferente da que consumimos aqui no Brasil, alaranjada, mas gostosinha!).

Comida peruana - Arroz chaufa (comida típica do Peru)

16 – Arroz chaufa

O arroz chaufa é a fusão da gastronomia peruana e chinesa, conhecida como chifa, e que possui mais de 150 anos de existência.

É basicamente um ‘mexido’ de arroz com diversas variações, como mariscos, carne vermelha ou frango.

17 – Humitas

Humita é a versão andina da pamonha. Também existe nas variações doce e salgada, e podem ser recheadas com queijo (huuuumm 😋), passas ou ainda levar canela no preparo.

Assim como as pamonhas daqui, costumam ser servidas envolvidas na palha do milho.


Bebidas típicas do Peru

Bebida peruana - pisco sour (Bebida típica do Peru)

18 – Pisco Sour

Talvez a bebida mais famosa do país, ou melhor, de dois países: Chile e Peru disputam a autoria do drink, mas seja lá de quem for, é uma delícia!

O pisco sour é uma bebida bastante refrescante e lembra um pouco a nossa caipirinha.

As receitas tradicionais levam pisco, que é uma espécie de cachaça de uva, limão, xarope de açúcar, gelo e clara de ovo (siiiim, mas garanto que você nem vai lembrar desse detalhe quando estiver tomando haha).

Podem haver variações do drink, onde o limão é substituído por maracujá, por exemplo. Esse é o maracuyá sour 😀

19 – Chicha morada

A chicha morada é uma espécie de ‘suco’ de milho. A bebida é feita a partir de um tipo de milho de cor roxa (maíz morado), frutas e especiarias.

Além de refrescante, a chicha morada possui propriedades antiinflamatórias, auxilia na produção de colágeno e diminui a pressão sanguínea.

Bebida peruana - Inca Kola (Bebida típica do Peru)

20 – Inca Kola

Apesar do nome soar semelhante à Coca Cola, as bebidas são completamente diferentes, seja na cor ou no sabor.

Seu amarelo quase radioativo se destaca nas prateleiras dos mercados peruanos e, como todo bom turista, ficamos tentados a experimentar.

E experimentamos. Se gostamos? Não muito. Talvez a cor amarela nos induza a pensar num sabor meio abacaxi (você também tem essa ilusão? kkk), mas no final o refri era beeemm docinho, meio tutti-frutti, sei lá.

Vale como experiência, tem até quem goste, mas acho que eu não tomaria de novo hahaha.

Bebida peruana - chá de coca (Bebida típica do Peru)

21 – Mate de coca

Se você esteve em grandes altitudes nos Andes, provavelmente tomou um chazinho de coca pra aliviar os sintomas do soroche. Mas você sabia que ele também auxilia na digestão?

O chá é obtido através da infusão das folhas de coca, em pequenas quantidades, e pode ser tomado quente ou frio.

Não, o chá não é alucinógeno. Para se fazer poucas gramas de cocaína, deve-se processar quilos e mais quilos da coca, o que não ocorre neste caso. Pode tomar o seu chazinho sem preocupações! 😉

22 – Cusqueña

Se você gosta de conhecer cervejas locais durante as viagens, não deixe de provar uma Cusqueña gelada!

É super fácil de encontrar ela nos bares e mercados do país – é como se fosse a nossa Brahma ou Skol.

23 – Chilcano

O chilcano é um drink peruano e leva, além do pisco, o suco de limão, angostura (um bitter usado para aromatizar diversos drinks), açúcar, gelo e ginger ale (refrigerante de gengibre).

É um dos drinks peruanos mais consumidos no país, ao lado do pisco sour.


Tours Gastronômicos no Peru

Várias agências disponibilizam tours gastronômicos e aulas de culinária no Peru, principalmente em Lima.

Confira abaixo algumas opções e faça sua reserva!

Tour gastronômico em Lima e Tabernas Antigas – inclua visita à Plaza de Armas e à Plaza San Martín, além de tabernas históricas e populares entre os limenhos.

Aula de culinária peruana – a aula começa em um mercado tradicional, para a escolha dos ingredientes. Em seguida, o visitante aprenderá a cozinhar dois pratos peruanos (entrada e prato principal).

Tour gastronômico em Barranco – além de conhecer vários restaurantes do bairro mais boêmio de Lima, o participante pode degustar pratos típicos como ceviche, lomo saltado e causa limeña e bebidas como o pisco sour e a chicha morada. Também há degustação de sorvetes artesanais.

Tour gastronômico no Rosa Náutica – neste tour o participante conhece um dos restaurantes mais tradicionais de Lima, o Rosa Náutica, e tem a oportunidade de aprender a fazer os tradicionais ceviche e pisco sour. Depois da aula, um almoço gourmet será servido com vista pro mar.

Confira outras opções de passeios neste link.

Você já provou algum prato ou bebida dessa lista? O que achou?

Conhece algum outro prato peruano que não entrou na lista? Qual é?

Ah, dicas de bons restaurantes no Peru também são bem vindas! Deixe seu comentário abaixo 🙂


➳  Leia mais: O que fazer em Lima, Peru


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).


Créditos das imagens:
Shutterstock
: capa, ilustração inicial, lomo saltado, ají de gallina, causa rellena, suspiro limeño, pisco sour
.
Flickr (uso comercial permitido): ceviche, anticuchos, rocoto relleno, chupe, Inca Kola, mate de coca.
Viajando na Janela (diretos reservados): papas a la huancaína, cuy, cancha peruana, tiraditos, arroz chaufa, chicha morada.


Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

4 Comentários

  1. mariaiveteamorimguimaraes@gmail.com Responder

    Gostaria de receber as receitas dessas comidas peruanas, delícias.

  2. Nossa, fiquei com água na boca com tanta comida boa! Adorei esse post com dicas sobre a comida peruana. Uma culinária que eu adoro! Bateu uma saudade dessa viagem ao Peru. Já quero voltar!

    • Geisiele Carvalho Responder

      Também gostamos de muitos pratos, mas quem não come pimenta – como eu hahaha – pode sofrer um pouquinho por lá 🤣

  3. Pingback: Restaurante Central Lima - um belo almoço - Travel Tips Brasil

Escreva um comentário