Assim que decidimos visitar Foz do Iguaçu, começamos a pesquisar coisas diferentes pra fazer por lá. Foi assim que descobrimos o The Argentine Experience, uma experiência gastronômica em Puerto Iguazú, na Argentina, que (ainda) não é muito conhecida, mas que é imperdível!

Vem que eu te conto todos os detalhes!

Primeiro drink no The Argentine Experience
Não parece, mais ainda era o primeiro drink!

Afinal, o que é o The Argentine Experience?

Podemos dizer que é um jantar diferente de tudo o que você já viu: totalmente interativo e extremamente divertido.

O The Argentine Experience tem sede em duas cidades argentinas: além da unidade em Puerto Iguazú, quem viaja à Buenos Aires também tem a chance de participar dessa inusitada experiência gastronômica.

Apesar de ser focado nas comidas típicas da Argentina, o jantar também oferece aos participantes a chante de degustar pratos típicos do Paraguai, como a chipa.

Primeiro, devo dizer uma coisa: você PRE-CI-SA incluir o The Argentine Experience no seu roteiro, apenas.

Leia também: Passeio de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu – todos os detalhes


A nossa experiência

Duvida? Continue lendo…

Placa indicando o The Argentine Experience

É difícil localizar a entrada do restaurante. Ele fica bem escondidinho, então a primeira dica é: anote o endereço (que está no final do post! ?).

Depois de encontrar a plaquinha, indicando o “restaurante”, a gente entra numa adega pequena, cheia de caixas e garrafas de vinho espalhadas.

A primeira coisa que pensei foi: “será que é aqui mesmo?”

Nesse momento é normal ficar um pouco confuso, pois o ambiente não tem muito a ver com as fotos que estão disponíveis pela internet a fora.

Fomos recebidos pela Paola que, em português, nos explicou sem muitos detalhes como o jantar funcionava e deixou aquele suspense no ar ao nos mostrar um corredor cheio de garrafas e, lá no fundo, a porta que dava acesso à tal ‘Experiência’.

Depois de perguntar várias vezes se estávamos com as mentes abertas e preparados para a diversão, finalmente a porta foi aberta e chegamos a um ambiente totalmente diferente do que era lá fora: pouca luz, espaçoso, com duas enormes mesas, bem aconchegante.

A Paola, que nos recebeu e guiou o jantar de forma muuuito divertida!
Essa é a Paola, que nos recebeu e guiou o jantar de forma muuuito divertida!

Foi oferecido um drink de boas vindas muito gostosinho feito com vinho branco, vodka, gengibre e camomila.

Para beliscar, chips de mandioca que também estava muuuuito bom.

Já estávamos ansiosos pelo que viria depois!

Chips de mandioca com um temperinho maravilhoso! Páprica e chimichurri ~ se não me engano rsrs
Chips de mandioca com um temperinho maravilhoso! Páprica e chimichurri ~ se não me engano rsrs

O restante do grupo que havia feito a reserva para o The Argentine Experience acabou se atrasando um pouco, e aproveitamos para fazer muuuuitas fotos e procurar os melhores ângulos. #vidadeblogueiro


Falando em atraso, anote esta dica: dependendo do horário que você sair de Foz do Iguaçu, podem haver filas intermináveis na aduana argentina.

Por esse motivo, decidimos ir bem mais cedo neste dia e aproveitamos para passar no Free Shop hermano (que é bem do ladinho da aduana) e depois fomos para a ‘feirinha’ de Puerto Iguazú (que de feirinha não tem nada – vou me aprofundar nisso em um próximo post). Só depois seguimos para o The Argentine Experience.

Foi assim que garantimos nossa pontualidade ?


Leia também: Macuco Safari – Que tal tomar um banho nas Cataratas do Iguaçu?

Depois que todos chegaram, vestimos nossos ‘uniformes’: um avental e aquele chapeuzinho massa de chef (la toque blanche, em francês – hashtag masterchef hahaha), o que já foi motivo de muitas risadas. E a ‘Experiência’ é assim do começo ao fim ?

A primeira ‘missão’ do jantar é preparar um drink para a pessoa sentada à nossa esquerda – anota aí outra dica importante: essa é a hora de fazer amizade e pedir pro vizinho caprichar (ou não) no teor alcoólico do seu drink ?

Depois de muuuitas risadas durante o preparo do drink, é hora de degustar duas entradinhas: uma chipa paraguaia recheada (é bem parecido com o nosso pão de queijo) e uma torradinha coberta com algo que me pareceu ceviche rsrs.

Em seguida, é a vez de aprendermos mais sobre as empanadas argentinas, seus formatos e sabores mais comuns. As empanadas lembram um pouco o nosso pastel assado.

Recebemos a massa já em discos e o recheio, e nossa missão era rechear e fechar a empanada.

Quanto mais recheio, melhor, né? Calma, não é bem assim! Especialmente com as empanadas rsrs

Eu dei uma exagerada caprichadinha e acabou vazando um pouquinho na hora de fechar. Mas nada que comprometesse o resultado final.

Depois de devidamente fechada, cada participante escreve seu nome numa plaquinha e marca seu território sua empanada. Todas são levadas pra assar.

Enquanto isso, as nossas taças vão sendo completadas ao menor sinal de terem se esvaziado. Sim, durante o jantar o vinho é ilimitado! ?

Enquanto as empanadas assavam, já chegavam à mesa mais delícias para degustação: dessa vez, a tradicional picada argentina, que nada mais é que um conjunto de petiscos, normalmente servidos como entrada no país.

Provoleta
Provoleta

Tinha provoleta (queijo provolone derretido numa coisa parecida com uma colmeia), morsilla enrolada em massa filo, matambrito de porco e linguiça com vários molhinhos.

Matambri o quê? Haha
O matambrito é um corte de carne muito comum na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

Lembra que láááá no começo do jantar a Paola perguntou se estávamos com as mentes abertas?

Pois é. Tenho certeza que isso tinha a ver com a morsilla, que, em bom português, é o nosso chouriço. ?

Booom, tudo tem uma primeira vez, né? E no meu caso também foi a última kkk

Picada argentina
Picada argentina

Depois dessa degustação inusitada, enfim, foi a vez de pedir o prato principal: o famoso bife de lomo argentino!

O bife de lomo equivale ao nosso filé mignon.

A Paola nos perguntou como gostaríamos do nosso bife, e cada um recebeu uma plaquinha com o ponto que pediu: ‘bien cocido’ é bem passado, ‘a punto’ é no ponto, ‘jugoso’ é suculento e ‘muy jugoso’ é beeem mal passado.

Se você for um (a) apaixonado (a) por carnes, saiba que
por mais 10 dólares dá pra pedir um upgrade no tamanho do seu bife no ato da reserva.

O bife é servido numa chapa de ferro, acompanhado por dois molhinhos: chimichurri e o outro me pareceu ser vinagrete.

Pensa que acabou? Nada disso! Ainda vem uma chapa enorme com legumes cozidos (batata, batata doce, cebola, cenoura, abóbora e beterraba, acompanhado de um molho de alho e ervas.

Vinho? Temos! Continuamos bebendo, alternando entre o tinto e o branco porque a gente não faz desfeita 😀

A essa altura do jantar eu já estava extremamente satisfeita, mas quem é que consegue recusar a sobremesa?

Alias, AS sobremesas, porque comida pouca é bobagem, né?

Primeiro veio um cremoso de doce de leite.

MEU DEUS, que doce é esse? Se é típico da Argentina eu não sei, mas vou tentar reproduzi-lo em casa com certeza! ?

Por baixo, um mix de frutas vermelhas, azedinho, depois uma camadinha de doce de leite com biscoito e por cima amendoim triturado.

Sério, tenho sonhado com esse doce desde esse dia ??

Sobremesa, round 2: monte seu próprio alfajor!

Quem nunca comeu um alfajor argentino não sabe o que tá perdendo. Achei bem parecido com o nosso casadinho, mas com umas firulas uns detalhes a mais.

Vem tudo separadinho: os biscoitos, o doce de leite e o coco. Tudo o que a gente precisa fazer é rechear (capricha, hein?) os biscoitinhos com doce de leite e pra finalizar, passar no coco ralado. Voilà!

Leia também: Cataratas do Iguaçu: conheça o lado brasileiro

E como essa é uma Experiência Argentina, não podia faltar o bom e velho mate! E nada melhor do que aprender a fazer o seu, né?

A essa altura, todo mundo já era amigo de infância e hablava várias línguas, afinal, estamos falando de um jantar open bar! ?

Com certeza foi uma das experiências mais divertidas e deliciosas da viagem, e que recomendamos de olhos fechados pra quem pretende visitar Foz do Iguaçu ou Buenos Aires. Nós já queremos voltar! ?

Sou vegetariano(a), e aí?

E aí que você também pode (e deve!) participar!

Ao fazer a reserva pelo site, existe a opção de escolher o menu vegetariano, ou ainda, um menu ‘pescetariano‘, para os que só comem carne de peixe.

Nosso grupo tinha apenas 9 pessoas, mas ainda assim foi muito divertido!
Nosso grupo tinha apenas 9 pessoas, mas ainda assim foi muito divertido!

Como chegar?

Várias empresas de turismo em Foz oferecem o serviço de transfer, mas nesse caso vou recomendar o que fizemos: contratamos um táxi.

Conhecemos o Espanhol (taxista) no hostel e fizemos alguns deslocamentos com ele.

Estávamos em 4 pessoas, e negociamos com ele um valor fechado para a ida e volta de Puerto Iguazú, incluindo uma paradinha de uma hora no Free Shop portenho (ele ficou lá nos esperando <3) por R$130,00 – R$32,50 por pessoa – e acho que compensou demais!

Vou deixar o contato dele, caso queira fazer o mesmo:

Espanhol – (45) 99905-2806 (Whatsapp)


Quanto custa?

Agora que você já sabe que o The Argentine Experience precisa estar no seu roteiro, vem a pergunta mais importante: quanto custa tudo isso?

O preço é de 40 dólares por pessoa (em dezembro/20). Mas, apesar do valor um pouco alto, é uma experiência completamente diferente, divertida (e open bar!), que faz valer cada centavo investido. Vai por mim!

Você pode reservar diretamente no site do The Argentine Experience, com um cartão internacional, e como a compra será realizada em dólares, haverá ainda a cobrança do IOF. Não é possível parcelar.


Onde ficar em Foz do Iguaçu

Opção econômica – Hostel Mandala: próximo a um mercado e ponto de ônibus, o Hostel Mandala é uma opção super econômica para quem deseja ficar em quartos compartilhados. Os quartos possuem ar-condicionado (super importante em Foz rsrs) e o hostel oferece aos café da manhã, churrasqueira e piscina.

Bom Custo-benefício – Concept Design Hostel & Suítes: essa foi a nossa escolha. Ótima localização, quartos amplos e café da manhã. Existem quartos compartilhados, duplos e para grupos de amigos ou familiares. Contamos todos os detalhes da nossa estadia aqui.

Mais conforto – Bourbon Cataratas Convention & Spa: Se você quer curtir dias inesquecíveis em Foz do Iguaçu e ainda relaxar no hotel, nossa sugestão é o Bourbon Cataratas! Além do Spa, o hotel conta com duas piscinas, bar, clube infantil e quadra de tênis. As diárias já incluem café da manhã e jantar!

Vinhos - The Argentine Experience

Mais informações

Endereço: Av. Brasil, 57, Centro – Puerto Iguazú – Argentina

É obrigatório realizar a reserva e o pagamento com antecedência.

O jantar no The Argentine Experience acontece das 20h às 23h, é necessário chegar ao restaurante entre 19h30 e 19h45.

Site | Facebook | Instagram | TripAdvisor


Leia também:


Tudo para a sua viagem

Hospedagem
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o Booking você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
 Seguro Viagem
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo. Sempre reservamos nosso seguro através destes sites, e o valor pode ser dividido em até 12x no cartão. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos! Para a Seguros Promo, utilize o Cupom NAJANELA5 e ganhe 5% de desconto!
Alugue um carro Alugue um carro
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo e garanta o melhor preço com a RentCars. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito. Pagando no boleto, você ainda ganha um desconto de 5%.
Passagens aéreas baratas
Procurando passagens aéreas? Dê uma olhada no Passagens Promo, que tem sempre ofertas imperdíveis! Através do Passagens Promo, você obtém uma relação atualizada instantaneamente por ordem de preços dos vôos. São milhares de trechos exclusivos, com tarifas diferenciadas e até 65% de desconto.

Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).


Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

5 Comments

  1. Amei seu post! Tenho muita vontade de conhecer esse restaurante e na ultima vez que fui para Foz não tinha feito a reserva com antecedência. Vou no final do ano e já vou reservar!

    • Geisiele Carvalho Responder

      Oi Larissa! Fico feliz que tenha gostado do post! <3
      O jantar é incrível, por isso é tão concorrido hehe
      Tenho certeza que você também vai curtir. Depois conte sua experiência aqui pra gente!

      Um abraço!

  2. Tabata Santos Responder

    Olá bom dia. Vc acha que vale a pena a experiência pra quem não bebe álcool? Obrigada desde já.

    • Geisiele Carvalho Responder

      Oi Tabata!
      Se você não se importar em pagar o valor do jantar mesmo sem consumir álcool, acho que vale sim!
      O jantar é super divertido e as comidinhas são deliciosas. Tente entrar em contato com eles pra ver se é possível rolar alguma substituição nos drinks por versões sem álcool pra você 🙂
      Um abraço!

digite seu comentário