Sucos com os sabores da região, bolos orgânicos, “comida viva”,  diversas opções de alimentos veganos e vegetarianos, muitas frutas e verduras, artesanato local, cristais de vários tamanhos e cores, mel, livros, sabonetes artesanais… tudo isso e mais um pouco você encontra em uma feirinha tradicional e que mistura toda a essência do do Cerrado em um só lugar: a Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.

Sobre a Feira do Produtor Rural

A Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso é uma atração que merece estar no roteiro de quem passa pela Chapada dos Veadeiros. O motivo é simples: a feirinha é um excelente lugar para se entender e entrar no clima zen da Chapada, observar como é a o dia a dia dos moradores de lá e também uma ótima oportunidade  para aprender um pouco mais sobre a cultura local.

Apesar do nome, a feira não é restrita aos produtores rurais. Na verdade, ela reúne gente de todos os estilos! São artesãos expondo e vendendo seus produtos, moradores comercializando diversos tipos de comidas e bebidas (há opções para veganos, vegetarianos e ainda alimentos sem glúten e lactose), artistas locais tocando e cantando, pequenos produtores vendendo hortaliças, legumes, verduras e frutas orgânicas… tem um pouco de tudo!

Além da oportunidade de poder provar novos sabores, consumindo os produtos da feira você ajuda no fortalecimento de comerciantes  e produtores locais. 🙂

Onde e quando acontece a feira?

A feira do Produtor Rural acontece todas as terças, de 16h às 18h e sábados, de 07h às 12h, na rua Joaquim Costa, em um galpão ao lado do prédio da prefeitura de Alto Paraíso. Como a cidade é pequena, é bem fácil de achar.

Nossa experiência

Nossa visita à Chapada dos Veadeiros foi no feriadão de outubro/2017. Pra falar a verdade, não estava no nosso roteiro visitar a Feira do Produtor Rural.

Na manhã do sábado, o casal Fábio e Mônica (nossos anfitriões e guias experts em Chapada) nos levaram para conhecer a feira, antes de iniciarmos a nossa programação do dia (que era conhecer a Catarata dos Couros).   Optamos por ir de carro, mas a feirinha fica a menos de 5 minutos a pé de onde estávamos acampados – o Camping Viveiro.

 

Provamos dois sucos naturais, de graviola e de beterraba com laranja, ambos deliciosos! Compramos ainda uma tortinha de amora sensacional, vale a pena experimentar! Os preços são bem razoáveis: cada copo de suco custou R$3,50 e a tortinha R$5,00. 

Além de alimentos, é possível encontrar cristais, incensos, essências, velas aromáticas, roupas, bolsas e acessórios artesanais, como pulseiras, colares, anéis e brincos. No dia em que estivemos lá havia até uma pessoa vendendo fotos de viagem.

Gostamos tanto da feira que selecionamos 20 fotos que fizemos nela para te convencer o lugar também:


Planeje sua viagem com a gente!

O Viajando na Janela participa de alguns programas de afiliados. Quando você faz suas reservas através dos nossos links, além de garantir um serviço de excelente qualidade pelo menor preço, recebemos uma pequena comissão que auxilia na manutenção do Blog e você não paga nada a mais por isso! Agradecemos de 💚




Curtiu o post? Então dê um like nossa fanpage e não perca nada do que acontece por aqui!
;

Escrito por

Flávio é mineiro, 29 anos, cursa direito e trabalha como administrador público. Mesmo com os estudos e o trabalho, sempre aproveita suas férias e feriados para dar uma esticadinha por ai. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

Deixe seu comentário!