Carrancas, uma cidadezinha no interior de Minas, se destaca como refúgio “quase secreto” e proporciona momentos de relaxamento para quem precisa tirar uma folga da rotina diária. Oferecendo mais de 60 atrativos naturais, a cidade é a escolha ideal para quem busca contato com a natureza, cachoeiras perfeitas para banho e belas paisagens. Um dos pontos positivos do destino está no fato de que Carrancas não sucumbiu completamente ao turismo em massa, tornando-se um local preservado e especial onde ainda é possível desfrutar de experiências verdadeiras.

É um fato: a melhor forma de recarregar as energias é quando nos permitimos passar um período imersos na natureza. Acordar com o som dos pássaros, ver o sol se pôr no horizonte em uma tarde tranquila, observar estrelas cadentes em uma noite sem nuvens são alguns dos “clichês da vida” que fazem bem para a alma. E é por esse motivo que ao buscarmos uma hospedagem em Carrancas, MG, sempre preferimos as alternativas mais afastadas do centro da cidade, geralmente no alto da Serra ou em sítios cercados de muito verde e passarinhos (se estiver próximo de quedas d’água ou riachos, melhor ainda!).

Embora diversas pousadas e casas de temporada atendam aos critérios acima, uma em particular se destaca, reunindo vários atributos que fazem dela nossa primeira opção sempre que buscamos um momento de pausa para respirar ar puro: A Pousada Sete Quedas.


Sobre a cidade de Carrancas/MG

Ecoturismo e turismo de aventura são os pontos fortes de Carrancas/MG. Com menos de 5 mil habitantes e a aproximadamente 280 km de Belo Horizonte, a cidade é cercada por cachoeiras, serras, mirantes de tirar o fôlego e grutas para serem exploradas. Você pode acessar esses atrativos por conta própria, tendo assim mais liberdade, ou optar por passeios guiados em 4×4 ou quadriciclo, para experiências ainda mais imersivas.

natureza em Carrancas, MG

Como mencionei, a cidade ainda está em fase inicial de desenvolvimento como destino turístico. As opções de hospedagem, como pousadas e chalés, mantêm uma simplicidade característica, sem a presença de qualquer hotel estrelado. A oferta gastronômica em seus poucos restaurantes via de regra segue a tradição da comida mineira, enquanto o centro da cidade exibe o charme e a tranquilidade típica de cidades pacatas do interior, se desdobrando, é claro, ao redor da Igreja Matriz.
Embora a quantidade de lojas possa ser contada nos dedos, alguns ateliês de arte merecem uma visita. E ainda que haja algumas agências de turismo que ofereçam passeios pelas serras e levem os visitantes às cachoeiras, elas operam, em sua maioria, restritas aos finais de semana e feriados.

Carrancas, MG

Mas veja pelo lado bom: por mais que o centrinho ainda não tenha sido estruturado para acolher o turismo, as chances de se deparar com cachoeiras totalmente vazias nos dias de semana são imensas… Sem contar que os preços praticados na cidade são bastante acessíveis, seja para comer, seja para se hospedar.

Os atrativos são muitos! Complexo da Ponte, complexo Grão Mogol, complexo da Zilda, Cachoeira das Onças, Cachoeira da Fumaça, são só algumas das opções de quedas d’água e poços para passar o dia.

Acesse o nosso Guia completo de Carrancas/MG para conferir as informações detalhadas sobre os principais atrativos da cidade.


Onde ficar em Carrancas/MG: tudo sobre a Pousada Sete Quedas

A Pousada Sete Quedas está situada a cerca de 3,5 km do centro, rodeada pela vegetação da serra de Carrancas.

O acesso é feito por uma estrada de terra e pedras, mas não se preocupe! Chegar com veículos de passeio é uma tarefa fácil. Já no trajeto entre a porteira que sinaliza o início da propriedade da pousada até o estabelecimento em si, a natureza dá um show! Campos de vegetação baixa se intercalam com árvores maiores, típicas da mata atlântica. Do lado direito de quem está chegando, em alguns trechos é possível avistar o riacho que corta o terreno e escutar o barulho de suas quedas. Não é difícil cruzar com seriemas ou avistar tucanos e maritacas no trajeto.

Ao chegar na pousada para fazer o check-in, possivelmente você será recepcionado pela Radha, uma golden retriever experiente, e pelo Yuga, um pastor australiano jovem e brincalhão, cheio de energia (cheio mesmo!). Eles são praticamente guias e anfitriões na Pousada Sete Quedas e sempre que um hóspede considera partir para a trilha, lá estão eles, prontos para acompanhá-los!

E por falar em trilha, esse é um dos grandes diferenciais da Sete Quedas, que a torna uma das melhores opções na cidade: um circuito de trilhas completamente sinalizado, com acesso a poços e cachoeiras exclusivos. Abaixo trarei mais informações sobre esse ponto, combinado?


Estrutura da Pousada Sete Quedas

Chalés

No total, a Pousada Sete Quedas possui 11 chalés, todos com TV, frigobar, wi-fi, ventilador de teto e varanda com uma vista linda para a cidade e para a serra de Carrancas. Para finais de semana e feriados, considere fazer a reserva com algumas semanas de antecedência para garantir sua data (diárias a partir de R$480 em jan. 2024)

Onde ficar em Carrancas, MG: Quarto na Pousada Sete Quedas

Spoiler: em 2024 será inaugurado mais um chalé, totalizando doze.

Alguns chalés possuem banheira de hidromassagem ou ofurô, que vão proporcionar momentos de relaxamento com uma diferença no tarifário. Um luxo merecido depois de um dia intenso de trilhas e cachoeiras. (Opções saindo a 600 reais a diária)

De todas as opções, o Chalé 11 é o mais completo. Além da localização mais reservada, ele é super espaçoso (65m²). Outro diferencial é sua área externa privativa, que conta com redário, escalda pés, ducha vichy e fogo de chão.

Banheira de hidromassagem

O banheiro é um charme à parte, com uma das paredes toda em pedra rústica, teto de vidro e banheira de hidromassagem.

Apesar da proposta mais rústica, os jardins da pousada são muito bem cuidados. Há várias espécies de árvores nativas, sendo que pela manhã e ao final da tarde elas ficam repletas de passarinhos. As seriemas sempre aparecem, e às vezes dão as caras bem na porta dos chalés.

Café da manhã

Músicas instrumentais e mantras ecoam no espaçoso salão rústico da pousada, onde o café da manhã é um convite para começar o dia de forma leve, desfrutando de cada momento com tranquilidade.

A mesa é repleta de delícias locais: bolos, pães, frios, geleias, frutas e um iogurte natural delicioso, feito na própria pousada. O pão de queijo quentinho também não poderia faltar, afinal, estamos em Minas! <3

Para quem não abre mão de uma proteína pela manhã, a cozinha está pronta para preparar ovos mexidos, garantindo que cada hóspede comece o dia exatamente como deseja.

Restaurante

O restaurante da pousada (reinaugurado recentemente) é outro ponto alto durante a estadia: não precisar ir até a cidade para apreciar um bom prato no jantar é uma comodidade e tanto!

Ele funciona no mesmo salão onde é servido o café da manhã. A luz baixa deixa o ambiente muito acolhedor, perfeito para saborear um vinho e relaxar após um dia de cachoeira.

O atendimento é impecável e o tempero da Tati é sensacional!

Ah, e não deixe de experimentar a caipirinha, afinal, você não vai ter que dirigir haha.

Aberto de segunda à quinta (inclusive para não hóspedes) das 18h às 21h – sexta e sábado das 18h às 22h.

Spa

Outro grande diferencial da Pousada Sete Quedas é o Spa, que proporciona aos hóspedes um ambiente de relaxamento e reconexão.

Nesse espaço há uma sala de massagem com alguns acessórios que podem ser utilizados sem custo, mas eles também disponibilizam o contato de uma massoterapeuta que vai até a pousada.

Também há um espaço para leitura com vários livros, a ducha vichy (que estimula a circulação sanguínea e proporciona bem estar geral) e um escalda pés em granito mineiro, tudo isso com uma vista privilegiada da serra.

O deck anexo a esses espaços é perfeito para práticas como meditação e yoga, mas também vale para quem quer passar apenas um tempo contemplando a paisagem.

Também há uma piscina coberta, sauna molhada e um espaço para exercícios com poucos equipamentos, mas que vão ajudar a manter a rotina de exercícios em dia.

Trilhas e cachoeiras

Entre a vegetação ciliar fechada, pontuada por orquídeas, bromélias, árvores nativas e uma enorme variedade de espécies de pássaros, a Trilha da Sete Quedas nos conduz até quedas d’água e pocinhos, em uma área totalmente preservada e exclusiva.

E esse é um grande diferencial da pousada. Além de todas as comodidades que mencionei anteriormente, ter à disposição um circuito de trilha bem sinalizado, com passarelas e tablados para tomar um sol e/ou meditar, é algo a se considerar, principalmente em dias de feriados ou finais de semana, quando a cidade tende a ficar mais movimentada e as cachoeiras principais acabam recebendo um maior número de visitantes.

A caminhada é de nível fácil, acessível para todas as idades e a trilha se desdobra em duas porções principais. A primeira parte se inicia logo na mata ao lado da área de Spa e termina na Rasquinha, um refrescante pocinho com um tablado de madeira convidativo. Como dica, sugerimos levar um livro para desfrutar da tranquilidade desse cantinho.

A segunda parte de trilha foi aberta e sinalizada recentemente, e se chama Trilha do Guará. Esse trecho é uma continuidade do caminho inicial, seguindo após a Rasquinha. Ao longo desse trajeto, mais duas cachoeiras aguardam a sua descoberta, em um percurso que por sinal é muito bonito.

Aproveite para desacelerar, perceba as diferentes texturas e formatos das plantas e ouça o som tranquilo do riacho.

Por fim, não deixe de dar um mergulho revigorante nas piscinas naturais ao longo da trilha! Provavelmente você estará na companhia da Radha e do Yuga, que sempre acompanham os hóspedes e e adoram entrar na água.


Mais informações

Reserve pelo Booking

pousadasetequedas.com.br

Contato/ Whatsapp: (35)99960 0033


Endereço: Estrada de Carrancas Km 06, s/n, Carrancas, MG – Brasil CEP 37245-000

Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

digite seu comentário