Uma mistura do passado com o presente, do simples com o sofisticado, do urbano com o rural. A cidadezinha de Tiradentes MG se reinventou para receber turistas do mundo inteiro, mas ainda assim consegue conservar todo o charme do seu passado colonial!
É verdade que a cidade é pequenininha, mas são tantos detalhes, tanto capricho e tanto aconchego, que um fim de semana para passear por Tiradentes (MG) é o mínimo necessário para você conhecer o melhor da cidadezinha!
Se a cidade fosse só histórica e uma visita a Tiradentes se resumisse a conhecer igrejas antigas, admirar casas de época e perambular por ruas de paralepípedos, já teríamos bons motivos para dar um pulinho até lá.
Mas, como eu disse, Tiradentes não parou no tempo e a cada dia oferece mais experiências para seus visitantes!
O calendário de eventos da cidade tem atrações durante o ano todo, as agências de turismo de aventura exploram todo o potencial da região, os restaurantes e bistrôs servem os mais diversos tipos de pratos, os artesanatos vendidos em seus ateliês são referência no Brasil (e no mundo!). Além disso tudo, as charmosas pousadas oferecem todo o conforto para que o turista possa descansar e renovar as energias.
Quer mais?
Então te convido a ver as melhores opções do que fazer em Tiradentes e pegar todas as dicas necessárias para a sua viagem neste post completíssimo!
Tiradentes MG: Navegue pelo post
Quando visitar Tiradentes MG?
Não tenha dúvidas: se você quer conhecer o lado turístico de Tiradentes, a melhor opção são os finais de semana e feriados.
Apesar de ter uma enorme vocação para o turismo, durante a semana a cidade não tem tanto movimento e, por consequência, algumas lojinhas e restaurantes nem sequer abrem.
Então, se você quiser passar mais do que um final de semana por lá, considere ir na data de algum evento na cidade.
O calendário de eventos de Tiradentes é super completo e tem atrações para todos os gostos:
- Mostra de Cinema Brasileiro
- Carnaval pra lá de animado
- Festival de Fotografia
- Festival de Cervejas Artesanais
- Festival de Vinho e Jazz
- Festival de Cultura e Gastronomia
- Bike Fest – encontro de motociclistas
Estes são apenas alguns dos eventos que rolam todo ano por lá!
Não preciso nem comentar que a cidade fica lotada nestas datas de eventos, né? Considere reservar a sua estadia com alguns meses de antecedência.
Como chegar em Tiradentes MG?
De ônibus
Para quem pretende ir à cidade de ônibus, é necessário pegar um ônibus até São João del Rei e de lá embarcar em outro ônibus com destino à Tiradentes.
A distância entre as duas cidades é de menos de 20 km, e você levará +ou- 25 minutos neste percurso.
- De Sampa, as empresas Útil e Gardênia fazem o trajeto até São João del Rei.
- Se você sai do RJ, basta seguir para São João com a viação Paraibuna.
- De BH, é a viação Sandra que faz o trecho.
De São João Del Rei até Tiradentes tem ônibus saindo a cada 20 minutos, das 5h até as 19h. A empresa que faz esse trajeto é a Viação Presidente.
De carro
Ir dirigindo até Tiradentes é bem tranquilo. Todas as rodovias são asfaltadas e bem sinalizadas, então não tem erro. 😉
Saindo de São Paulo
Siga pela (excelente e duplicada) Fernão Dias (BR 381) até o trevo da cidade de Lavras (+ou-360km). No trevo, entre à direita e pegue a BR 265 (+100 km em pista única). Da capital paulista a Tiradentes são cerca de 480km.
Saindo do Rio de Janeiro
Do Rio à Tiradentes são pouco mais de 330 km. O caminho também é super fácil: pegue a BR-040 (sentido BH) e, em Barbacena, entre na BR-265 no sentido São João Del Rei.
Saindo de Belo Horizonte
Siga pela BR-040, e depois de Congonhas, já fique ligado(a) pra entrar na BR-383. Indo na 383, depois de +ou-100 km você chegará em São João del Rei. Daí é só pegar a BR-265 e em poucos quilômetros chegará em Tiradentes.
Sem dúvidas, a opção mais prática para chegar em Tiradentes é indo de carro.
Com um carro, você terá mais liberdade para conhecer lugares mais afastados da região e que não podem ficar fora do seu roteiro de forma alguma (como é o caso de Bichinho e de São João del Rei)!
Precisa alugar um carro? Compare os preços entre as melhores locadoras do Brasil e do mundo através da RentCars! Você pode dividir o valor em até 12x no cartão de crédito, em Reais e sem cobrança de IOF!
Onde ficar em Tiradentes MG
Por ser muito turística a cidade de Tiradentes MG tem muitas opções de hospedagem, que vão desde pousadas simplesinhas até hotéis mega luxuosos.
Pra escolher um lugar legal pra ficar, um dos critérios pode ser a distância do centro histórico.
Se você não quer ter que se deslocar de carro toda vez que quiser sair da pousada, a melhor pedida é ficar próximo ao centro e fazer tudo à pé.
Mas se o deslocamento não for problema, fora do circuito histórico há diversas boas opções também.
Como uma opção mais econômica, próxima ao centro, indico a Pousada Berço Mineiro.
A pousada é bem charmosa e o café da manhã é um ponto bem elogiado!
Podendo gastar um pouco mais, nossa sugestão é a pousada Solar da Serra, que está um pouquinho mais afastada do centro, mas sua estrutura faz valer a pena!
Localizada em uma parte mais alta da cidade, seus ambientes modernos e a piscina de borda infinita com vista para a Serra de São José são alguns dos seus diferenciais.
Destaque para o notão no Booking para esta hospedagem: 9,4! (em dezembro/2023)
Se puder investir um pouco mais, confira a pousada Solar da Ponte. Uma pousada extremamente confortável e bem decorada!
Seus ambientes preservam o charme da arquitetura colonial e sua localização é excelente, bem no centro da cidade e próxima a diversos restaurantes e pontos turísticos.
Quer mais opções? Pra te ajudar na escolha fizemos um guia completo com as melhores indicações de pousadas e hotéis de Tiradentes!
O que fazer em Tiradentes MG: Roteiro para um final de semana
Abaixo você verá um mini-roteiro de um final de semana em Tiradentes MG.
No primeiro dia a melhor pedida é “bater pernas” pela cidade. Para isso, você pode acompanhar o passo a passo do City Tour abaixo.
Uma dica para não se perder é salvar este post no seu celular e ir conhecendo cada atração na ordem que vou indicar.
Você pode chegar em cada lugar utilizando o google maps ou qualquer outro gps ou ir perguntando para as pessoas da rua. Tenho certeza que todos vão te indicar o caminho com prazer. O povo mineiro é muito educado e gente boa.
No segundo dia, separei várias atividades que você poderá escolher. Uma delas é um passeio pela Serra de São José, outra é conhecer Bichinho ou até mesmo fazer um passeio de maria fumaça até São João del Rey.
City tour: Conheça o melhor da cidade em 1 dia
Como uma boa cidade do interior, Tiradentes não é um lugar para se ter pressa.
Em um roteiro pela cidade, deixe as preocupações de lado, esqueça o relógio e volte ao passado vivenciando o melhor que a cidade pode te oferecer.
Como Tiradentes é pequena, dá para conhecê-la praticamente em 1 dia, e o melhor: fazendo tudo a pé!
Veja só como você pode fazer seu City Tour de um dia e conhecer toda a cidade:
Início do City Tour: Largo das Forras
Ponto inicial do nosso city tour, o Largo das Forras é uma simpática pracinha que fica na área central da parte histórica de Tiradentes. Em datas festivas e eventos, é por lá que tudo acontece.
No entorno da praça, concentram-se algumas pousadas, casarões antigos e vários barzinhos e restaurantes.
Aqui vale a pena vir com calma... conheça toda a praça, fotografe a sede da prefeitura municipal e a igreja de Bom Jesus da Pobreza, entre nas lojinhas, prove um docinho e, se quiser, volte mais tarde para um almoço ou para tomar um chopp no final do dia – um suco ou refri também vale 😉
Curiosidade: o Largo das Forras tem este nome porque era lá que os escravos recebiam a carta e alforria para então ganharem a liberdade.
Continue o tour pela Rua Ministro Gabriel Passos, a que sai do centrinho, e visite as várias lojinhas coloridas que há por lá.
Chafariz de São José
Segundo ponto turístico do nosso tour, o Chafariz de São José é muito mais do que um simples chafariz.
Como uma das grandes atrações de lá, ele é uma peça fundamental que ajuda a contar a história da cidade.
O chafariz tem mais de 260 anos e suas três fontes principais tem o formato de carrancas.
No passado, ele foi muito utilizado para fornecer água para a população local e servia também como bebedouro para cavalos e tanque para as lavadeiras lavarem as roupas – basta dar uma voltinha nele que, nas laterais da parte de trás, você verá os dois tanques utilizados para isso.
A água é limpinha e provém da nascente Mãe d’Água, que fica em um bosque logo atrás do chafariz. Se você quiser, a nascente também pode ser visitada.
Bora para o próximo ponto turístico? Ele fica no alto de uma ladeira! Mas não se preocupe, no caminho tem paradinha pra descansar e tirar fotos!
Volte caminhando no sentido contrário ao Chafariz.
No Largo do Ó fica o Empório Maria Helena, que vende artesanatos, cachaças e ainda tem uma parede repleta de doces caseiros de todos os tipos.
Subindo mais um pouco, você verá a Matriz de Santo Antônio de frente e poderá fazer lindas fotos da rua com a igreja ao fundo!
Aprecie, clique e não se apresse para chegar na igreja. No caminho você ainda encontrará o busto de Tiradentes e mais acima a Câmara Municipal.
E por falar na Câmara Municipal, não deixe de entrar em sua varanda e ter uma visão completa do verde da Serra de São José.
Uma dica pra quem gosta de fotografar: use e abuse das portas e janelas de Tiradentes! Com cores, formatos e texturas diferentes, simplesmente dá vontade de fazer uma foto em cada uma.
Matriz de Santo Antônio
Pode ser que alguém discorde, mas, para mim, a Matriz de Santo Antônio é a igreja mais mais bonita de Tiradentes e até mesmo de Minas Gerais!
Por fora, a fachada de cores branco-neve e amarelo-gema contrasta com sua imensa porta de madeira.
Por dentro a igreja esbanja riqueza! São mais de 480 quilos de ouro adornando o altar e fazendo da Matriz de Santo Antônio a segunda igreja mais rica do Brasil.
A entrada na Matriz custa R$ 7,00.
De sexta a domingo, às 20h, acontece na Matriz de Santo Antônio um show de luzes e som que conta a história da igreja. Para assistir, é necessário pagar R$ 15,00 e a duração é de pouco mais que 15 min. (O show não acontece em dias de casamento – não é permitido fotografar)
Saindo da Matriz, desça novamente a ladeira e vire à direita, na rua Direita.
Museu de Sant’Ana e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Na rua Direita encontram-se ótimos restaurantes como o Gourmeco e o Pacco e Bacco.
É na rua Direita também que está localizada a antiga cadeia municipal (que hoje é o Museu de Sant’Ana) e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Os dois lugares podem ser visitados.
Uma curiosidade sobre a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é que ela era frequentada somente por escravos, inclusive muitas das imagens de santos e santas que ela abriga são negros.
Museu de Sant’Ana
aberto de quarta à segunda-feira, de 10h às 18h (com exceção aos domingos, que fecha às 16h) / Entrada inteira: 10,00 reais por pessoa/ Meia entrada: R$ 5 para menores de 21 anos e com idade igual ou superior a 60 anos/ Entrada gratuita: Estudantes, professores e guias de turismo (é necessário comprovante).
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
aberta de quarta a domingo de 10h às 18h / Entrada: 3,00 reais / Meia: R$ 1,50 estudantes e maiores de 60.
Esta Igreja fica praticamente em frente ao Museu de Sant’Ana, em uma pracinha.
Depois de conhecer estes lugares, tire um tempinho para “bater pernas” sem destino certo.
As ruazinhas próximas, apesar de não terem uma atração turística principal, valem muito a pena serem explorada.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês
Volte então para a pracinha central, o Largo das Forras, e depois siga para a rua Sílvio Vasconcelos.
A rua Sílvio Vasconcelos, que leva à simpática igrejinha Nossa Senhora das Mercês, é favorecida com um belo gramado e banquinhos brancos em um de seus lados. Um excelente lugar para descansar um pouquinho depois de caminhar tanto.
Já a igreja, apesar de ser muito menor do que a Matriz de Santo Antônio, tem as mesmas cores dela (amarelo e branco).
A Nossa Senhora das Mercês fica aberta para a visitação diariamente e a entrada é gratuita.
Seu interior possui lindas pinturas com representações de anjos, santos e santas. Ao lado da capela há um pequeno cemitério.
Capela de São Francisco de Paula
Depois de conhecer o centro histórico, siga para a Capela de São Francisco de Paula. Vamos ver Tiradentes lá do alto!
Para chegar na Capela basta ir no sentido da Rodoviária, e ao chegar lá, subir a ladeira que fica logo ao lado.
Lá do alto, além de encontrar uma capelinha bem charmosa, a gente dá de cara com uma vista estonteante das casinhas de Tiradentes e da imponente Matriz de Santo Antônio.
Por causa da vista linda, é muito comum as pessoas se reunirem ali para curtir o por do sol, sentar para conversar, tocar um violão e, é claro, fazer muitas fotos da Matriz.
À noite, escolha um dos vários restaurantes da cidade para aproveitar um saboroso prato acompanhado de um bom vinho ou de uma cervejinha artesanal.
2º dia: explorando os arredores de Tiradentes MG
Se no primeiro dia fizemos um tour básico por Tiradentes, no segundo dia, a indicação é conhecer alguns lugares próximos da cidade.
Opção 1 – Se encante com Bichinho
Pensando bem, se encantar é pouco, viu?
Vitoriano Veloso, carinhosamente apelidado de Bichinho, é assim: uma vilinha simples, interiorana, que é totalmente a cara de Minas.
A vila fica bem próxima de Tiradentes, a aproximadamente 8 km.
Mas, apesar da proximidade, Bichinho é na verdade distrito da cidade de Prados. A vila conta com cerca de 2000 habitantes, e a estrada que dá acesso ao lugar é quase toda de calçamento de pedra, com um pequeno trecho de terra.
Pão de queijo quentinho saindo do forno? Lá tem! Cafezinho coado na hora? Tem também! Artesanato bonito? Tem aos montes!
Bichinho se resume praticamente a uma rua só. Mesmo assim, separe pelo menos uma manhã inteira ou uma tarde para poder visitar a vila, que é cheia de ateliês e oficinas de arte para conhecer.
Leia também: O que tem na casa Torta de Bichinho?
Por lá você pode comprar colchas de retalhos, bolsas decoradas com fuxico, esculturas de madeira, obras de arte em pedra sabão, enfeites de metal e várias outras coisas bonitinhas.
Outra dica é almoçar em Bichinho. E se quiser um palpite, escolha o Restaurante Tempero da Ângela, um dos mais famosos por lá. Comida mineira feita no fogão à lenha, simplesmente uma delícia!
Se quiser se hospedar na tranquilidade de Bichinho e acordar com canarinhos na sua janela, no link abaixo existem ótimas opções!
Veja opções de hospedagem em Bichinho
Opção 2 – Vá de maria-fumaça até São João Del Rei
Pode não ser a forma mais rápida de se ir de Tiradentes a São João Del Rei, mas não tenha dúvidas de que fazer o percurso de maria-fumaça é a forma mais charmosa!
Neste passeio turístico, são percorridos 12 km em 45 min. O caminho dos trilhos corta o cerrado mineiro e passa por pontos em que é possível contemplar o Rio das Mortes e também a Serra de São José.
O preço de ida e volta é R$ 172* e somente ida fica em R$86,00*. Crianças, estudantes e idosos pagam meia. As viagens acontecem de sexta a domingo.
*em dezembro/2023
Lembrando que São João del Rei também é uma cidade histórica, e lá você poderá visitar igrejas, ruas com casas coloniais, além de passear pelo centro da cidade.
Opção 3 – Respire ar puro
Você é do tipo que se amarra em trilha, adora sentir cheiro de mato e tomar um banho de cachoeira? Então coloque um passeio de aventura na Serra de São José no seu roteiro!
Em Tiradentes existem algumas empresas especializadas em trekkings, passeio de quadriciclo, cicloturismo, tours em 4×4 e muitas outras atividades ao ar livre.
Levando em consideração as boas avaliações no TripAdvisor, recomendamos as seguintes empresas de ecoturismo:
Uai Trip
Com nota 5/5 e mais de 700 avaliações positivas no TripAdvisor, a UaiTrip é uma das agências mais procuradas para atividades outdoor em Tiradentes. Além do tradicional passeio guiado pelas ruas da cidade, a UaiTrip oferece trekkings diurnos e noturnos na serra de São José, passeios de bike, e visita a outras cidades, como Carrancas/MG, conhecida por suas belas cachoeiras.
Contato:
E-mail – uaitripecoturismo@gmail.com / Whatsapp – (32) 98848-3283 / Site – uaitrip.com.br
Uai Sô Turismo
A empresa oferece passeios por Tiradentes e região. Além de poder conhecer mais detalhes da história através de tours guiados pelas ruas da cidade, também há opções de caminhadas em meio à natureza, como a Trilha do Carteiro, a cachoeira do Mangue a travessia na Serra de São José. A empresa tem nota 5/5 no TripAdvisor e mais de 700 avaliações.
Contatos:
E-mail – uaisoturismo@hotmail.com / Whatsapp – (32) 9 8833-2329 / Site – uaisoturismo.com
Onde comer em Tiradentes
Desde restaurantes simples com comida caseira até os mais sofisticados bistrôs, Tiradentes, há muito tempo, é referência quando o assunto é gastronomia!
E pra quem pensa que a culinária de Tiradentes se resume à comida mineira, muito se engana!
É lógico que a cidade agrada demais quem gosta de um franguin com quiabo, um tutuzin temperado ou um torresmin crocante.
Mas indo muito além deste mundo das delícias mineiras, nas cozinhas dos restaurantes e bistrôs de Tiradentes são preparados pratos conceituados da culinária italiana, portuguesa, francesa, nordestina, sulista e até mesmo tailandesa, sabia?
Abaixo, uma pequena seleção de lugares de alto nível para você curtir um bom jantar a dois ou com amigos/família:
Tragaluz ($$$$) – Restaurante com nota 4,5 no TripAdvisor, o Tragaluz tem um ambiente agradável, romântico e acolhedor. A iluminação é à luz de velas e os pratos são inspirados na culinária mineira. Um de seus pratos mais famosos é a Pintada Tragaluz (galinha d’angola) e entre as sobremesas, a Goiabada Frita Tragaluz é a mais pedida. O restaurante não está entre os mais baratos, mas ainda assim é um dos mais visitados em Tiradentes.
Gourmeco ($$$) – Também nota 4,5 no TripAdvisor, o Gourmeco é um restaurante cujo o lema é: “não servimos comida rápida, servimos comida boa, o mais rápido possível”. A ideia do lugar é que você se sente, relaxe, peça uma bebida e “proseie” um pouco enquanto aguarda o pedido que está sendo preparado com o maior cuidado para agradar aos paladares mais exigentes.
Na nossa última viagem à Tiradentes, estivemos no Gourmeco – e em outros restaurantes e docerias da cidade – e contamos nossa experiência no post:
Onde comer em Tiradentes! Confira 😉
Habanero ($$-$$$) – Tacos, guacamole, burritos e nachos são apenas algumas das opções servidas na casa, um gastrobar temático especializado na culinária Tex-Mex, mas sem deixar de lado a gastronomia mineira. A carta de drinks e coquetéis também merece destaque, com inúmeras opções autorais. Nota 5 no TripAdvisor.
Seu Bartho Pizzaria ($$) – Vamos de pizza? Então que tal uma “Chafariz”, que vai calabresa e sementes de erva doce? Ou a “do Carteiro” que tem palmito e gorgonzola? Se preferir algo diferente, vá na “do Beco” que tem como recheio peito de peru e catupiry sendo que, ao invés de molho de tomate, traz geleia de hibisco! Todas estas pizzas com nomes diferentes estão no cardápio do Seu Bartho Pizzaria. Nota 4,5 no TripAdvisor.
UaiThai ($$$-$$$$) – Sabor asiático em Tiradentes? É claro que tem! O UaiThai faz uma fusão dos “elementos frescos e leves da culinária tailandesa com o carinho da tradicional comida mineira”. Se você nunca experimentou este tipo de comida, taí uma ótima oportunidade! Nota 4,5 no TripAdvisor.
Anote estas dicas!
- Esqueça o salto alto e vá com calçados confortáveis. As ruas do centrinho de Tiradentes são todas de paralelepípedo, e para visitar todos os pontos turísticos você vai caminhar bastante.
- Nem todos os lugares em Tiradentes aceitam cartão, então leve dinheiro. Lembrando que na cidade só tem caixas do Itaú e Bradesco.
- Já falei isso, mas acho importante reforçar: se sua viagem estiver marcada para o período de férias, algum feriado ou evento na cidade, garanta a sua reserva com bastante antecedência. Apesar de ter muitos hotéis e pousadas, em dias de maior movimento todas as hospedagens ficam lotadas.
E se você já foi a Tiradentes e tem alguma dica de hospedagem/ restaurantes/ coisas para fazer, deixe um comentário pra ajudar quem ainda vai! 😉
Um abraço!
Tudo para a sua viagem
Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (e sem pagar nem um centavo a mais por isso!).
73 Comments
Eita Tiradentes que não me sai da memória nem do coração. quantas vezes fui até lá e me deu vontade de nunca mais voltar. Agora faz muitos anos que não vou mais, mas de nenhum detalhe eu me esqueço, principalmente da gastronomia e restaurantes que me encantaram: O CANTINHO DO CHAFARIZ (da Bete) O BAR DO CELSO (onde comi os melhores pasteis da minha vida, e outros, além das deliciosas pousadas. AMO TIRADENTES!
Oi. O valor da maria fumaça que informou 70 ida e volta foi em qual via?
Oi Gracielle, tudo bem?
Este era o valor na última vez em que estivemos na cidade. O valor atual de ida e volta é de R$80 (inteira), como pode ver no site da VLI, que faz esse trecho.
Vou aproveitar e atualizar no post 😉
Um abraço!
Dicas TOP !!!! Estão de Parabéns !!!!
Obrigada Renato, fico muito feliz que tenha curtido! 😀
Um abraço!
Que saudades de Tiradentes, estamos loucos pra retornar. Fiquei na Pequena Tiradentes da outra vez e amei. Como sempre, post completíssimo e fotos incríveis Flavio, parabéns!
Bom dia!
Muito obrigado pelas dicas e orientações.
Sou um carioca morando em Juiz de Fora e quero muito ir a Tiradentes e vcs me ajudaram bastante.
Gostaria de um pouco mais de informações sobre a Maria Fumaça, que acredito ser um passeio imperdível. Coisas como reservar antes, quanto tempo teremos em São João antes de retornarmos a Tiradentes, etc.
Muito obrigado e parabéns para excelência do material postado.
Sem dúvida, visitarei a cidade depois que acabar essa pandemia.
Estou indo para Tiradentes amanhã e suas dicas vão ajudar bastante. Obrigada.
Oi Neuza,
Espero que tenha curtido a viagem! Fique a vontade pra compartilhar com a gente suas impressões sobre a cidade 🙂
Um abraço!
Gostei muito de Tiradentes, embora a chuva tenha atrapalhado os passeios, foi bem divertido. Conheci o Bistrô Mano a Mano e tive um ótimo jantar. Para compras fui até Resende Costa com preços bem melhores que Tiradentes. Ainda devo voltar numa época com menos chuva. Vale muito a viagem e as dicas que voces deram ajudaram bastante.
Adorei o guia , deu bastante dicas para quem conhecer a cidade. Estarei por lá no mês de março, acho que vou amar a cidade
Oi Célia!
Fico feliz que tenha curtido! Tiradentes é um dos meus cantinhos preferidos aqui em MG, tenho certeza que você vai gostar sim! Nessa época a quaresmeira da rua da Matriz de Santo Antônio está florida e deixa a paisagem ainda mais linda <3
Um abraço!
Olá, estou me programando para conhecer Tiradentes ♥ Amei o blog cheio de dicas e informações, super completo me ajudou bastante !!
Oi Taynara!
Fico suuuper feliz que o post tenha te ajudado! Tiradentes é uma graça, tenho certeza que você vai amar!
Depois conta pra gente como foi sua viagem 🙂
Um abraço! <3
Olá Flávio, uma dica para quem dispor de mais tempo é uma esticada até Rezende Costa, tem muitas lojinhas bacanas de teares artesanais, com preços muito atraente. Além de poder visualizar paisagens lindas no percurso. Um abraço.
O restaurante Celso, bem no Largo das Forras é sensacional! Vou sempre lá.
Obrigada pela dica, Fabiano!
Um abraço 🙂