Brotas é daqueles destinos que a gente vai uma vez e quer voltar sempre, sabe? A cidade oferece diversos atrativos pra todo o tipo de turistas, desde casais, famílias, grupos de amigos, viajantes sozinhos ou até mesmo quem não viaja sem seu pet… Sem contar na beleza exuberante da natureza por lá. Nesse post vamos dividir com você nosso roteiro para um final de semana em Brotas, com várias dicas do que fazer e onde comer na cidade!


Salve esta imagem no Pinterest e não perca estas dicas!

Roteiro Brotas SP - Pinterest

Navegue pelo post


Sobre Brotas, SP

Brotas é um destino perfeito para quem ama estar em meio à tranquilidade da natureza, mas não dispensa um pouquinho de adrenalina.

Conhecida como a Capital da Aventura, Brotas oferece aos visitantes uma enorme quantidade de atividades em lugares com belezas naturais que impressionam!

Tirolesa, rafting, canionismo, passeios de quadriciclo, arvorismo, trilhas e centenas de cachoeiras são apenas algumas das opções que podem fazer parte de um roteiro pela cidade.

Onde fica Brotas?

Brotas fica na região central do estado de São Paulo, a pouco mais de 240 km da capital paulista.

Com chegar em Brotas?

As rodovias que levam até a região de Brotas (Anhanguera e Bandeirantes) são muito boas e estão entre as melhores do país.

Principais distâncias
São Paulo – 240 km
Belo Horizonte – 645 km
Rio de Janeiro – 650 km
Campinas/SP – 140 km

O ideal é ir com carro (próprio ou alugado), já que as atrações ficam um pouco afastadas uma das outras e o serviço de motorista por aplicativo ainda não funciona na cidade.

O aeroporto mais próximo é o da cidade de Campinas/SP, que fica a 140 km de Brotas. De lá, o ideal é alugar um carro pra poder ter liberdade nos deslocamentos na cidade.

Dica: Alugando carro

Se você pretende conhecer Brotas com um carro alugado, temos uma dica que pode te ajudar: faça uma pesquisa no site da RentCars antes de se decidir.

A RentCars é uma plataforma que compara o preço de diversas locadoras, te fazendo poupar tempo e dinheiro. (E quem não quer poupar tempo e dinheiro, não é?)

Lá você tem a praticidade de alugar seu carro online, pagando o menor preço e ainda com a opção de parcelar em até 12x no cartão!


Roteiro de fim de semana em Brotas, SP

Se você não tem muito tempo disponível pra conhecer Brotas, vamos deixar um roteiro para curtir um fim de semana memorável por lá.

Tenho certeza que você também vai se apaixonar pela cidade e, assim como a gente, já vai retornar pra casa fazendo planos de voltar!

Sexta | Roteiro de fim de semana em Brotas

Antes de iniciar o seu roteiro em Brotas, indico que comece o seu final de semana um pouquinho mais cedo e separe o final de tarde da sexta para dar uma passadinha em São Pedro, uma cidadezinha vizinha.

O motivo? Provar uma deliciosa cerveja artesanal e saborear a gastronomia local.

Cervejaria HZB

Você é daqueles que curtem apreciar uma boa cervejinha?

Então já fique sabendo que todas as sextas e sábados a cervejaria HZB abre as portas de sua fábrica pra receber os visitantes com deliciosos petiscos, que combinam perfeitamente com suas cervejas artesanais.

Além de poder conhecer de perto todo o processo de fabricação, é possível provar os diferentes tipos de cervejas fabricadas pela HZB: Pilsen, Weiss, Red Lager, Stout, IPA e Bock.

Como nós adoramos cerveja artesanal, achamos que vale muito a pena passar na cervejaria HZB para degustar uma cerveja ou até mesmo para levar algumas para casa.

Dica: Todas as sextas o ambiente fica ainda mais animado com um show ao vivo com bandas de rock!

HZB Cervejaria
Endereço: Av. dos Imigrantes, 647 – São Pedro/SP


Taberna Girassol

Depois de saborear e comprar algumas cervejas artesanais, bora sair pra jantar?

Nossa sugestão é o simpático e aconchegante restaurante Taberna Girassol, também em São Pedro, que fica a 5 minutinhos de carro da HZB.

O restaurante é pequeno e muito acolhedor, com uma decoração meio rústica e ótimo atendimento.

Eu pedi uma Picanha Canastra (picanha grelhada acompanhada de risoto ao funghi e palmitos na manteiga) e o Flávio foi de Salmão Caesar (lombo de salmão grelhado, brócolis – que ele pediu pra tirar, e o chef César substituiu por batatas rústicas – acompanhado de risoto de fondue de queijos).

Pra acompanhar, fomos de cerveja HZB Weiss.

Os dois pratos estavam deliciosos e super bem servidos, quase não conseguimos comer tudo rsrs. Ambos custam R$70,00*.

* Os preços deste post são referentes à nov/2019.

A Taberna Girassol abre pra almoço e jantar, e tem pratos a partir de R$20,00 até opções mais elaboradas e com frutos do mar. Vale a visita!

Taberna Girassol
Endereço:
Rua Duque de Caxias, 570 – São Pedro/SP


De barriga cheia, é hora de pegar a estrada novamente rumo à pousada pra descansar.


Onde ficar em Brotas: Pousada das Nascentes

Nós nos hospedamos na Pousada das Nascentes, que fica no bairro do Patrimônio, lugar estratégico entre Brotas e São Pedro, próximo de vários parques e cachoeiras.

A Pousada das Nascentes possui diversas suítes, todas com banheira de hidromassagem e ar condicionado, e cada uma delas tem uma decoração exclusiva: a nossa era a romântica, toda em tons de rosa e lilás, super aconchegante!

Nossa suíte era bem espaçosa, e também tinha frigobar, TV, ventilador de teto, mesinha com cadeiras, jardim de inverno e uma ducha revigorante.

O café da manhã era bem gostoso e variado, com bolos, frios e outros quitutes fresquinhos. Pra quem não abre mão de ovos mexidos pela manhã, eles preparam na hora, é só pedir.

A sala onde fica a recepção é uma atração à parte: é toda (toda mesmo!) decorada com souvenirs e objetos incríveis que a Delma, proprietária da pousada, traz de suas viagens.

Ficamos morrendo de vontade de ter um cantinho assim em casa, e já prevejo alguns excessos de bagagem nas nossas próximas trips hahaha

A Pousada das Nascentes também tem uma piscina, sala de massagem e é pet friendly <3

Pousada das Nascentes
Endereço: Avenida Antonio Mariano do Prado, 260, Patrimônio – Brotas/SP

Sábado | Roteiro de fim de semana em Brotas

Sábado é dia de começar a explorar as belezas de Brotas!

Depois de um café reforçado na Pousada das Nascentes, siga sentido Brotas por 7,5 km até o Recanto das Cachoeiras, nosso primeiro destino do dia.

Recanto das Cachoeiras

O parque abre às 9 da manhã, e o ideal é chegar lá mais ou menos nesse horário pra aproveitar todas as atrações que eles oferecem.

A estrutura é super bacana: tem estacionamento, vestiários, lanchonete, restaurante, piscina, mirantes, áreas de descanso, wi-fi, monitores e playground.

Entre as atividades que fizemos e recomendamos estão a trilha que leva até as cachoeiras Roseira e Santo Antônio (nível fácil, mais ou menos 2 km, em média 1h pra percorrê-la), o passeio de quadriciclo e curtir o visual incrível da piscina de borda infinita.

Além disso, também tem tirolesa, arvorismo (estavam em manutenção quando estivemos no Parque) e cavalgada.

O restaurante serve um delicioso almoço no estilo self-service, com muita variedade, inclusive opções para vegetarianos.

Acesse o site do Recanto das Cachoeiras para informações atualizadas de valores do Day Use e das atividades extras.

Recanto das Cachoeiras
Endereço:
Estrada do Patrimônio, s/n – Brotas/SP


Depois de passar um dia super agradável no Recanto das Cachoeiras, é hora de voltar pra pousada, tomar um banho revigorante e sair pra conhecer um pouquinho mais de Brotas!

Adega Casarão

Nossa próxima sugestão neste roteiro de fim de semana em Brotas é que você reserve pelo menos uma horinha pra conhecer a Adega Casarão, que fica no centro.

A loja ocupa um antigo casarão da cidade e que foi totalmente revitalizado, mas que ainda preserva várias partes da antiga estrutura, o que dá todo o charme do lugar.

A Adega é um ótimo lugar pra garantir as lembrancinhas da viagem, além de poder levar pra casa excelentes produtos artesanais locais e as famosas cachaças e licores.

Os produtos comercializados são cuidadosamente selecionados, desde os objetos de decoração e artesanatos que ficam logo na entrada da loja, até os doces, bebidas e queijos premiados.

No ‘porão’ da casa ficam enormes barris, de diferentes tipos de madeiras, onde as cachaças são envelhecidas.

Ali também é possível degustar os licores e cachaças produzidos pela Adega, e escolher qual (ou quais) levar pra casa!

São muuuuitas opções, desde os sabores mais tradicionais, à opções curiosas como a cachaça azul e a ‘Mentirosa’.

Para os colecionadores de ímãs de geladeira: na Adega também tem! 😀

Adega Casarão
Endereço:
Av. Mário Pinoti, 1057 – Brotas/SP

Brotas Bar

Depois de passar na Adega Casarão e fazer umas comprinhas, é hora de conhecer o restaurante mais famoso da cidade: o Brotas Bar!

Já do lado de fora o Brotas Bar chama a atenção: uma construção de dois pavimentos, com enormes janelas iluminadas e dois caiaques ‘saindo da parede’.

E a decoração no interior do restaurante segue essa mesma pegada dos esportes de aventura, tão importantes pra cidade: capacetes de rafting e caiaques como luminárias, uma mesa que reproduz um bote de rafting e até mesmo um pequeno lago.

Aqui a dica é chegar entre 19h e 19h30 pra garantir sua mesa e não ter que enfrentar fila.

Também ficam expostos vários troféus, fotos e outras recordações, em homenagem à equipe de rafting da cidade, Bozo D’água, hepta-campeã mundial no esporte e motivo de muito orgulho para Brotas.

O restaurante também tem uma lojinha de souvenires e um espaço kids cheio de atividades pra criançada, em uma área monitorada por câmeras que os pais podem acompanhar enquanto jantam.

Agora, vamos falar da melhor parte, que é a comida!

O cardápio do Brotas Bar é bastante democrático, servindo desde pratos pra quem quer petiscar (pastéis, coxinhas, fritas, iscas de peixe) e pratos variados como hambúrguer, pizzas, risotos, peixes, carnes, opções vegetarianas e a famosa linguiça flambada na cachaça.

Nossas escolhas foram: pasteizinhos de queijo como entrada, risoto de funghi e ravióli de mussarela de búfala como pratos principais e no final dividimos um trio de pudins de sobremesa. Pra beber, caipirinha de banana (que é uma das especialidades da casa!) e cerveja artesanal.

Todos os pratos estavam deliciooosos e bem servidos, e o atendimento então, nem se fala! Todos são extremamente divertidos e fazem de tudo pra que a experiência no restaurante seja a melhor possível.

Restaurante Brotas Bar
Endereço: Av. Mário Pinoti, 267 – Brotas/SP

Domingo | Roteiro de fim de semana em Brotas

Chegou o dia de encarar uma das maiores aventuras que Brotas pode oferecer: o rafting!

Território Selvagem Canoar

A cidade é referência no assunto e o rio Jacaré-Pepira oferece as melhores condições para a prática do esporte.

Confesso que sempre tive vontade de fazer rafting, porém o medinho era maior e acabava deixando pra uma próxima oportunidade. Dessa vez resolvi arriscar e só tenho um arrependimento: o de não ter feito antes!

Só a atividade em si já é incrível, mas a escolha de uma agência de confiança pode fazer a diferença, e é por isso que recomendamos a Território Selvagem!

A ida até o rio é feita em um ônibus da própria empresa. Chegando lá, todos os participantes recebem as orientações iniciais (de forma super divertida!) sobre a atividade e os equipamentos de segurança: capacete, colete e até mesmo casaco corta vento pra quem sentir necessidade.

Depois vem o treinamento dos principais comandos de remada e instruções de segurança no lago. Todos afinados, é hora de seguir para o rio!

O rio Jacaré Pepira alterna entre trechos tranquilos e pequenos saltos, que são ideais para a prática do rafting e garantem emoção na medida para os participantes!

Durante a descida, preste atenção nos comandos do instrutor mas não deixe de admirar a mata ao redor. Nós vimos macacos-prego e algumas aves nas árvores.

A atividade leva ao todo aproximadamente quatro horas, da saída até o retorno à agência. A descida no rio dura cerca de 1h30.

Dica: Use roupas leves, que possam se molhar. Nos saltos entra muita água no bote, e em um determinado trecho os participantes podem saltar no rio para flutuação.

Use também calçados fechados, de preferência aquelas sapatilhas de mergulho ou um tênis mais velho, já que vai se molhar e provavelmente você não o usará de novo na viagem.

No final do passeio, são oferecidos aos participantes água e pinga com mel.

Leve repelente, uma troca completa de roupa, toalha e um outro calçado. No escritório da agência tem banheiros e vestiários, onde você pode tomar uma ducha e se arrumar para continuar passeando pela cidade sem ter que voltar à pousada onde está hospedado (a).

Território Selvagem Canoar
Endereço: Av. Mário Pinoti, 337 – Brotas/SP

Depois do rafting, hora de almoçar, né? A próxima parada é o Eco Parque Cachoeira Três Quedas!

Eco Parque Cachoeira Três Quedas

O restaurante do parque serve comida de fazenda, em pratos executivos beeem caprichados.

Nós optamos pelo filé de peixe, que veio acompanhado de farofa, arroz, feijão e fritas. Também tem um buffet de salada self-service. Tudo uma delícia!

O parque também conta com uma lanchonete, caso queira optar por fazer apenas um lanchinho rápido.

Depois do almoço, nossa sugestão é uma caminhada até as três cachoeiras da propriedade. As trilhas são leves, de 20, 200 e 600 metros, respectivamente.

Além do Day Use, o Parque também oferece hospedagem em chalés, cabanas, camping e alojamento.

As atividades oferecidas, além das trilhas, são passeio a cavalo, canionismo, tirolesa, playground pra criançada e pesca recreativa.

Se quiser ficar só relaxando, a piscina e o redário da propriedade são ótimas opções!

Para maiores informações sobre valores, acesse o site oficial.

Cachoeira 3 Quedas
Endereço:
Estrada do Patrimônio, s/n – Brotas/SP


Que tal conhecer outros destinos de ecoturismo? Veja mais informações sobre Ibitipoca, Carrancas e Monte Verde.


E aí, curtiu nosso roteiro de fim de semana em Brotas? Já conhecia a cidade? Qualquer dica, dúvida ou sugestão é muito bem vinda, a caixa de comentários é toda sua! 🙂

Author

Mineira, 31 anos, formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por viagens, principalmente aquelas que possibilitam visitar novos lugares e conhecer novas culturas. Passa horas na internet lendo relatos de outros viajantes e adora contar suas experiências nas redes sociais e no blog.

Deixe seu comentário!