Arraial do Cabo certamente é um dos destinos brasileiros mais famosos quando o assunto é praia. Suas águas cristalinas – apesar de geladas – são o sonho de consumo de todo turista que busca um cenário perfeito para curtir as férias. E para garantir que seus dias na cidade sejam memoráveis, este post traz todas as informações que você precisa saber sobre Arraial do Cabo: o que fazer, onde comer, onde ficar e muito mais!


Navegue pelo post:


Arraial do Cabo, o Caribe brasileiro

Você já deve ter ouvido falar por ai que Arraial do Cabo é o “Caribe Brasileiro“. E pode apostar que esse apelido não é exagero.

Certamente, o que mais diferencia Arraial das praias caribenhas é a temperatura da água (que em determinadas épocas do ano é gelada!). Do restante, a comparação é bastante justa: praias de areia fininha e macia, com o marzão azul estampando o fundo. Um verdadeiro paraíso!

Se você ainda não conhece Arraial do Cabo, tenho certeza que depois de ler este post, terá mil motivos para programar a sua viagem para lá 😀

Arraial do Cabo - o que fazer - Praia Brava
Praia Brava, Arraial do Cabo

Como chegar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidadezinha pequena, com cerca de 30 mil habitantes. Fica na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, próxima a Cabo Frio e Búzios, outras duas cidades famosas quando o assunto é praia.

Principais distâncias:
Cabo Frio – 12,5 km
Búzios – 36 km

Rio de Janeiro – 164 km
Belo Horizonte – 575 km
São Paulo – 586 km

De avião

A vizinha Cabo Frio possui um pequeno aeroporto que recebe voos da Azul e da Gol (geralmente só durante a alta temporada) partindo das cidades de São Paulo (Gol) , Belo Horizonte (Azul) e Rio de Janeiro (Azul).

As datas e horários são um pouco restritos, por conta disso talvez a melhor opção seja chegar pelo aeroporto do Rio de Janeiro e seguir para Arraial de ônibus.

A empresa responsável pelo trecho é a Auto Viação 1001 e os ônibus partem da Rodoviária Novo Rio. O tempo médio de viagem é de 3h30.

De ônibus

Para quem mora em cidades mais afastadas de aeroportos ou não dirige, ir de ônibus pode ser uma boa opção.

Caso não haja ônibus direto da sua cidade para Arraial do Cabo, vale comprar a passagem para Cabo Frio (distante a apenas 20 minutos de Arraial) ou para o Rio de Janeiro.

De carro

Prefere ir dirigindo? Ótimo! Você terá mais autonomia nos deslocamentos entre as praias ou até as cidades vizinhas.

A estrada que leva à Arraial é ok, com alguns trechos em mão dupla e de difícil ultrapassagem, já que costuma ser movimentada. Se possível, evite dias de maior movimento, como fins de semana, feriados e férias.

Isso também vale para o deslocamento dentro da cidade. Em alta temporada Arraial fica bem cheia e com muito trânsito, o que torna a missão de encontrar vagas para estacionar quase impossível.

Nesse caso, vale deixar o carro na garagem da casa/pousada e fazer os deslocamentos maiores de Uber (ou similares). Quanto menos stress durante seus preciosos dias na cidade melhor, né?

Fique esperto(a): A gasolina em Arraial foi a mais cara que encontramos desde a saída aqui do interior de Minas, portanto vale a pena encher o tanque antes de chegar na cidade.

Vai alugar um carro? Compare os preços entre as melhores locadoras do Brasil através da RentCars! Você pode dividir o valor em até 12x no cartão de crédito, em Reais e sem cobrança de IOF!

Pontal do Atailaia, Arraial do Cabo
Pontal do Atailaia, Arraial do Cabo

Melhor época para conhecer Arraial do Cabo

Como em todo destino muito turístico, nossa recomendação é que, se possível, você fuja dos meses de alta temporada!

O motivo? Simples: além dos preços serem geralmente mais altos, viajar nesse período significa praias, passeios e restaurantes sempre lotados.

Se isso não for um problema pra você, dá pra visitar Arraial do Cabo o ano inteiro!

Entre os meses de dezembro e março, ou seja, no verão, a cidade fica MUITO cheia, o que se estende a feriados prolongados também.

Um bom motivo para conhecer a cidade durante o inverno é a temporada de baleias jubarte na região, de junho a meados de setembro.

Por conta do ciclo de reprodução da espécie, as jubarte partem da Patagônia com destino aos arredores de Abrolhos, na Bahia, passando por Arraial do Cabo e fazendo a alegria de quem tem a oportunidade de avistá-las.

Orcas e pinguins também são vistos com certa frequência na região!


O que fazer em Arraial do Cabo

Praia Grande

O nome já diz tudo! A Praia Grande tem nada mais nada menos que 40 km de extensão, indo até a cidade de Saquarema.

Apesar de suas águas geladas, é uma praia pra todo tipo de público. Por ficar próxima ao centrinho de Arraial do Cabo é bastante movimentada, mas dá pra se afastar da muvuca e encontrar uma faixa tranquila de areia caminhado para a direita da praia.

Próximo à orla há diversas lojas e restaurantes, além de ambulantes e barraquinhas na areia.

➙ Leia depois: Praia Grande, em Arraial do Cabo

Deck dos Pescadores

O Deck dos Pescadores ganhou fama recentemente nas redes sociais, graças aos clicks compartilhados por turistas e fotógrafos da região.

Na verdade são alguns decks de madeira que ficam no canto esquerdo da Praia Grande, ao lado de vários barquinhos e algumas casas de pescadores que contrastam com o azul translúcido do mar de Arraial.

No trecho da trilha entre a praia e o Deck é bem comum avistar tartarugas, portanto fique de olho na água!

Deck dos Pescadores, Arraial do Cabo
Deck dos Pescadores, Arraial do Cabo

Siga nossas redes sociais para não perder nada do que rola por aqui!


O que fazer em Arraial do Cabo, Escadaria da Praia Brava
Escadaria da Praia Brava

Praia Brava

Praia quase privativa e selvagem? Arraial do Cabo também tem, mas é preciso saber de alguns detalhes para aproveitar a Praia Brava ao máximo.

Primeiro, que sua pequena faixa de areia só aparece quando a maré está baixa, por isso é preciso se programar. Você pode conferir o horário e condições das marés de Arraial do Cabo aqui.

Segundo, que seu acesso é um tantinho mais complicado que as demais praias da cidade. Assim como as Prainhas do Pontal, a Praia Brava fica dentro do Condomínio Pontal do Atalaia.

Da portaria até a praia Brava são 1,6 km e dá pra ir caminhando tranquilamente (inclusive foi o que fizemos, já que não estava sendo permitido o acesso de turistas em veículo próprio e os taxistas queriam cobrar R$20 por pessoa para percorrerem 1 km 🤷‍♀️).

O caminho é simples e não tem erro, basta seguir as placas que indicam a direção para a Pousada Tanto Mar. Praticamente em frente a pousada tem uma trilhazinha que leva a praia. Ah, e prepare-se para parar várias vezes ao longo do caminho pra admirar a vista, é maravilhosa!

➙ Leia depois: Praia Brava: dicas para curtir uma praia (quase) secreta

Passeio de Barco

Essa é a principal atividade para se fazer em Arraial do Cabo e vale muito a pena, principalmente porque uma das praias mais bonitas da cidade – a Praia do Farol – só pode ser visitada de barco.

Além dela, o tour também passa pelas Prainhas do Pontal (a praia da escadaria de madeira) e pela Praia do Forno, além de algumas formações rochosas bem interessantes.

Existem inúmeras empresas que oferecem esse passeio, e para não errar na escolha recomendo que você leia este post: Passeio de barco em Arraial do Cabo

O que fazer em Arraial do Cabo - Passeio de Barco
Barcos de passeio em Arraial do Cabo

Mergulho em Arraial
Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulho

Arraial do Cabo é conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho graças a um fenômeno oceanográfico – a ressurgência – que faz com que correntes marinhas levem a água gelada de regiões mais profundas para a superfície.

Essas águas são ricas em nutrientes e atraem um grande número de animais marinhos, como tartarugas, peixes e crustáceos.

E, por sua vez, essa biodiversidade abundante atrai mergulhadores iniciantes e experientes de todo o Brasil (e do mundo!).

Foi em Arraial do Cabo que fizemos nosso curso de mergulho Open Water antes de viajarmos para a Indonésia.

Nessa ultima viagem a Arraial (novembro/2020) não podíamos deixar de aproveitar a oportunidade! Fizemos o mergulho com a Dive Point e só temos elogios!

Vimos um peixe-trombeta, um cardume de raias, corais, lagostas e alguns cavalos marinhos.

Foi de longe a empresa que nos passou mais confiança de todas as outras que já mergulhamos. Não é a mais barata de Arraial, mas com certeza é uma das melhores, e isso faz toda a diferença em uma atividade como o mergulho autônomo, que tem lá os seus riscos.

Em breve faremos um post contando mais detalhes sobre mergulhar em Arraial do Cabo!

Tartaruga na Praia da Graçainha - Arraial do Cabo
Tartaruga na Praia da Graçainha

Snorkel

Se não quiser fazer um mergulho com cilindro, vale se encantar com o fundo do mar de Arraial usando um snorkel!

Você vai encontrar muitos peixinhos, caranguejos e tartarugas sem precisar sair do raso.

Alguns dos melhores locais para snorkel em Arraial do Cabo são o cantinho esquerdo da Praia Grande, os dois cantos da Praia do Forno e a Praia da Graçainha.

Prainha

Não confunda a Prainha com as Prainhas do Pontal! Apesar do nome, elas são bem diferentes!

A Prainha é a primeira praia que você vai avistar logo ao chegar na cidade, mais ou menos 2km depois do pórtico, do lado esquerdo da rodovia.

É uma praia com boa estrutura, muitos quiosques e barraquinhas e várias opções de hospedagem e comércio nos arredores.

Prainhas do Pontal

Com certeza você já viu essa foto: uma charmosa escadaria feita em madeira que leva a uma praia de areia branquinha e mar cristalino, variando entre tons de verde e azul.

Estamos falando das Prainhas do Pontal, um dos cartões postais de Arraial do Cabo e uma das praias mais disputadas pelos turistas que visitam a cidade.

Essa é uma das paradas dos passeios de barco e, além das praias (separadas apenas por algumas pedras na maré alta, que podem ser facilmente contornadas) um outro ponto muito bonito e que pode ser visitado é a Gruta do Amor.

Escadarias do Pontal - Arraial do Cabo
Escadarias do Pontal
Praia da Graçainha em Arraial do Cabo
Praia da Graçainha

Praia da Graçainha

Apesar de pequena e cheia de pedras, a Praia da Graçainha merece uma visita!

O acesso é feito por uma pequena trilha que começa no canto esquerdo (de quem olha pro mar) da Prainha.

São só dez minutos de caminhada e o grande espetáculo aqui fica por conta das tartarugas: fique de olho nas pedras próximas ao mar, pois a chance de vê-las é bem grande!

Leve seu snorkel e tenha a chance de observá-las de pertinho (mas não toque nas tartarugas e em nenhum outro animal marinho, hein? É perigoso pra você e pra eles!)

Durante a maré baixa o mar recua um pouquinho e a faixa de areia fica um pouco maior.

Praia do Forno

Outra praia famosa e de fácil acesso na cidade, a Praia do Forno é perfeita para passar o dia, inclusive com crianças, já que o mar por ali é tranquilo.

Há duas formas para se chegar lá: o “modo grátis”, subindo uma pequena trilha que se inicia no canto esquerdo da Praia dos Anjos, antes da entrada da Marina dos Pescadores, e o “modo pago” (que custa R$10 o trecho, por pessoa), pegando um barco-táxi na própria marina.

Nossa escolha é sempre a trilha porque a vista do mirante – que fica na metade do caminho – faz valer o esforço! Na verdade nem é taaanto esforço assim, são cerca de 500 metros, metade deles de subida.

Para idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção vale pegar o barco, já que os degraus da trilha são meio irregulares e podem ser escorregadios.

Por lá é possível alugar cadeiras e guarda-sóis e barraquinhas que vendem bebidas/petiscos.

Fim de tarde na Praia do Forno
Fim de tarde na Praia do Forno

Pórtico

O pórtico mais charmoso da Região dos Lagos dá as boas vindas aos visitantes que chegam em Arraial do Cabo.

Em 2017, o letreiro “Eu Amo Arraial” foi instalado ao seu lado, o que deixou o monumento ainda mais fotogênico!

Ao lado, há um estacionamento para os turistas que quiserem garantir sua foto no local. E, assim como em todo ponto turístico, prepare para encontrar loooongas filas caso viaje em alta temporada.

Bate e volta até as vizinhas Cabo Frio e Búzios

Arraial do Cabo tem muitas praias incríveis e, na nossa opinião, são as mais bonitas da região. Se tiver pouco tempo, recomendo que concentre seus dias explorando as belezas da cidade.

Com mais de três dias disponíveis, vale dar uma esticadinha até Cabo Frio, que fica a apenas 12 km de distância. Também dá pra ir pra Búzios (36 km), mas é preciso levar em consideração que, na alta temporada, pode-se levar muitas horas nesse percurso por conta do congestionamento.

A melhor opção para quem tem mais dias de viagem é dividir a estadia entre Arraial, Cabo Frio e/ou Búzios, pra evitar a perda de tempo com deslocamento e aproveitar ao máximo seus dias de folga nessa região paradisíaca!


Leia também: O que fazer em Rio das Ostras – por Blog Fui Ser Viajante


Onde ficar em Arraial do Cabo

Escolher uma boa localização para se hospedar pode fazer toda a diferença em qualquer viagem.

Apesar de Arraial ser pequena, quanto menos você precisar tirar o carro da garagem e se estressar com o trânsito, melhor! É interessante ficar em regiões próximas de alguma praia e do comércio.

Arraial tem uma grande oferta de hospedagem, de casas ou apartamentos de temporada a hostels ou pousadinhas. Nem todos os lugares são novos ou bem conservados, mas procurando bem, a gente encontra sim ótimas opções.

Sempre pesquisamos as opções com melhor custo-benefício no Booking e no Airbnb, filtrando pela localização e pela faixa de preço. Além das fotos, os comentários dos hóspedes também devem ser levados em consideração!

Confira as nossas sugestões:

Praia Grande | Onde ficar em Arraial do Cabo

Além de todas as facilidades nos arredores, como bons restaurantes e lojinhas, estar hospedado na Praia Grande significa estar bem próximo de um dos melhores (se não o melhor!) lugares para curtir o pôr do sol!

Apartamento Praia Grande – além de lindo e bem decorado, esse apartamento acomoda até quatro pessoas e possui todos os utensílios e eletrodomésticos necessários para uma boa estadia. Tem ar condicionado, vista para o mar, cadeiras e guarda sol à disposição dos hóspedes.
RESERVE AQUI PELO BOOKING | Diárias a partir de R$ 593

Canto da Praia Beach Hostel – essa é para quem não abre a mão da vibe animada dos hostels! O Canto da Praia é super bem localizado, tem quartos compartilhados e privativos, um bom espaço de uso comum onde os hóspedes podem interagir e café da manhã incluso na diária.
RESERVE AQUI PELO BOOKING | Diárias a partir de R$ 58 (p/ 1 pessoa)

Apartamento Praia Grande - Onde ficar em Arraial do Cabo
Apartamento Praia Grande
Canto da Praia Beach Hostel - onde ficar em Arraial do Cabo
Canto da Praia Beach Hostel

Outra opção de hostel legal nas proximidades é o Massambaba.

Casa de temporada Praia Grande – pra quem prefere se hospedar em uma casa, Arraial do Cabo é repleta de opções! Essa aqui foi a que escolhemos pra passar uns dias na última vez que estivemos na cidade e gostamos muito! Tem garagem, uma área espaçosa com churrasqueira, cozinha com utensílios, dois quartos com ar condicionado e dois banheiros. Fica a 10 minutinhos caminhando da Praia Grande e é excelente para um grupo de 4 pessoas.

RESERVE AQUI PELO AIRBNB| Diárias a partir de R$400

Precisa de mais espaço?
A Casa Chaim tem capacidade para até 16 hóspedes e área de lazer com piscina e churrasqueira.
No quintal há também um pequeno quiosque ao ar bem bacana, além de mesa de sinuca e redes.

RESERVE AQUI PELO AIRBNB| Diárias a partir de R$1000

Pousada do Timoneiro – já para quem não abre mão das facilidades de ficar em uma pousada, uma das melhores opções próximas à Praia Grande é a Pousada do Timoneiro, que fica a apenas 200 metros da praia.

Entre os destaques da hospedagem estão uma piscina, suítes aconchegantes com ar condicionado e TV a cabo, um amplo espaço ao ar livre e café da manhã bastante elogiado pelos hóspedes.

RESERVE AQUI PELO BOOKING | Diárias a partir de R$341


Praia dos Anjos | Onde ficar em Arraial do Cabo

Nos arredores da Praia dos Anjos também há uma boa oferta de bares, restaurantes e comércio em geral. É uma localização interessante para quem pretende fazer passeios de barco ou quer ver o sol nascer na Praia dos Anjos ou na Praia do Forno.

Acquarela Hostel – pra quem busca um ambiente descolado, vale conferir o Hostel Acquarela. São vários espaços de uso comum que estimulam a interação entre os hóspedes, área de churrasco, piscina e café da manhã incluso na diária.

Há quartos para família (com banheiro privativo) e dormitórios femininos ou mistos.

RESERVE AQUI PELO BOOKING | Diárias a partir de R$ 70 (p/ 1 pessoa)

Pousada Arraial Inn – a pousada Arraial Inn é uma graça, com vários cantinhos fotogênicos espalhados pela propriedade. Fica pertinho da praia, tem piscina, sauna, biblioteca, suítes confortáveis com frigobar e recepção 24 horas.

RESERVE AQUI PELO BOOKING | Diárias a partir de R$ 260

Acquarela Hostel - onde ficar em Arraial do Cabo
Acquarela Hostel
Pousada Arraial Inn - onde ficar em Arraial do Cabo
Pousada Arraial Inn

Canto da Canoa – o Canto da Canoa oferece várias suítes com uma vista sensacional para o mar da Praia dos Anjos. Os quartos possuem wi-fi, ar condicionado, secador de cabelo e uma cozinha compacta onde o hóspede pode preparar refeições rápidas.

Outras boas pousadas na região são a Thalassa, a Canto da Baleia e a Costa Dourada.

O Enseada Hostel também é uma ótima opção nos arredores da Praia dos Anjos.


Pontal do Atalaia | Onde ficar em Arraial do Cabo

Quer acordar em meio à natureza e de frente para o mar? Então a melhor pedida é buscar uma hospedagem dentro do condomínio do Pontal do Atalaia.

Apesar de não haver restaurantes ou qualquer tipo de comércio nas proximidades, esse pequeno detalhe é totalmente recompensado por uma vista inesquecível e pela proximidade de algumas das mais belas praias da cidade: a Praia Brava e as Prainhas do Pontal.

Pousada Vista Turquesa – essa charmosa pousada possui quartos com vista para o mar, espaço agradável com piscina e espreguiçadeiras, e fica bem pertinho do mirante do Pontal do Atalaia e da Praia Brava.
Recentemente foi inaugurado no local um restaurante, que é aberto também para não-hóspedes.

RESERVE AQUI PELO BOOKING | Diárias a partir de R$ 500

Casa Calisto – vai ser difícil querer sair dessa casa! O exterior branquinho da Casa Calisto é inspirado nas construções gregas e contrasta de forma incrível com o azul do mar de Arraial. Por dentro é moderna, com todas as amenidades e utensílios para uma ótima estadia. A casa ainda conta com uma área gourmet com churrasqueira e jacuzzi.

RESERVE AQUI PELO AIRBNB | Diárias a partir de R$ 1000

Pousada Vista Turquesa
Pousada Vista Turquesa
Casa Calisto
Casa Calisto

Ioda Pontal do Atalaia – apartamento moderno e confortável com capacidade para duas pessoas e uma vista de tirar o fôlego! Tem cozinha com utensílios, mesa para refeições e piscina de borda infinita compartilhada com outros dois apartamentos, que também estão disponíveis para locação aqui e aqui.

Paraíso do Pontal do Atalaia – o nome dessa hospedagem não é exagero: uma casa em estilo tropical rústico, espaçosa e muito confortável. Tem capacidade para seis hóspedes, três quartos e piscina de borda infinita com vista para o por do sol no mar.

Leia também: 10 melhores Airbnb em Arraial do Cabo


Onde comer em Arraial do Cabo

Não espere encontrar muito luxo e badalação em Arraial do Cabo. Com exceção da alta temporada, em que abrem quase todos os dias e em horário um pouco mais estendido, no geral os bares e restaurantes da cidade abrem aos fins de semana e fecham cedo.

Por esse motivo, algumas pessoas que se hospedam em Arraial acabam indo até Cabo Frio em busca de estabelecimentos mais descolados ou com alguma culinária mais específica.

Mas não desanime! Com todo o charme de uma cidadezinha pequena, Arraial do Cabo tem algumas boas opções de lugares para almoçar, jantar ou simplesmente tomar uma cervejinha (ou um drink!) com a família ou amigos.

Sol na Cozinha

Fica dentro da Pousada Caminho do Sol, próximo a Praia Grande. O cardápio de pratos e drinks é imenso, o ambiente e o atendimento são impecáveis e o preço é bastante justo. Fomos pela indicação do Caio, do Em Algum Lugar do Mundo e foi sem dúvida o melhor restaurante que conhecemos na cidade!

El Farol Bar

Bar bem bonitinho, estilo pub, fica em frente a igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos. Além das muitas opções de drinks, também servem petiscos, hambúrguer e pizza, com opções vegetarianas. Vale chegar cedo ou fazer reserva, pois o espaço é pequeno.

Armazém do Camarão

Fica na orla da Praia Grande e fomos pelas avaliações do TripAdvisor. Tem várias opções de drinks diferentes e é famoso pelo Camarão no Coco.

Restaurante Água na Boca

Restaurante com buffet por quilo, com uma enorme variedade de saladas e frutos do mar. Almoçamos lá várias vezes, comida gostosa e preço intermediário, por volta de R$80 a R$100 por casal, com suco. Fica próximo à Praia dos Anjos.

Saint Tropez

Pratos bem servidos e preço dentro da média da cidade. A pizza de camarão é deliciosa! Tem muitas opções de pratos, mas deixa a desejar nas opções de drinks e cervejas. Fica na Praça do Cova, pertinho da Praia dos Anjos.

Astral Beach Food

Não tivemos tempo de conhecer ainda, mas dizem que é muito bom! Eles servem sushis, hambúrguer, pokes havaianos e entradinhas. Fica próximo a Praia dos Anjos.

Bacalhau do Tuga

Outro restaurante tradicional da cidade, o Bacalhau do Tuga serve (além de bacalhau haha) pratos com peixes e frutos do mar. Fica próximo à Praça do Cova.

Casa da Piedra

Mais um restaurante super elogiado em Arraial! Ele fica bem próximo do píer da Praia dos Anjos e tem várias opções de pratos e drinks, além de ambientes super charmosinhos.


Ficou com vontade de conhecer ou retornar a Arraial do Cabo? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixa seu comentário aqui no post!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

digite seu comentário