Você já deve ter ouvido por aí que Arraial do Cabo é o Caribe brasileiro, um paraíso de águas claras e areia branquinha, certo? Quem já conhece Arraial, sabe bem que isso é verdade. As praias da cidade realmente são tudo isso que dizem! E uma das melhores formas para se ter uma panorama das principais praias é fazendo um passeio de barco em Arraial do Cabo.


Até dá pra conhecer a maioria das praias por conta própria, porém há alguns lugares que a gente só tem acesso durante o passeio de barco. Entre esses lugares está a praia do Farol, que é considerada uma das praias mais perfeitas do mundo, mas que tem seu acesso super restrito e controlado pela Marinha.

Ok! Se você não quer deixar o passeio de barco em Arraial do Cabo fora do seu roteiro ~ e eu aconselho que não faça isso ~ leia este post até o final para pegar as melhores dicas e não errar na hora de contratar o serviço!


Siga nossas redes sociais para não perder nada do que rola por aqui!


Passeio de barco em Arraial do Cabo
Escolha bem a empresa

Existem muitos barcos de turismo na cidade, muitas agências de passeio e um montão de gente oferecendo o tour, principalmente nas proximidades do cais da Praia dos Anjos. Mas não caia na furada de fechar o seu tour na primeira oportunidade que aparecer.

Para garantir que seu passeio seja inesquecível e sem perrengues, é muito importante ir com calma, analisar bem as empresas e contratar alguma que ofereça um serviço de qualidade.

A primeira dica para escolher uma boa empresa é dar uma olhadinha nas avaliações de outras pessoas no TripAdvisor. Sempre fazemos isso quando precisamos fechar um passeio e costuma funcionar bem. Empresas boas terão boas avaliações, e o contrário também acontece, é fato.

Além disso, fique de olho em outras questões que podem fazer toda a diferença no seu passeio de barco em Arrail do Cabo.

Nem todas as empresas possuem autorização da Marinha para acessar a Ilha do Farol (onde tem aquela praia lindona e exclusiva que comentei no começo do post). Isso é algo que você deve se certificar no itinerário da empresa escolhida.

Segurança da embarcação, número máximo de pessoas e serviços oferecidos também devem ser levados em consideração. Sei que isso é difícil de se avaliar com antecedência. Ninguém vai até o barco ver se ele está em boas condições antes do passeio, né? Então, para acertar, novamente fique de olho nas avaliações que outros turistas deixam no Tripadvisor ou em redes sociais (como o insta).

Passeio de barco em Arraial do Cabo: Barco da Arrail Vip

Tem ainda um outro ponto que pode ser decisivo pro seu passeio ser um sucesso (ou uma decepção): antes de fechar, pesquise um pouquinho sobre como é o entretenimento a bordo.

Vimos alguns barcos com música muito alta, muita muvuca e até funk proibidão… Vai do estilo de cada um, mas se a sua intenção é curtir a vibe do lugar, busque por barcos que ofereçam um sonzinho ambiente ou uma playlist mais relax.

Com a indicação do Blog Em Algum Lugar do Mundo, nossa escolha foi a Arraial Vip, que é uma das melhores e mais bem avaliadas empresas que oferecem o passeio de barco em Arraial do Cabo.

Outra opção super elogiada e que oferece um serviço similar é a Saveiro Don Juan.

Levando isso em consideração, caso a sua escolha seja uma dessas empresas, procure fazer a reserva com antecedência, principalmente se a viagem for em alta temporada. Esses barcos tem muita procura e se você deixar para ultima hora, pode ser que não encontre vaga.

As reservas podem ser realizadas pelos sites:


Passeio de barco em Arraial do Cabo
Informações gerais

Todos os barcos partem do píer da Praia dos Anjos e o horário de partida e a duração do passeio varia entre uma empresa e outra.

Próximo ao píer há vagas para estacionar, mas certamente você será abordado por flanelinhas. Se caminhar um pouquinho não for problema, estacione mais afastado de lá, mas fora da orla da praia, para evitar a cobrança.

Para embarcar, é preciso pagar uma taxa municipal de R$10 por pessoa (em dez/2020) nas bilheterias do cais. E se você fizer um outro passeio de barco depois – pra mergulhar, por exemplo – terá de pagar a taxa novamente.

Fique sabendo: No cais há lojinhas e lanchonete.

Barco da empresa Arraial Vip

Passeio de barco em Arraial do Cabo
Sobre o passeio com a Arraial Vip

Uma vez que você se decida por fazer o passeio de barco com a Arrail Vip, terá que escolher um dos dois horários que eles oferecem o tour: pela manhã ou à tarde.

#dica: prefira o horário da manhã, pois o tempo de parada nas praias é maior. 😉

Uma das vantagens da Arraial Vip é a organização. O check-in, por exemplo, começa a ser feito com bastante antecedência, o que ajuda a evitar atrasos, principalmente em dias de maior movimento.

Passeio de barco em Arraial do Cabo.

O horário de saída (pontualmente às 8h), garante que o barco da Arrail Vip seja um dos primeiros a ter acesso às praias. Ou seja, a gente chega nelas antes de todo mundo e encontra as faixas de areia praticamente vazias!

A estrutura do barco também é um ponto super positivo. A embarcação é bastante espaçosa, contando com dois andares, e há também várias comodidades a bordo: wi-fi, banheiro, serviço de bar (com venda de refrigerante, cerveja, drinks e petiscos), som ambiente, aluguel de snorkel e limite de pessoas bem abaixo da capacidade da embarcação, o que garante mais conforto aos clientes.

Para os que não quiserem se preocupar em levar câmera, é possível contratar os serviços dos fotógrafos a bordo.

Passeio de barco em Arraial do Cabo
Roteiro
do passeio

O roteiro que as operadoras de passeio fazem é mais ou menos o mesmo, com pequenas diferenças entre a duração das paradas ou a ordem das praias.

Veja só o que te espera no tour:

Primeira parada no passeio de barco: praia do farol

Ilha do Farol

Geralmente o melhor a gente guarda para o final, não é? Mas para garantir a exclusividade, a primeira parada será na Ilha do Farol.

A ilha é realmente o ápice do passeio (não que o restante também não valha a pena). Mas a cobiçada Praia do Farol rouba a cena por ser aquele paraíso quase intocado. Protegido 24h pela Marinha, tem água puríssima, areia fininha e vida marinha abundante. Não atoa foi eleita pelo INPE como uma ‘praia perfeita’.

Há um limite de permanência na praia, no máximo uma hora. O número de pessoas também é controlado, descem apenas 250 pessoas por vez, e todos devem permanecer em uma área delimitada.

Para evitar poluição, só é permitido desembarcar na ilha com câmera fotográfica e snorkel – todos os outros pertences devem ficar no barco.


Saiba mais sobre a Ilha do Farol e as principais praias da cidade: Melhores praias de Arraial do Cabo


Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Cratera do Meteorito e Pedra do Macaco

Depois de passar pela Ilha do Farol, o passeio fica mais contemplativo. O barco segue rumo até algumas formações rochosas, que serão vistas (e fotografadas) de forma panorâmica, sem desembarque.

A primeira delas é famosíssima Fenda de Nossa Senhora de Assunção.

Passeio de barco em Arraial do Cabo: Fenda de Nossa Senhora de Assunção

Há quem diga que foi um raio que partiu a rocha em duas, mas, crendices à parte, a responsabilidade pela formação da curiosa fenda foi mesmo a natureza, mas pela ação da erosão causada pela chuva e pelo vento.

Outra lenda local bastante difundida (principalmente entre os turistas) é que, há muitos anos, um pescador encontrou ali uma imagem de Nossa Senhora, e que depois de ter sido levada a uma igreja em Cabo Frio, teria reaparecido no seu lugar de origem. Pelas histórias, isso aconteceu mais de uma vez.

A imagem que se encontra na fenda atualmente é uma réplica da original. Ela está posicionada sobre um pedestal e possui cerca de 30 centímetros de altura. A imagem original foi levada para Cabo Frio e ~ apesar da insistência de querer voltar para a fenda ~ ela acabou desistindo e permaneceu por lá.

Passeio de barco em Arraial do Cabo: Pedra do Macaco

Quer “amarrar” seu amor pra sempre? Então a hora é agora. Dizem que casais que se beijam em frente à fenda nunca mais se separam. Pelo sim, pelo não, não custa tentar, né? haha 

Depois da fenda, o barco segue para a segunda formação rochosa: a Pedra do Macaco (foto ao lado).

Ali é preciso ter uma boa dose de imaginação. A carinha do primata só é vista em um ângulo certinho. Um pouco que o barco desvia para o lado e tudo volta a ser somente rocha. Então, para enxergar o macaco, fique alerta.

As próximas paradas pra observação são a Gruta Azul e a Cratera do Meteorito, bem próximas uma da outra.

Apesar do que o nome sugere, não há provas de que a Cratera (ou Buraco) do Meteorito teria sido criada com o impacto de um meteoro. O mais certo é que, novamente, a erosão foi que moldou a cratera.

Depois de escutar as histórias e fotografar bastante, é hora de cair na água novamente!


➙ Leia depois: Praia Brava: dicas para curtir uma praia (quase) secreta


Prainhas do Pontal do Atalaia

Uma vez em Arraial, as Prainhas do Pontal do Atalaia certamente estarão no seu roteiro – até porque não tem como ignorar uma das praias mais bonitas de Arraial do Cabo! E se você fizer o passeio de barco, passará por ela mais uma vez – o que não é nada ruim!

Prainhas do Pontal do Atalaia

Como o tempo de permanência por lá é curto (+/- 40 minutos) e a praia é grandinha, você tem que escolher o que fazer. Nossa sugestão pra quem gosta de fotografar é dar um pulinho Gruta do Amor, que fica no cantinho direito da praia (de quem está dentro do mar), próxima ao ponto onde os barcos deixam os turistas.

Vá assim que chegar na areia, pois costuma rolar fila pra fazer as fotos.

Mas atenção: a maré precisa estar baixa para que a gente possa ir caminhando pelo mar, dar a volta nas rochas e ter acesso à gruta.

Chegando lá, para a foto ser certeira, faça o clique de dentro para fora, usando a rocha como uma moldura e o com o mar azul ao fundo 😀

Depois, curta o restinho do tempo fazendo snorkel ou simplesmente admirando a vista, e deixe para conhecer o outro lado da praia (e a famosa escadaria) em um outro dia, indo bem cedinho.

Assim você consegue pegar a praia mais vazia e menos pessoas nas suas fotos. Foi o que fizemos e valeu muito a pena!

Escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia - Passeio de Barco em Arraial do Cabo
Asas para fotos no barco da Arraial Vip

Praia do Forno

Essa é a última parada que a Arraial Vip faz e dura cerca de 30 minutos. É uma parada apenas pra banho, já que o barco fica um pouco afastado da areia.

Ali o pessoal do barco disponibiliza algumas boias macarrão para quem quiser relaxar na água. Torça para o sol estar brilhando forte para amenizar um pouquinho a temperatura fria da água.

E se você quer deixar o feed do seu insta colorido, prepare novamente a câmera! Nessa parada são colocadas asas na frente do barco que, combinadas com o mar azul, garantem o clique perfeito.

E sobre a Praia do Forno, nossa sugestão é que você também a conheça nos seus dias em Arraial do Cabo. Para isso, prefira ir até ela por uma trilhazinha que começa ali bem pertinho do píer da Praia dos Anjos. A trilha é em uma subida, mas de nível fácil e intuitiva, não tem como errar.

Ao final da subida, você vai passar pelo mirante e conferir uma vista de tirar o fôlego, e pode curtir uma manhã (ou tarde) relax enquanto petisca alguma coisa nas barraquinhas.


Dica bônus: Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é pequena, mas o ideal é se hospedar próximo a alguma praia para que você não precise depender de carro pra tudo.

Nós já ficamos perto da praia dos Anjos e da Praia Grande e recomendamos as duas localizações!

O importante é fazer a reserva com uma certa antecedência, assim você encontra bons preços e um maior número de opções.

Aqui você pode conferir as pousadas, hostels e apartamentos em Arraial do Cabo disponíveis no Booking.com.

Caso prefira alugar uma casa de temporada, a opção mais confiável é o Airbnb, que inclusive foi a nossa escolha nessa última viagem! A casa que alugamos é essa aqui, tem um ótimo custo-benefício e fica a 10 minutinhos de caminhada da Praia Grande 🙂


E aí, curtiu as informações sobre o passeio de barco em Arraial do Cabo? Se você já fez esse passeio e tem mais dicas pra compartilhar, deixa aqui nos comentários!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Mineira, é formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por conhecer culturas diferentes e passa horas na internet programando as próximas viagens. Adora dividir suas experiências no blog e ajudar outros viajantes a conhecer novos lugares!

Write A Comment