Do alto do mirante que dá vista para toda a orla, a gente entende porque tanto alarde sobre a Praia do Forno: encostas bem verdes de mata fechada encontram o mar azulíssimo e a paisagem forma um dos visuais mais deslumbrantes de Arraial. Não tem como não se impressionar!
Mas se lá do alto do mirante a gente já se apaixona pela Praia do Forno, espere só por descer até a areia. Você vai ver que, além de lindo, aquele cantinho de Arraial do Cabo é mesmo uma delícia para passar uma manhã, uma tarde, ou até mesmo um dia inteiro!
Atenção: Por conta da pandemia (COVID-19), só é permitido o acesso de 395 visitantes na Praia do Forno por dia. Então a melhor pedida é chegar cedo 😉
Navegue pelo post
- Quando ir à Praia do Forno
- Como chegar na Praia do Forno
- O que esperar da Praia do Forno
- O que fazer na Praia do Forno
- Dicas sobre a Praia do Forno
Quando ir à Praia do Forno
Para que a gente possa aproveitar ao máximo, saber quando ir à Praia do Forno vai fazer toda a diferença na sua experiência por lá. Isso porque, apesar do acesso um pouquinho mais complicado, a Praia do Forno não é tão exclusiva.
Ao contrário! Com as fotos desse paraíso de águas clarinhas pipocando nas redes sociais, não há um turista sequer que não queira ver de perto se aquela beleza toda das fotos é realmente verdade.
Resultado: como a Praia do Forno tem cerca de 500m de areia, em épocas de temporada (em especial nos finais de semana e feriadões), é necessário ter um pouquinho de paciência para e dividir a praia com um “número considerável” de pessoas.
Para mim, praia lotada perde o encanto, por mais bonita que seja. E se você também pensa assim, a dica é evitar marcar a sua viagem entre os meses de dezembro a março e feriados prolongados.
Nesses períodos, além de pegar as praias de Arraial lotadas, a gente ainda sofre com a estrutura da cidade, que é pequena: falta estacionamento, os restaurantes ficam lotados, os passeios de barco ficam abarrotados, as pousadas e hotéis dobram de valor, chegar em lugares como as prainhas do pontal se torna um desafio por causa dos engarrafamentos…
Enfim, minha dica sobre quando ir à Praia do Forno é: se puder evitar períodos mais cheios, evite.
Além disso, vale a pena ficar de olho na dinâmica do clima: no verão as temperaturas são mais elevadas (o que é ótimo se considerarmos a água fria das praias), mas é também neste período que as chuvas chegam em Arraial e podem acabar com a alegria de qualquer turista.
No inverno vem o período da seca. A chance das chuvas estragarem o seu passeio ficam bem reduzidas e a temperatura não é tão baixa. Gira em torno de 21 a 25 graus*. (fonte: climatempo)
Então, considerando clima, temperatura e lotação, a época perfeita para conhecer a Praia do Forno (e todas as outras praias de Arraial) vai de abril a maio e de setembro a outubro.
Leia também: Melhores praias de Arraial do Cabo
Como chegar na Praia do Forno
Apesar de estar praticamente no centro de Arraial do Cabo, ainda assim a Praia do Forno fica um pouco escondidinha e não há como chegar nela de carro.
As únicas opções para ir até lá são fazendo uma trilha (curtinha) ou pegando um barco.
Trilha
É unanimidade: a melhor forma de chegar na Praia do Forno é pela trilhazinha que se inicia bem próximo da entrada do píer da Praia dos Anjos.
O primeiro motivo é porque a trilha é curtinha. A gente sobe e desce um morro e já pode pisar na areia da praia. Não dá nem pra cansar – e indo a pé a gente economiza uns trocados que seriam gastos com o barco-táxi 🙂
E o segundo motivo é que no alto desse morro está um dos mirantes mais lindos de Arraial (e se bobear de toda a Região dos Lagos). De uma pedra, onde tem um banquinho estrategicamente posicionado, a gente vê todo o contorno da faixa de areia da Praia do Forno, o mar naquela tonalidade “Azul-Arraial”, além da floresta verdinha que cobre a encosta.
Se o sol estiver brilhando, é lá que você vai fazer a foto mais bonita da sua viagem, pode apostar!
Barco
Para quem não quiser ou não puder fazer a trilha, há a opção de ir de barco-táxi.
O barco sai do pier da Praia dos Anjos e custa 10 reais pelo trecho (por pessoa) mais R$ 3,00 que é o o valor da taxa de embarque no píer. (preços de jan/2021)
A volta pode ser fechada na própria praia e o preço é o mesmo, com a diferença que não é necessário pagar a taxa do píer.
E se você fizer o passeio de barco em Arraial do Cabo, provavelmente vai acabar conhecendo (ou indo mais uma vez) na Praia do Forno. Normalmente é lá que os barcos de passeio fazem a última parada do tour.
O que esperar da Praia do Forno
Como comentei, a Praia do Forno não é muito grande. São 500 metros de faixa de areia que se dividem duas partes: uma mais agitada, com barraquinhas e guarda-sóis espalhados e outra mais tranquila, onde o pessoal estica a canga pra tomar sol ou se acomoda embaixo da sombra de algumas árvores que existem por ali.
Vale a pena percorrer toda a orla da praia, em uma leve caminhadinha beira-mar, sentindo a água salgada nos pés. Na outra extremidade da orla da Praia do Forno a gente encontra um deck, onde é bem fácil ver algumas tartaruguinhas e peixes se alimentando.
➳ Leia também: 10 opções de Airbnb em Arraial do Cabo
E sobre a temperatura da água, você já deve saber que Arraial é famosa pelas belezas naturais, mas também por ter águas um tantinho frias, né? Então, não espere aquela água quentinha na Praia do Forno. Aliás, não espere água quentinha em nenhuma praia de Arraial!
As temperaturas baixas da água são causadas por correntes marítimas vindas da Antártica e também pelo fenômeno natural da ressurgência, que acontece quando águas mais profundas (e geladas) afloram para a superfície. O lado ruim disso é que a gente precisa de um pouco mais de coragem pra cair na água, e o lado bom é que o fenômeno da ressurgência também é responsável por trazer muitos nutrientes, o que atrai bastante vida marinha para a costa.
O que fazer na Praia do Forno
Relaxar e curtir um dia de praia e sol em um lugar que é literalmente um paraíso é a melhor pedida para a Praia do Forno.
E não deixe a temperatura da água te intimidar. O mar por lá é tranquilo e, vencido o choque térmico inicial, ele se torna ótimo para banho!
Se assim como a gente você também ama explorar o fundo do mar, considere levar o seu snorkel na bolsa de praia. As laterais da Praia do Forno são forradas com pedras que atraem muita vida marinha ~ com destaque para as tartarugas.
Já pra quem curte remar, stand up paddle e caiaque ficam disponíveis para aluguel na praia.
Dicas sobre a Praia do Forno e Arraial do Cabo
- Indo em época de temporada, acorde cedo para pegar a Praia do Forno mais vazia.
- Negociar o preço de aluguel de guarda-sol e cadeiras é uma boa dica para pagar menos. Vale a pena caminhar pela praia e ver o preço em outras barraquinhas também. Outra dica é trocar o valor do aluguel pela consumação.
- Se não quiser gastar com aluguel de guarda-sóis, caminhe até a extremidade norte da praia e se acomode na sombra de uma árvore.
- Não é permitido levar pets na Praia do Forno.
- Também não é permitido fazer churrasco ou acampar por lá.
- Na volta, não se esqueça de trazer seu lixo.
- Nunca toque em um animal marinho.
Tudo para a sua viagem:
Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.
Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!
Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.
Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).