Desta vez a dica é simples e precisa! Uma boa composição fotográfica é um elemento que pode transformar uma foto entediante em uma das foto digna para ir direto para seu instagram.
E para chegar nesse resultado, seguir algumas regras simples pode ser a chave do sucesso!


Sei que falar sobre regras pode ser chato, mas para desmistificar de uma vez por todas este assunto, saiba que existem 5 regrinhas básicas de composição e enquadramento que podem fazer toda a diferença no seu clique.

Leia até o final e descubra tudo sobre as regras essenciais da composição fotográfica!

Regras essenciais

  1. Regra dos Terços
  2. Linhas
  3. Quadros
  4. Simetria
  5. Movimento

Pra começar, o que é composição?

Sem viajar no assunto, a composição fotográfica é a forma como o que você está fotografando aparece na sua foto. Pode ser uma pessoa, um bichinho, uma paisagem ou um objeto.

Se você souber enquadrar a cena, de forma que a foto tenha um assunto principal, suas imagens vão ficar 10x mais impactantes. Pode apostar!

E como usar a composição ao meu favor?

Conhecer e seguir as regras de composição é a primeira coisa ser feita.

As pessoas tendem a achar certos tipos de fotografia mais bonitas e costumam não dar tanta atenção a outras. E o motivo disso muitas vezes é o uso ou não das regras de composição na hora de fazer a foto…

Vamos ao que interessa?


🔑 Regra dos Terços

Talvez a mais conhecida, a Regra dos Terços consiste em dividir a sua foto com um “jogo da velha”, sendo que os elementos principais devem ficar posicionados nos pontos de interseção das linhas que formam os quadros.

Entendeu? Não? Então veja o exemplo abaixo: 🙂

Regra dos terços | Viajando na Janela
Regra dos terços: os pontos de interesse não precisam ficar exatamente na interseção… mas deixe o mais próximo possível.

Fazendo isso, você sairá da mesmice de sempre colocar as pessoas ou coisas no centro da foto, que é o que as pessoas normalmente fazem.

Viu só como é fácil?

Uma boa dica para você sempre lembrar dessa regrinha é deixar as linhas guias habilitadas no seu celular ou no visor da sua câmera – praticamente todos os aparelhos te permitem isso.

Quando você observa o rosto de uma pessoa, qual a primeira coisa que você repara? Os olhos, não é? Então, no caso de retratos, para seguir a regra dos terços, tente deixar o olho da pessoa nas interseções das linhas.

Ok, mas e se a gente não acertar em cheio e enquadrar a foto perfeitamente na regra dos terços? Calma, nem tudo está perdido! Basta você cortar a foto na hora da edição!

Outra dica matadora: quando você for fotografar uma paisagem, tente sempre deixar a linha do horizonte na primeira ou na segunda linha horizontal, mesmo que o ponto de interesse não fique em uma das interseções.

Deixe na parte maior o que estiver mais bonito. Se o céu estiver colorido, cheio de nuvens e tudo mais, dê preferência a ele, se a parte de baixo estiver mais interessante, então corte o céu.

Horizonte centralizado, com algumas exceções, não é legal.


🔑 Linhas

Adivinha o que as linhas podem fazer dentro de uma fotografia? Acertou quem disse “direcionar o olhar da pessoa que está observando”.

Fotos em que a gente fica perdido em meio a um monte de coisas são entediantes, nos cansam e a gente passa elas rapidinho na timeline do Instagram.

Fazer com que linhas que compõe o cenário levem o olhar das pessoas diretamente para o que você quer mostrar, diminui o “trabalho” de quem está vendo a foto. Isto a deixa mais objetiva, e consequentemente, mais interessante.

Mas onde vou conseguir estas linhas?

As linhas estão em praticamente todos os lugares! Calçadas, muros, tronco de árvores, prédios… basta olhar a cena com atenção que você vai encontrar alguma (ou várias).


🔑 Quadros ou Molduras

Se você tiver a oportunidade de colocar molduras naturais nas suas fotos, não perca tempo, faça isto!

Molduras dão um ar de importância para o objeto fotografado, destaca aquilo que deve ser visto. E o melhor, elas são bem fáceis de se encontrar! Pode ser uma janela, uma grade, folhas de uma árvore, coqueiros… deixe a imaginação fluir e emoldure sem moderação.


🔑 Simetria

Assim como as molduras, a simetria também pode ser usada a nosso favor. Ela nos dá a sensação de estabilidade.

Dividindo a sua foto em duas, tente deixar a parte de cima simétrica com a de baixo, ou um lado direito simétrico ao esquerdo.

Lembra que eu falei lá na regra dos terços que horizonte centralizado, com algumas exceções, não é legal? Olhe só uma exceção onde eu utilizei a simetria:

Regras de composição: Simetria | Viajando na Janela


🔑 Movimento

E pra terminar, sempre que você for fotografar algo que induza movimento, deixe espaço para vermos para onde ele está se deslocando.

Não fazendo isso, fica a impressão de que o objeto vai bater no canto da fotografia…

Veja um exemplo:


Estas são as principais regras que eu sigo e que acho legal compartilhar.

Mas, quero que saiba que as regras são importantes, entretanto não são a única forma de fotografar. O interessante é conhece-las para que, quando você for quebrá-las, você o faça de forma intencional!


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Se você busca uma estadia que oferece uma verdadeira experiência, precisa conhecer a Holmy! A plataforma faz uma curadoria cuidadosa e seleciona casas de temporada e chalés cheios de charme e personalidade. Reserve a sua Holmy aqui.


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Flávio é mineiro, formado em Direito e já morou em várias cidades diferentes. Tem a fotografia como hobby e o blog como forma de dividir com outros suas experiências e seus clicks.

17 Comments

  1. Analuiza Carvalho Reply

    Eu amei estas dicas… pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Vou tentar colocar em prática e observar os resultados. 😄

Write A Comment