Tailândia

Quais templos visitar em Bangkok? Coloque os principais no seu roteiro!

Tendo o budismo como religião predominante (cerca de 95% da população), estima-se que a Tailândia possui mais de 40 mil templos espalhados por seu território! Na capital, Bangkok, estão centenas deles.

Com tantas opções e um roteiro apertado, foi difícil decidir quais templos iríamos conhecer.

Por causa do jet lag, acabamos não cumprindo a nossa meta de templos – mas vamos deixar aqui várias sugestões para te ajudar nessa difícil tarefa de escolher quais templos visitar em Bangkok!


O que devo saber antes de visitar um templo?

Antes de mais nada, devemos ter em mente de que os templos são locais destinados à prática religiosa (e os tailandeses levam isso muito a sério!), portanto, precisamos respeitá-los como tal.

Apesar de serem abertos à visitação de turistas, os templos tailandeses são muito mais do que meros pontos turísticos. Para evitar broncas desnecessárias, vale anotar algumas dicas que são fundamentais para visitar os templos tailandeses:

✅ Sapatos: não só nos templos mas em alguns hotéis, lojas e residências é costume deixar os sapatos do lado de fora;
✅Não aponte os pés para Buda;
✅Wat significa templo, em tailandês;
✅ Em alguns templos não é permitida a entrada de mulheres;
✅ Outros não permitem que o seu interior seja fotografado (embora vimos muita gente desrespeitando essa regra).
✅ Nunca toque em um monge;
✅ Vista-se adequadamente;


Dress Code: O que vestir para visitar os templos de Bangkok?

Sim, faz muuuito calor em Bangkok, e na maior parte do tempo você vai usar short e regata. Porém, para visitar os templos budistas é necessário vestir-se adequadamente.

De uma forma geral: homens podem entrar com camiseta e bermuda e mulheres devem cobrir os ombros e joelhos (não é permitido legging nem roupas transparentes).

O Grand Palace é o mais exigente neste quesito, homens devem usar calças compridas e camiseta com manga, e mulheres devem usar blusa com manga e calça ou vestido longo (também vale levar um lenço grande e amarrar na cintura, como uma saia – desde que não fique acima do tornozelo).



Na dúvida do que fazer em Bangkok? Então não perca este post: 10 coisas para se fazer em Bangkok


Quais templos visitar em Bangkok?

Além dos templos que visitamos, existem outros que são bastante visitados por brasileiros e que por pura falta de tempo tiveram que ficar de fora do nosso roteiro, mas ainda assim vamos listá-los no final do post.

Quanto mais opções melhor, né?

Wat Ratchanatdaram (Loha Prasat)

O Templo Wat Ratchanatdaram foi construído em 1846 e fica no distrito de Phra Nakhon, pertinho da Khao San Road (+ou- 12 minutos de caminhada).

Também faz parte do complexo do templo, o Loha Prasat, que pode ser traduzido como castelo de ferro. As 37 virtudes que são necessárias para atingir a iluminação, segundo o budismo, são representadas por 37 torres feitas de metal negro que estão neste templo de Bangkok. A parte mais alta da torre central está a 36 metros do chão.

Parte da estrutura do Loha Prasat estava fechada para reforma quando estivemos por lá, e pelo que pudemos perceber as torres negras estavam sendo pintadas de dourado.

Foi um dos templos mais vazios que visitamos, e em aproximadamente uma hora é possível conhecer tudo. A entrada é gratuita mas há uma caixa de doações na entrada do Loha Prasat, onde o valor sugerido é de 20 bahts.

Horário de visitação: 08:00 às 17:00.


Precisa de ajuda para montar seu roteiro na Tailândia? Veja neste post como montamos o nosso!


Wat Saket (Temple of The Golden Mount)

O Wat Saket é conhecido também como Templo do Monte Dourado (Phu Khao Thong, em tailandês), que nada mais é do que uma colina artificial com um chedi dourado no topo (uma espécie de torre).

O chedi, que possui 58 metros de altura, abriga uma das relíquias de Buda (pequeno fragmento de seu corpo) e recebe adoradores durante todo o ano.

Quando estivemos lá, presenciamos um ritual no qual algumas pessoas circundavam o chedi por várias vezes enquanto recitavam uma espécie de mantra.

Do alto de seus mais de 300 degraus, o Monte Dourado oferece uma vista incrível da região mais antiga de Bangkok, ao som de centenas de sininhos espalhados pela base do chedi.

Não estava muito cheio no dia em que visitamos, mas capriche no protetor solar e leve sua água, lá em cima faz um calor medonho! ?

O Wat Saket fica a uns 10 minutos caminhando do Wat Ratchanatdaram (primeiro templo que fomos).

Paga-se uma taxa de 10 bahts para chegar ao topo e seu horário de visitação é de 7:30 às 17:30.


Grand Palace

Uma das atrações mais importantes e visitadas de Bangkok, o Grand Palace não poderia ficar de fora dessa lista, embora a nossa passagem por lá não tenha sido muito agradável. ?

Sua construção começou em 1782, com a finalidade de se tornar uma residência real, e é um dos principais símbolos arquitetônicos da Tailândia desde então.

O Grand Palace abrigou a família real até o ano de 1925, e nos dias de hoje é usado apenas para cerimônias reais e banquetes de Estado.

O Grand Palace é enorme, acredito que para conhecer cada cantinho com calma deve-se levar umas três horas, porém, eu disse PORÉM, esteja preparado para milhares de turistas espalhados por todos os lados. É MUITA gente, sério!

Se você é tranquilo e não liga de saírem 4385782374381 pessoas nas suas fotos, ser empurrado várias vezes, ter que tirar fotos rápidas e sem muito planejamento pois sempre tem alguém esperando pra fazer a mesma foto, ok, você será muito feliz lá dentro! Já eu, que sou um tanto esquentadinha e não curto muito lugares cheios, quase tive um treco! ?

Não chegamos muito cedo, pois choveu muito na manhã do dia em que fomos. Boa parte do complexo estava fechada para visitação por causa do funeral do rei (ele faleceu em outubro de 2016 e os rituais funerários durarão um ano). Talvez por esses fatores a nossa experiência não tenha sido das melhores…

Apesar de tudo, acho que o Grand Palace é sim um lugar que vale a pena ir para ver a grandiosidade das construções com seus próprios olhos, e tirar as suas próprias conclusões.

A taxa de entrada é um tanto salgada, se comparada aos outros templos que visitamos: São 500 Bahts, algo em torno de R$45,00, e inclui o acesso ao Templo do Buda de Esmeralda.

Horário de funcionamento: 08:30 as 15:30.


Wat Phra Kaew (Temple of the Emerald Buddha)

O Wat Phra Kaew, também conhecido como Templo do Buda de Esmeralda, fica dentro do complexo do Grand Palace.

É o templo mais importante da Tailândia, e, como o nome já diz, abriga a imagem do Buda de Esmeralda, que na realidade é feito de Jade e possui 66 centímetros de altura. É um templo muito bonito, grande e colorido, e assim como o Grand Palace, lotado!

Horário de Funcionamento: 08:30 às 15:30h.


Wat Pho

Um dos maiores e mais antigos templos de Bangkok, o Wat Pho fica bem próximo ao Grand Palace e é conhecido também como Templo do Buda Reclinado, por possuir uma imagem de Buda nessa posição. O Buda tem 15 metros de altura e 46 metros de comprimento.

O templo possui também a maior coleção de imagens de Buda da Tailândia (são mais de mil!).

Para quem não for vestido adequadamente, na entrada do templo é fornecido uma espécie de kimono e uma sacola para guardar os sapatos.

Logo ‘nas costas’ da imagem do Buda reclinado, existe um corredor com 108 tigelas de bronze, onde os visitantes podem jogar moedinhas para trazer boa sorte. As moedas podem ser compradas ali ao lado mesmo, e custam 20 Baths.

O Wat Pho é muito bonito e menos cheio que o Grand Palace, vale a pena explorar cada cantinho!

O templo está aberto das 08:00 às 18:30, e a taxa de visitação é de 100 Bahts.


Wat Benchamabophit

Mais um belíssimo templo de Bangkok e o último que visitamos, o Templo de Mármore fica um pouco mais afastado dos citados anteriormente, no distrito de Dusit, mas nada que um tuk tuk ou um Uber não resolva! 😀

Como o nome sugere, o templo foi construído em mármore branco italiano, em 1899, e mistura características tailandesas e europeias em sua arquitetura.

O pátio que fica nos fundos do templo possui mais de 50 imagens representando cada mudra (postura) de Buda.

Estivemos por lá no finalzinho do dia, estava praticamente vazio e tinha uma vista linda do por do sol!

O templo está aberto para visitação de 6:00 às 18:00 e a entrada custa 20 Bahts.


Estes foram os 6 templos que visitamos em Bangkok durante a viagem. De início, estava nos nossos planos conhecer mais alguns, porém a diferença do fuso horário e o forte calor da cidade nos deixaram mais cansados do que o esperado e não conseguimos concluir o roteiro planejado.

Abaixo, ficam mais algumas sugestões de templos muito interessantes e que merecem fazer parte do seu roteiro:

Wat Arun

Conhecido também como Templo do Amanhecer, é um dos cartões postais de Bangkok e fica na margem oeste do rio Chao Phraya.

A entrada custa 50 Bahts e o templo está aberto de 08:30 às 17:30.

Wat Traimit

Localizado na Chinatown de Bangkok, o Wat Traimit também é conhecido como Templo do Buda de Ouro, pois abriga a maior imagem de Buda feita em ouro do mundo, com 15 metros de altura e mais de 5 toneladas.

A entrada para ver apenas o Buda de Ouro custa 40 Baths, para visitar o museu são mais 100 Bahts.

Horário para visitação: 08:30 às 17:00h.

Wat Suthat

Conhecido pelo enorme balanço vermelho que fica na sua entrada, o Wat Suthat é um dos mais antigos templos da capital tailandesa. Por ser menos conhecido entre os turistas, pode ser uma boa oportunidade para observar com mais tranquilidade os detalhes da cultura local.

A entrada custa 20 Bahts e está aberto de 08:30 às 21:00h.


Pra ajudar, fiz um mapa com a localização de todos os templos que citei aqui. Para você se localizar, o marcador vermelho indica a Khao San. ?



Leia também:


Tudo para a sua viagem:

Reserve o melhor hotel para a sua viagem com o menor preço. Com o BOOKING você compara diversas opções e escolhe o hotel com melhor custo x benefício. Reserve agora mesmo, com opções de parcelamento e cancelamento grátis.


Fique em lugares privativos e confortáveis com espaço para você, família e amigos!
Cadastre-se no AIRBNB usando esse link, faça sua primeira reserva com 130 reais de desconto!


Não dá para viajar despreocupado sem seguro viagem! Compare os preços de seguros com os dois melhores sites no assunto: Real Seguros e Seguros Promo.
Com a Real Seguros, você poderá parcelar o valor em até 12x sem juros.
Com a Seguros Promo o valor pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito e pagando no boleto, você consegue 5% de desconto. Utilizando o nosso cupom NAJANELA5 você ganha mais 5%. No final fica baratinho e viajamos tranquilos, sem medo de imprevistos!


Nada melhor do que a liberdade que um carro alugado pode dar para uma viagem! Antes de alugar um carro compare os preços das melhores locadoras do Brasil e do mundo no site da RentCars e garanta o melhor preço. A cobrança poderá ser feita em reaissem IOF, e o valor dividido em até 12 parcelas no cartão de crédito.


Reservando com nossos parceiros, você garante o melhor serviço, consegue o menor preço e ainda ajuda na manutenção do Viajando na Janela (recebemos uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso!).

Última atualização do post em 25 de agosto de 2020 15:04

Compartilhar

Ver comentários

  • Parabéns pelo blog. tudo bem explicado! Só tenho uma duvida: esses templos fecham algum dia da semana? Preciso me preocupar com isso?
    Desde ja, obrigada!

    • Oi Carla! Obrigada, espero que ajude no seu planejamento!
      Eles abrem todos os dias. Só se atente aos horários do Grand Palace.. Na época em que estivemos lá, houveram algumas restrições de dias por conta das homenagens ao rei, que faleceu. Não sei como anda ultimamente, me parece que essas homenagens durariam um ano (até outubro/2017), peça informação no hotel/hostel onde você se hospedar :)
      Qualquer outra duvida é só perguntar!

      Beijos

      • No primeiro dia visitamos o Wat Ratchanatdaram e o Wat Saket. Daria pra ter visitado mais templos nesse dia, porém o calor de lá nos deixou bastante cansados e acabou nos desanimando. No dia seguinte conhecemos o Grand Palace e o Wat Pho. Também poderíamos ter ido a outros templos neste dia, porém o solzão de Bangkok nos venceu mais uma vez rsrs.
        No último dia de viagem fomos até o Wat Benchamabophit, que é um pouquinho mais afastado que os demais.
        Se você não se importar tanto com o calor, pode fazer seus dias lá renderem mais que os nossos. Esses outros templos que sugerimos no post estavam no nosso roteiro, porém infelizmente não conseguimos conhecer :(

        Depois conte pra gente como foi sua viagem, e se tiver qualquer outra dúvida é só mandar!

        Beijo!

  • Nossa, sabe que um dia desses eu estava pensando nisso. Tõ vendo tantos posts de lá mas fico confusa se um dia eu for quais os lugares visitar com tantos templos. Vc foi perfeita nas dicas. Adorei!

    • Oi Flávia!São muuuuitas opções mesmo, é bem difícil decidir o que visitar! rsrs
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijo!

  • Gostei das dicas que deu sobre o que saber antes de visitar os templos. Ótimo para não darmos rata! Tem tantos templos lindos que é até difícil escolher quais visitar, né?

    • Oi Ana, que bom que gostou! Por serem costumes bem diferentes do que estamos acostumados por aqui, é sempre bom avisar, né? rsrs
      E sim, dá vontade de ir em tooodos! :D
      Beijo!

  • Nossa, acho que a resposta de quais templos visitar depois de ler seu post e ver essas fotos incríveis é: TODOS haha.
    Adorei
    Obrigado por compartilhar.

    • Oi Diego! Essa era a nossa ideia inicial, mas o calor da cidade e o jet lag foram mais fortes que a gente e acabamos não conseguindo conhecer tudo o que estava nos planos.. e essa é uma boa desculpa pra voltar, né? rsrs

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.