Como ir ao Chile e não conhecer uma vinícola, não é? Os vinhos chilenos estão entre os melhores do mundo! E estando em Santiago, você terá incontáveis vinícolas a seu redor! Não somos nenhum tipo de “apreciadores oficiais” de vinho (apenas curtimos tomar uma ou duas taças haha), mas, por curiosidade, optamos por também incluir um passeio para ver de pertinho como funciona a fabricação dos vinhos chilenos. Para descobrir isto tudo, optamos por conhecer a Concha Y Toro, vinícola muito conhecida aqui no Brasil por seu vinho Casillero del Diablo.

entrada da vinícola Concha y Toro - Viajando na Janela
Entrada da vinícola Concha y Toro

3º Dia em Santiago

Na manhã do terceiro dia acordamos super empolgados por tudo o que nos esperava!

Depois de tomar uma café no ap em que estávamos (alugamos pelo airbnb), arrumamos as nossas coisas e saímos. Santiago estava gelada!

Dia amanhecendo em Santiago
Dia amanhecendo em Santiago (vista do ap em que ficamos)

Como ainda estávamos sem chip de celular, sair para comprar dois deles foi a primeira coisa que fizemos. Para isso, fomos até a loja Ripley, no centro da cidade.

O atendente nos recomendou um plano da operadora Virgin, com 1 GB de dados que custou 7.500 pesos. A internet era bem rápida e o sinal era excelente em todas as cidades que passamos.

Se você, assim como eu, usa o celular o tempo todo, compre um pacote de dados maior! Meu 1 GB se foi em menos de uma semana 😅. Mas dá para fazer uma recarga e comprar um novo pacote, não se desespere!

Chips comprados, partimos para o passeio principal do dia: a conhecer a vinícola Concha Y Toro!

Agendando o passeio pela Concha Y Toro

Uma coisa que deve ser levada em consideração caso você também queira conhecer a Concha Y Toro é que o passeio tem que ser reservado com antecedência de pelo menos 24h.

A reserva é feita pelo próprio site da Vinícola Concha Y Toro, e o tour pode ser feito em português ou em espanhol. O pagamento é efetuado na Vinícola.

Nós fizemos a reserva na noite anterior à nossa visita, e, por causa disso, tivemos que fazer o tour em espanhol, pois as vagas do passeio em português já haviam esgotado.

Outra coisa: o tour em espanhol tem mais opções de horário e o passeio, saindo de Santiago, leva uma tarde ou uma manhã inteiras.

Portal de entrada da Vinícola Concha Y Toro - Viajando na Janela
Portal de entrada da Vinícola Concha Y Toro

Como chegar

O centro turístico da Concha Y Toro fica em Pirque, uma cidadezinha a mais ou menos uma hora e meia do centro de Santiago. Centro turístico por que a Vinícola é imensa, possuindo vários vinhedos espalhados por todo o Chile.

Decidimos fazer o trajeto usando o transporte público com base em muitos relatos que vimos na internet, e foi bem tranquilo e super barato.

Mesmo para quem nunca havia andado de metrô na vida (prazer!), basta ter o mapinha salvo no celular (ou procurar por um mapa nas estações) e o nome da estação mais próxima para onde pretende ir.

Existe também um aplicativo do metrô que diz qual a estação mais próxima de você no momento e o caminho para chegar até ela, usamos algumas vezes e foi bastante útil.

Conhecemos também as cidades de Viña del Mar e Valparaíso num tour bate-e-volta! Quer saber o que achamos? Veja aqui!

Pegamos o metrô no centro de Santiago e descemos na estação Las Mercedes (linha azul sentido Plaza de Puente Alto). A viagem durou cerca de 50 minutos.

Na saída do metrô existe a opção de pegar um táxi, transfer ou ônibus para chegar na vinícola Concha Y Toro. Logo que saímos da estação, fomos abordados por uma pessoa oferecendo transfer em um micro ônibus por 500 pesos, e como não tínhamos os números dos ônibus que faziam o trajeto, acabamos fechando. Foi tranquilo e o motorista nos avisou quando chegamos ao destino.

Estacionamento da Vinícola Concha Y Toro
Estacionamento da Vinícola

Conhecendo Concha Y Toro

Na Concha Y Toro existem dois tipos de tours: o Tradicional, com duração aproximada de uma hora, que inclui degustação de três vinhos  e custa 12.000 pesos. E o tour Marques de Casa Concha, com duração de aproximadamente uma hora e meia, três degustações de vinhos Premium e mais degustação de quatro safras de Marques de Casa Concha conduzida por sommelier mais tábua de queijos finos, e custa 22.000 pesos (preços de Setembro/2015). Optamos pelo primeiro.

Chegando na  Vinícola, informamos o código da reserva e efetuamos o pagamento.

Nos dirigimos ao lugar indicado como ponto de encontro do nosso grupo e conhecemos nossa guia, que era muito simpática!

Mesmo em espanhol deu para acompanhar perfeitamente o tour, pois a guia falava devagar e até arriscava algumas palavras em português.

vinícola Concha Y Toro - viajando na janela

A visita começou próxima ao Wine Bar (um restaurante em um espaço de convivência) e nos dirigimos até a Casona de Don Melchor, o fundador da vinícola, enquanto ouvíamos a historia da Concha Y Toro.

De lá seguimos até o Jardim de Variedades, onde estão plantadas amostras de diversos tipos de uvas. A guia nos explicou sobre algumas variedades e tipos de colheita. No inverno, as parreiras estão completamente secas.

Em seguida, a melhor parte da visita: nosso grupo foi levado às adegas subterrâneas, onde é contada a lenda de um dos vinhos mais famosos da vinícola: o Casillero Del Diablo.

As luzes se apagaram e nas paredes do galpão foram projetadas imagens contando como a história começou. Ao final do filme, a guia nos levou até um corredor escuro onde há a sombra do famoso ‘Diablo’ (#medaaaa!).

Próxima parada: degustação de vinhos, (um branco e dois tintos – não me recordo dos rótulos, sorry!). A taça é entregue como souvenir ao final.

Me arrependi muuuito por não ter tirado um tempinho para curtir o Wine Bar da vinícola após o tour.

Na saída, tomamos um táxi até a estação Las Mercedes (3000 pesos) e fizemos o trajeto de volta até o centro de Santiago de metrô.

Mais uma opção

Como falamos acima, o Chile se destaca mundialmente na produção de vinhos e possui vááááárias vinícolas incríveis! Se você quiser conhecer mais uma opção além da Concha Y Toro, confira todas as dicas da Vinícola Emiliana, no blog O Melhor Mês do Ano. Ela também fica próxima a Santiago e possui uma ideia de sustentabilidade sensacional!

Conclusão

Curtimos bastante o passeio. Conhecer a Concha Y Toro foi bem legal, mas acho que faltou uma explicação mais detalhada sobre os processos de fabricação e tal. Ainda assim, indicamos o passeio para quem curte vinho e que quer aprender um pouquinho mais sobre uma das vinícolas que exporta vinhos para o mundo todo!

Veja também como foi nosso dia visitando os principais pontos turísticos de Santiago!

Autor

Mineira, 30 anos, formada em Sistemas de Informação com Pós em Administração e Marketing. É apaixonada por viagens, principalmente aquelas que possibilitam visitar novos lugares e conhecer novas culturas. Passa horas na internet lendo relatos de outros viajantes e adora contar suas experiências nas redes sociais e no blog.